VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 17 de julho de 2011

Equipas fortes são o resultado de um trabalho que vem de trás, mas que demora

Constatamos que este ano se verifica uma dinâmica de maior entrada de recursos humanos no Almada. E não falo apenas de jogadores, falo também de técnicos, falo também do interesse de pais em fazerem parte deste projecto.

E porque razão?
Porque de um dia para o outro todos descobriram que o Almada tem um bom projecto?

Obviamente que não... Não se constrói num dia uma boa reputação. É trabalho de vários anos.
Diria que agora se começam a colher os primeiros frutos... acredito que para o ano que vem a colheita será mesmo boa, e provavelmente, daqui a dois ou três anos ainda será melhor.

Se tudo correr bem, se todos trabalharem bem, se o espírito, se a filosofia, se todo o enquadramento e o tipo de pessoas que hoje são o «novo Almada» se mantiverem...

Porque todos sabemos, para se construir um projecto válido são precisos muitos anos até que esse p+rojecto seja reconhecido pela sociedade... Para cair, basta uma ou duas más decisões, e tudo vai por água abaixo...

Se bem se lembram, há uns 10 ou 12 anos, o Almada era o clube referência do concelho. Até que uma direcção peregrina teve daquelas ideias geniais, e decidiu acabar com as equipas de formação.
Foi o fim do Almada...

Quem benefeiciou na altura foram todos os outros clubes, nomeadamente o Beira-Mar, que na altura era pouco relevante no panorama da formação e teve a inteligência de aproveitar, e bem, a «burrice» dos outros.

Estes fenómenos são cíclicos. O Almada andou pelas ruas da amargura durante muitos anos,  já todos os miúdos do distrito tinham bem solidificado no seu pensamento que Almada rimava com cabazada.
E era triste.
Confesso-vos, em Escolas A, ou Infantis B, não me lembro, jogava o meu filho no Charneca, e até meteu pena o que todos vimos.

Um treinador desolado, agarrado ao telemóvel, ele gritava, gesticulava... Não conseguiu ter 7 jogadores, ganhámos por falta de comparência... tristeza dos 5 que lá estavam para jogar, mas tristeza também dos nossos, eles tinham acordado cedo era mesmo para jogar à bola... não era para vitórias de falta de comparência...


Hoje o fenómeno está a mudar. O Almada criou uma reputação, a sua formação é já vista como uma das melhores formações do distriito.

Contaram-me até que recentemente, numa acção de formação ministrada por um dos «cérebros» da formação do Benfica, há alguém que pergunta, que clube aconselharia para um miúdo, para além dos grandes Sporting e Benfica,  de acordo com todos os bons critérios de formação de que falara, o senhor catedrático terá dito: «Em Lisboa não aconselho nenhum, o Belenenses foi durante muitos anos essa referência da boa formação, hoje em dia está com muitas dificuldades, mas no distrito de Setúbal há dois clubes que fazem uma excelente formação,  desde os escalões mais baixos, o Almada e o Fabril».


Bem, quando a reputação já está ao nível dos grandes especialistas...  Já não estamos a falar de uma percepção nossa, já estamos a falar daquilo que é a avaliação que vai sendo feita a partir dos grandes clubes, muito atentos a todos os fenómenos da formação.

Eu sou um optimista e acredito que a tendência é para que a situação vá melhorando ano para ano. Este ano por exemplo, todos os dias vou sabendo de novos miúdos que vão ingressar no Almada, seja nos juvenis, seja em Iniciados, em Infantis, Escolas, ou mesmo nos pequeninos...

Não sei, ninguém tem o poder da adivinhação, e tudo depende de muitos fatores, como todos sabemos, mas não me admiraria que entre esta época e a próxima uma ou duas  equipas subissem de divisão... Será muito difícil, e exigirá muita sorte, e um exigente acompanhamento dos diferentes grupos, mas tudo se está a conjugar para que isso aconteça...

Este ano já tivémos uma equipa campeã distrital, são os miúdos nascidos em 1999.
Pelo que soube, a equipa que já era a melhor do distrito, mas não é que já foi reforçada com mais 3 ou 4 miúdos dos melhores do distrito?

Ou seja... ou alguma coisa imprevisível acontece, ou então esta equipa quando chegar a Iniciados vai empurrar tudo para cima... E é se não chega ao escalão com a equipa já em cima... ainda há dois escalões pelo meio que podem conseguir esse feito, de subir de divisão... A ver vamos!

Dos de 1999 para baixo... bem aí, é o panorama que menos conheço... mas qualquer um de vós que conheça os coordenadores da geração benfica, se querem vê-los com os olhos a brilhar e sorrisos é perguntar: «Fale-me lá dos escalões dos piqueninos»...

Aí está todo o orgulho do seu trabalho dos últimos anos.

Aqui se aplica a 100% o velhinho ditado popular, «de pequenino se torce o pepino»... 
Estes miúdos que estão a aprender com bons métodos, com boa organização, com toda a filosofia apropriada, evoluem que é uma coisa doida...

Aqui o problema vai ser outro... aliás já tem vindo a notar-se... mas a tendência é para alastrar, mas dizia eu, o problema aqui são os grandes clubes que estão interessados cada vez mais nos miudos mais pequeninos. E já andam ali a cobiçar... Já saíram alguns... e a tendência é para irem saindo mais!

Mas enquanto saírem para Sporting e Benfica... é bom sinal.  E desde que seja um ou outro por ano, desde que não seja uma sangria...
E é difícil travar a saída para um grande... (se bem que já tem acontecido... há miudos e pais que já dizem: «Não, não quero ir para o benfica, sou feliz no Almada... mais tarde posso pensar no assunto, agora interessa-me ser feliz e divertir-me com os meus amigos, e isso eu tenho no Almada».

O que é notável...



Ou seja, se me perguntarem, qual é a minha perspetiva de futuro do Almada, para os próximos dois anos, eu diria, não sendo demasiado optimista, que muito provavelmente daqui a dois anos temos, pelo menos, uma equipa no Campeonato Nacional. Não sei se serão os juvenis, se serão os Iniciados... não sei.

Se me perguntarem e daqui a 4 ou 5 anos?  Bem aí não temho qualquer dúvida. Não havendo nenhum fenómeno estranho que venha alterar o curso das coisas,  o Almada terá certamente 2 ou 3 equipas no Nacional...  Porque aí já terá na competição o resultado do trabalho feito com todos os pequeninos. E se a qualidade já é muita hoje... imaginem... daqui a 5 anos...


É que até aqui não existia o fenómeno de atracção. Os poucos miudos que entravam ano a ano... eram convites pessoais, um caso ou outro individual...
Julgo que a partir de agora vai começar a dar-se o fenómeno que acontecia no tempo em que eu joguei no Almada, em 1982 - O treino de início de época tinha alguns 30 miúdos novos... logo no primeiro dia eram mandados de volta uns 20... os outros continuavam a tentar o seu lugar!

Este era o Almada de quando este clube era uma referência distrital!
Acredito que em breve retomará o seu percurso na história... e quem sabe... até faça história!

Sem comentários:

Enviar um comentário