VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Juvenis, o fenómeno do Nacional

Dizem-me que no C. Piedade estão a surgir mais e mais miúdos para ingressar no plantel dos juvenis.
Ligou-me um pai (que é meu amigo) a dizer que ontem mesmo foram dispensados «n» jogadores, uma vez que já havia mais de 30 miudos a treinar... e obviamente é insustentável, uma equipa precisa de um grupo de 22 ou 23 miudos. Mais que isso já começa a ser um problema.

Pegando no caso concreto, lanço o tema para reflexão:



Um miúdo quando é dispensado, é sempre um momento de tristeza... que passa pela cabeça dos miudos?
«Bem, não presto para nada...»

Agora imaginem que se trata de um caso ( e conhecemos tantos... eu felizmente livrei o meu filho dessa pressão... pode até ser criticável a minha atitude, mas eu em casa faço a pedagogia contrária: «Tens muito a aprender... continua a dedicar-te, dá o litro, porque tens tanto e tanto a corrigir»). - dizia eu um caso em que os pais dizem ao miúdo que ele é uma estrela de futebol...  imaginem o choque... «eu que sou uma estrela, fui dispensado...»



É importante que exista apoio para os miúdos neses casos. Tanto os pais com os treinadores e colegas de equipa deveriam tger alguma atenção especial a estes casos.

O facto de um miudo ser dispensado é apenas um momento de absoluta relatividade. Tem a ver com o momento, a conjuntura.

A dispensa é apenas o resultado de alguns fatores:

- No preciso momento deixou de estar entre os melhores - ou porque ingresssaram no grupo muitos jogadores de alto nível (pelo que me dizem foi o que aconteceu no Piedade - muitos miudos vão tentar a sua sorte no Campeonato Nacional.


- Pode ter deixado de estar entre os melhores porque não está em boa forma, por diversíssimas razões, desmotivou com o grupo, com a equipa tecnica, com problemas pessoais em casa, ou na escola, ou com a namorada... tanta e tanta coisa pode mandar a moral de um miudo abaixo!!!

- Como encarar este momento de uma forma saudável?

Eu não sou especialista, mas o bom senso  e a experi~encia de vida diz-me que estes momentos são precisamente momentos de crescimento. Tornamo-nos melhores quando enfrentamos bem a dura realidade.

É partir para a vida com uma postura positiva: «Se não estou entre os melhores, é porque ainda não consegui atingir um nível elevado, mas serei capaz de lá chegar, desde que me aplique, que me concentre, que leve mais a sério algumas coisas que tenho descurado»



E há tanto e tanto a corrigir. Imaginem que sinto que estou lento. Tenho que me esforçar mais nos treinos nos exercicios de rapidez. Se calhar esforçar-me para perder peso. Imaginem que sou descuidado nos passes. Aplicar-me nos treinos, grande concentração a fazer os passes de forma mais segura.

Sei lá... há tanta e tanta coisa que podemos corrigir nas nossas vidas...

Os momentos de rotura são momentos de crescimento! Devemos aproveitá-los para mostrarmos que temos valor e podemos estar entre os melhores!

Força miúdos! Nunca se deixem ir abaixo! Nunca desistam! Tudo é possível, com muito esforço, com muita vontade. E, acima de tudo, acreditar... é preciso acreditar que conseguimos ser melhores!!!


FELICIDADES A TODOS!!!!


PS: Contaram-me que entraram na equipa de juvenis do Piedade vários miudos que foram dispensados nos clubes grandes, alguns do Corroios... Ou seja, é natural. Quando aparecem vários que são melhores que eu...  é natural que eu seja dispensável... Não é grave! Há certamente outros clubes que vão querer o meu contributo!

Sem comentários:

Enviar um comentário