VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sábado, 9 de julho de 2011

Ainda o tema do futebol e da formação

O site futebolis tabém publica uma reflexão sore este estudo da Católica.




Nos últimos dez anos, a dívida dos clubes junto da banca aumentou 500 milhões de euros, mas entretanto a conjuntura mudou, face às restrições actuais no acesso ao crédito, e a realidade aconselha a uma mudança de paradigma.
No estudo “Competição fora das 4 linhas“, encomendado pela Liga de Clubes à Universidade Católica é exposta a falta de viabilidade financeira da actual I e II Ligas e a importância de as equipas B passarem a competir a nível profissional, dinamizando a prospecção e a projecção de talentos. “Tal como o país, o futebol profissional precisa de acordar para a realidade.
Os números mostram um futebol profissional com um crescimento muito superior do do próprio país, mas assente numa base de endividamento e financiamento.
O recém-criado Observatório do Futebol Profissional, nascido a partir deste estudo,  é constituído por elementos da Liga de Clubes e da Universidade Católica. Este grupo de trabalho, procurará rentabilizar ao máximo o leque de informação recolhido para ajudar os clubes a delinear as suas estratégias de gestão a diversos níveis, desde as equipas B até outros parâmetros relacionados com o âmbito da sua actividade no futebol profissional. “Será uma importante forma de conhecimento e a ela recorreremos de forma permanente e sistemática”, acrescentou Fernando Gomes (Presidente da Liga de Clubes).
Será que vai produzir resultados práticos? espero que sim. Foi preciso tanto tempo para se saber da importância da projecção de talentos.



JPF escreve.
A questão colocada é premente.
Tenho procurado exaustivamente na Internet mas não descubro estudo nenhum sobre aquele que é, a meu ver, o grande problema, e aí é que está a chave:

Porque será que paralelamente ao cada vez maior investimento dos clubes na formação (nunca em Portugal se viu tanta escola de futebol, sejam franchises dos grandes, sejam as inumeras escolas que nascem como cogumelos, seja a aposta dos centros de estágios com internato de miudos que s~ºao considerados futuros talentos) dizia eu, porque será que paralelamente a este cada vez maior investimento vamos notando cada vez menos jogadores portugueses nos clubes representados da I Liga?

Será que estaremos a perspetivar no futebol uma realidade portuguesa do mercado de trabalho que é aquela máxima: Portugueses a trabalhar fora do País são sempre os melhores, os que trabalham mais, os mais cobiçados. Mas em Portugal temos uma produtividade baixíssima...

Será que no futebol também é assim? Só somos bons se jogamos lá fora?

Será que todo esse esforço de formação visa apenas a busca de Ronaldos e Nanis, (que nascem 1 em cada 100 mil jogadores...) e tudo o resto não presta para nada?

Será que os milhares de miudos formados nos clubes aspiram apenas a jogar na Liga de Honra? Porque a I Liga está vedada a estrangeiros e a portugueses célebres à beira da reforma?

Porque será que os clubes não aprendem com a realidade? A aposta de Jesus no Coentrão rendeu 30 milhões ao Banfica, 1,5 milhões ao Rio Ave (clube de formação) ...

A verdade é que também ganham muito com Falcões, Hulks, Di MArias, etc... e por isso pouco importa se é português ou não!

Agora, este estudo põe o dedo na ferida:

O futebol viveu nos ultimos anos na base do endividamento... e agora acabou a mama.
Com os ratings de Portugal ao nivel de «lixo», com os bancos apertados, o crédito acabou...
E o futebol vai ter de se adaptar aos novos tempos.
Como diz o povo, «sem dinheiro não há palhaço»... 
Se calhar só com a crise financeira vão perceber que em Portugal também se arranjam bons jogadores e que não é preciso o ridículo que vemos todos os dias nos jornais desportivos.

Ontem lia... até dá vontade de rir, que o Benfica já tem 26 jogadores estrangeiros no plantel, e ainda pretende adquirir mais não sei quantos.... Todos os dias os jornais lançam novos nomes!
Aquilo é um festival de negócios... imaginem as comissões que rolam  nas contas bancárias desses agentes do futebol... e os sacos azuis, dinheiro que corre por fora...   isto sim, é a verdade do futebol português.

Tantos e tantos programas de futebol com inumeras teorias sobre este e aquele jogador... qual quê! Não passa de negócio!   É o dinheiro a rodar de conta para conta...

Temos o caso do Roberto...
Curiosamente, quando ainda na pré-época vi 2 ou 3 jogos do Benfica com frangps tremendos do Roberto, que disse que era impossivel o Benfica ter um guarda-reddes daqueles...
Bem, a história foi aquilo que todos sabemos.

Basta ler asnotícias do final de época... o Benfica fez recordes de época das mais fracas de sempre... há dezenas de épocas que o Benfica nã sofria tantos golos numa época... Com oguarda-redes mais caro de sempre no futebol português ... isto  é normal??? Claro que não é?
Não nos atirem areia para os olhos...

Assumam que o futebol é apenas um negócio! Não nos falem em formação... nisto e naquilo...

Os miudos que sonham fazer uma carreira futebolística têm uma solução: Enveredar por uma carreira internacional... e depois, se brilharem lá fora... talvez sejam reconhecidos em Portugal!

É normal que os grandes clubes estejam cheios de estrangeiros já nos escalões de formação?
Eu não acho normal...
Mas devo ser eu que não vejo bem o assunto!

Agora, vos digo, com toda a sinceridade! Desejo mesmo que esta crise financeira revolucione o futebol português!

Se fecharem as portas 3 u 4 clubes da I Liga... talvez alguém comece a pensar que os clubes têm de viver ao nível português...  com os recursos portugueses... com o dinheiro que existe... e não com as dívidas que crescem ano para ano...

Agora, espreitem o Estudo da Católica. Estão disponiveis slides que resumem o estudo (o documento completo não está disponível na net, pelo menos eu não encontrei)

Aqui está o link:

http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/%C3%89poca%202011-2012/Competi%C3%A7%C3%A3o%20fora%20das%204%20linhas%20-%20apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf


Vão ver inúmeras referencias à formação... a formação é sempre a receita para tudo... os novos talentos, a exportação de valores... tudo isto é muito bonito... mas e a realidade?

Onde é que estão esses milhares de jogadores formados nos clubes?

Curiosamente, um dos slides do estudo da Católica faz a balança domercado de jogadores:

Vejam o ridículo:

Fala-se na formação coo a solução para tudo... mas deitamos todos esses miudos para o lixo, e compramos quase tudo lá fora... Vejam este quadro:


Oportunidade estratégica
Segundo desafio: diversificar e facilitar novas fontes de abastecimento de
“matéria prima” (interna e externa). Formação nos escalões jovens e novos mercados, precisam-se!
Competição Fora das 4 Linhas – Reflexão Estratégica sobre o Futebol Profissional em Portugal | 26
Universidade Católica Portuguesa, 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário