VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sucesso dos franchisados (Comentário)

Simões deixou um novo comentário


Boa noite. Sou leitor assíduo do seu excelente Blog, e desde já o congratulo pelo apoio e divulgação que vem prestando ao futebol jovem, do Almada e de outros clubes na nossa região (pois já extravasa o nosso concelho). Aproveito este seu meio de comunicação, e o assunto exposto neste tópico para deixar a minha opinião.
Sendo óptimo observar o renascimento do Almada, em todos os escalões, é óbvio que na área da formação, muito se deve ao trabalho das pessoas ligadas ao projecto Geração Benfica. Actualmente, nota-se o sucesso deste conceito franchisado de futebol, é engraçado ver os pais a dizer que os filhos estão no Benfica ou no Sporting estando eles no Almada ou no Leão Altivo, e agora também no Cova da Piedade, entre outros que proliferam no nosso distrito. Os métodos pedagógicos (que eu conheço) aplicados pela GB no ensinamento do conceito futebol são os correctos para a evolução das crianças, tanto na escolinha de recreação como com os atletas de competição, no entanto discordo consigo quando afirma que os resultados não são importantes, certamente não serão essenciais para a continuidade, mas serão importantes na afirmação deste projecto futebolístico, não apenas para a GB mas também para o Almada AC. Acredito que nas épocas anteriores os resultados não fossem importantes, mas actualmente, pela quantidade de atletas e a qualidade dos grupos de trabalho, existe já a pressão de ganhar, incutida pelos treinadores e até pelos próprios pais dos atletas, e acredite que até nos seus comentários, desta época, isso já está implícito, apesar de, repetidamente, ainda afirmar o contrário. Mas isto é bom, esta é a atitude para o crescimento do clube, das suas equipas e da mentalidade dos seus atletas e responsáveis.

Outro assunto ao qual fez referência por diversas vezes, prende-se com a quantidade de jogadores do escalão de iniciados que um determinado clube do concelho do Seixal tem nas suas fileiras, mas, o mesmo se passa com o Almada no que respeita ao futebol 7, Infantis e Benjamins, no entanto a gestão competitiva dos atletas é efectuada entre as várias equipas. Há dias, em conversa com um amigo meu, conhecedor da realidade dos pequenos clubes do nosso concelho e do distrito em geral, debatemos a falta de jogadores em determinados clubes e o excedente noutros, existe clubes, neste inicio de campeonatos, a adiar jogos por falta de jogadores para completar (em número mínimo) o plantel, mas no entanto, clubes com atletas excedentários nos seus planteis (incluindo o Almada) tentam aliciar miúdos (e pais) desses clubes de recursos menores. Uma coisa é certa ou os clubes com atletas excedentários emprestam jogadores quando recrutam atletas a clubes com planteis deficitários ou os campeonatos de futebol 7 e de iniciados vão acabar por ser disputados por meia dúzia de clubes com equipas A e B no mesmo escalão. Talvez seja um assunto a debater no futuro e que deverá merecer a devida atenção por parte da AF Setúbal.
Como diz o ditado, “não há fome que não dê em fartura”, mas obviamente a questão financeira sobrepõem-se à desportiva neste conceito de futebol franchisado, quanto maior for o número de atletas, maior será esse rendimento financeiro. Ainda assim, neste contexto empresarial, espera-se que haja aplicação de uma parcela das verbas no investimento e melhoria das infra-estruturas colocadas ao dispor dos atletas, nomeadamente os campos de futebol, no Almada, ambos a precisarem de tapetes relvados, talvez aqui se possa efectuar uma comparação com outro emblema franchisado, o Leão Altivo, que conseguiu melhorar a sua estrutura, relativamente à época passada, apresentando um novo campo para o futebol 7, em Vale de Milhaços (apesar de necessitar da colocação de protecções laterais a fim de evitar o embate dos atletas com as esquinas da bancada e no pavimento junto dos balneários, certamente problema este já identificado), bem como a disputa dos jogos de iniciados no sintético de Paio Pires.
Estes são novos tempos para as agremiações desportivas, no âmbito do futebol, do nosso concelho e do distrito, é necessário um bom projecto, pessoas com capacidade de o liderar, apostar na melhoria das infra-estruturas existentes e ter treinadores com formação pedagógica adequada, só assim se poderá cativar atletas e pais.
Cumprimentos.

Simões
(Charneca Caparica) 


----------------------------------------------------------------------------------------------------

JPF escreve:

Caro Simões.

Desde já, agradeço a sua atenção ao escrever aqui no blog do Almada.
E agradeço os temas que trouxe que são, de facto, muito interessantes.




Sobre a questão dos resultados, queria apenas deixar clara a minha posição, pois parece-me que não tenho deixado isso claro, pois interpretou de forma diferente:


O que eu digo, quanto aos resultados, é que não vale tudo para ganhar. Esta foi uma mensagem que me foi passada nop primeiro contacto que tive com a Escola Geração Benfica, quando ttrouxe o meu filho do Charneca (pertinho de minha casa) para o Almada (na outra ponta do concelho...)  Foi o mister Tiago quem me explicou os objectivos desta escola de futebol.



E ficou-me essa marca. Formação, dar aptidões aos miúdos, princípios de cidadania, desenvolver capacidades técnicas, mas cuidando sempre o desenvolvimento humano (no Almada não ouvirá, como já ouvi em tantos clubes,  treinadores a queixarem-se de pais que castigam os miúdos no futebol quando têm notas negativas na escola... Nesses clubes em que só uma coisa interessa, ganhar, tanto lhes faz que os miúdos estejam a destruir o seu futuro deixando de estudar, o que lhes interessa é que os miúdos que jogam bem estejam disponíveis para os jogos de domingo. Se daqui a 20 anos esses miúdos forem uns infelizes, sem qualquer formação, sem qualquer emprego, uns marginais da sociedade, esses treinadores estão-se nas tintas para isso. Só há um interesse, usá-los enquanto forem bons jogadores.





O que eu tenho dito, e repetido, e nunca me cansarei de repetir, é que os resultados não valem tudo!

Posso contar-lhe que o nosso mister no ano passado foi a reuniões de pais na escola onde um jogador estava com problemas. Está a ver onde quero chegar? São treinadores destes que eu defendo, que se preocupam com os miúdos.

Posso dizer-lhe também que ao meu filho, no ano passado, na sequência de lesões várias, foi-lhe identificada uma lesão grave na coluna, um problema genético numa vértebra, o que o leva a sofrer muitas lesões... logo que se identificou esse problema, passei dias e dias ao telefone com o mister, que acompanhou todos o processo dia - a- dia. Na altura não sabíamos se ele teria de deixar de jogar futebol. Como deve imaginar... não foi fácil lidar com o problema. E eu, a minha mulher, o meu filho, jamais nos esqueceremos de que o mister Fernando acompanhou o caso a par e passo.  De um dia para outro arranjou uma consulta no médico do Benfica...  Estas coisas não se esquecem...



E quando temos problemas destes é que pensamos na mesquinhez desses clubes que usam os miúdos como carne para canhão... que interessa se não têm aproveitamento na escola... que interessa se têm uma lesão grave... deixam de ser úteis...


Agora que deixei bem clara a minha posição quanto aos resultados, tenho que lhe explicar que obviamente percebo e tenho a mesma opinião, quanto à necessidade de estas escolas atingirem resultados.


Sim, claro, a escola Geração Benfica atrai cada vez mais miúdos, há uma pressão grande para que se obtenham resultados. E eles acabam por aparecer!

Caro Simões, se continuar a acompanhar este blog até ao final da época, vai verificar aquilo que lhe digo hoje, quando ainda estamos no início dos campeonatos.  Muitas das equipas, nomeadamente nos escalões mais baixos, escolas e infantis,  vão disputar os primeiros lugares dos seus campeonatos. E porquê? Porque foram buscar os melhores jogadores do distrito como fazem alguns clubes, como o Setúbal, o Barreirense ou o Corroios? Não, não é à custa de recrutar os melhores dos outros clubes, é à custa de muito trabalho, semana a semana... de uma equipa técnica muito profissional, com muita qualidade e muito empenho!  E os resultados acabam por aparecer!


Nunca observará uma equipa do Almada a fazer jogos a dar cacetada do princípio ao fim... como vê em tantos clubes... Ainda na semana passada, contra o Alcochetense, vimos um conjunto de miúdos que pareciam uma manada de touros lançados na arena.... aquilo foi um fartar de cacetada do principio ao fim! O árbitro fartou-se de aplicar cartões... Caro Simões, acha que estes miúdos se divertem a jogar assim?


Eu tenho muitas dúvidas... é verdade que ganharam o jogo... mas à custa de quê? Alguém tem orgulho em ter uma equipa daquelas? A mim envergonha-me...
Alguns miúdos actuavam de tal maneira que se via que tinham instruções para jogar assim «Ou passa a bola ou passa o jogador! Atiras-te às pernas deles»...   não vejo que as instruções pudessem ser outras!

Eu confesso-lhe, se o meu filho jogasse assim era eu que o tirava do futebol...



O resultado vale tudo?


Eu acho que não vale!


Mas é verdade, caro Simões, que às vezes me sinto um pouco isolado nesta minha posição... a verdade é que a esmagadora maioria das pessoas só quer é resultados... Eu nesta questão,  sinto-me orgulhosamente só...


ABRAÇOS


Senhor Simões, aproveito para o convidar a escrever aqui as suas opiniões, porque percebo que é um interessado nestas matérias de futebol infantil, e tem posiºções muito interessantes, que todos beneficiamos em partilhar delas...




Obrigadíssimo e um grande abraço!




JPF.








Anónimo deixou um novo comentário:

Apenas uma correcção, o campo da EB23 de Vale de Milhaços é da Escola e existe uma firma que ai efectuou melhoramentos e fez um protocolo com a Escola.
O espaço é alugado ao Leão Altivo e a particulares.
O Leão Altivo terá que pagar o aluguer do espaço a essa firma, que ao que se consta pertence a pessoas do Leão Altivo.
Não tem nada a ver com a realidade do Almada que é proprietário dos seus espaços, apesar dos melhoramentos que são necessários efectuar.






1 comentário:

  1. Apenas uma correcção, o campo da EB23 de Vale de Milhaços é da Escola e existe uma firma que ai efectuou melhoramentos e fez um protocolo com a Escola.
    O espaço é alugado ao Leão Altivo e a particulares.
    O Leão Altivo terá que pagar o aluguer do espaço a essa firma, que ao que se consta pertence a pessoas do Leão Altivo.
    Não tem nada a ver com a realidade do Almada que é proprietário dos seus espaços, apesar dos melhoramentos que são necessários efectuar.

    ResponderEliminar