VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Torneio Lopes da Silva (Balanço)

Sempre com um intuito construtivo, pretendo fazer um balanço desta participação no torneio.

Todos os que me conhecem sabem que sou uma pessoa de bom senso.
Longe de mim vir para aqui com discursos radicais, que tudo foi mau, ou que tudo foi excepcional...

Obviamente a vida não é assim, a preto e branco... há muitos cinzentos!

Diria que, globalmente, foi muito positiva esta participação.

Mas nem tudo correu bem, na minha modesta opinião.
Senão vejamos:


- A informação não foi muito feliz. Aceito e até concordo que os treinadores não tenham que andar em conversinhas com os pais, acho isso muito bem, aliás é aquilo que defendo no clube onde o meu filho joga, o Almada. Como todos sabemos, muitos pais vivem no sonho de que os filhos venham a ser jogadores, e nessa ânsia, às vezes movem pressões que não são aceitáveis.
Ou seja, na minha opinião, treinadores devem ser preservados. Acho muito bem. Agora, tem de haver alguém que fale com os pais, e não existe, nunca existiu! Nos clubes temos os diretores da equipa, que fazem esse papel. Não é normal dizerem que os miúdos são entregues em Setúbal à tarde, e tenham de andar os pais todos a falarem uns com os outros, a tentarem imaginar qual seria a melhor hora... desculpem, mas não é normal! Devia haver um interlocutor com quem se falasse! Não existe esse interlocutor! Os miudos não são sacos de batatas que se deixem num passeio...  Tinha de haver um contacto personalizado em alguns momentos, e isso nunca existiu. A meu ver, uma falha grave da Associação.

- Já nem entro por aquelas questões, de os miudos se aleijarem e ninguém falar com os pais... enfim! Claramente, falhou a questão da informação.

- As captações. Este é o tema mais polémico, porque nunca agradará a todos. Eu, por exemplo, acho que havia outros miudos que tinham lugar naquele grupo, e outros que lá estavam não deveriam estar! Outros pais que conheço também têm opiniões diferentes. Era impossível agradar a todos. Haverá sempre opiniões diferentes, e o seleccionador tem essa responsabilidade, ele é que tem de escolher, e escolheu!   Aqui não há nada a fazer! Como diz o povo, «cada cabeça, cada sentença»...
Cada um de nós teria feito a sua selecção, e todas seriam diferentes!

- Posições. É verdade que se deu aquele episódio estranho com os miudos do Setúbal (não conheço os factos, não posso dar opinião sobre algo que não conheço)  que à última não foram escolhidos, e isso terá baralhado as contas ao seleccionador. De qualquer forma... na minha opinião havia outras soluções. O que, a meu ver, não fez sentido, foi levar 4 centrais para um torneio destes. Ou seja, houve um central a mais, que jogou pouco, e fora da posição, e fez falta um extremo ou um avançado. Se treinou sempre o Edi à esquerda, e o Edi não podia ir... eu teria ido buscar outro extremo esquerdo... e, desculpem-me insistir, reconheço, sou muito amigo dos miudos e dos seus pais, mas independentemente disso, acho que têm muito valor, teria levado o Varandas ou o Freches para extremos.  Outra posição que não sei se não terá sido um grande desperdício (nunca saberemos...) foi utilizar o Tomás a extremo e não o ter testado uma única vez a ponta de lança. Quem o conhece, sabe que o Tomás marca muitos golos. Nunca jogou no seu lugar...  e a verdade,  é que a equipa marcou poucos golos.  Nunca saberemos se teriamos marcado mais com o Tomás à frente. Os tais golos que nos poderiam ter levado ao quarto lugar (mais 3 golos e teríamos ficado à frente da Madeira).




OS ASPETOS  POSITIVOS:

Bem, são muitos.
Indubitavelmente temos ali um bom grupo. Nunca saberemos se poderiam ter ido mais longe. O projeto acabou, nunca mais se encontrarão em competição (julgo eu... )

Criaram-se elos de amizade, e foi muito enriquecedora a experiência. Ficámos, todos nós, fãs daquele grupo!


Ficámos a conhecer melhor alguns miudos do grupo, e percebemos que os nossos miudos são de facto bons jogadores. Fizemos 5 jogos e não vimos ali equipas que fossem claramente superiores à nossa. Nem sequer Santarém, que nos ganhou!

Ninguém tem dúvidas de que Chaby é um excelente treinador. Os miudos ficaram a admirá-lo, pelo que percebo, e eu, na minha modesta opinião, acho que tem muitas qualidades. Desde a forma como fala com eles, como consegue ler o jogo, etc...

Só não concordo muito com o estilo de jogo que quis sempre construir. Acho que era uma excelente forma de jogar, mas depende do adversário. Com certos adversários, deveria ter mudado o estilo de jogo. Contra Santarém, por exemplo, deviamos ter metido bolas no espaço vazio, os laterais deles eram fracos, e a bola nunca chegou aos nossos extremos! Mas isto sou eu... que não percebo nada disto... longe de mim achar que sei mais que o treinador... é apenas a minha percepção! e parecia-me que podia ter sido uma solução para chegar ao golo...

Agora,  globalmente, é obviamente um excelente treinador! Toda a equipa tecnica pareceu-me ser muito profissional!

PARABENS A TODOS!
Adorei acompanhar esta experiência!
(tenho uma má notícia para toda a comunidade da selecção,  o programa que uso para tratar imagens pifou... e com qualquer outro programa demoro dez vezes mais tempo... ou seja, não tou com muita vontade... a ver vamos... )

Sem comentários:

Enviar um comentário