VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sábado, 16 de outubro de 2010

Ainda a «Hora da Mudança» a suscitar muito debate (é o que eu gosto)

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "A Hora da Mudança!":

Olá,

Não pude deixar de ler o comentário do Sr. Armando e gostaria de deixar algumas palavras.
Cada projecto define-se pela valia dos que o concebem e dos que o lideram, ou seja, franchisados ou não, todos os projectos são válidos desde que existam boas ideias, e valores fortes que as solidifiquem. Concordo com o Sr. Armando, quando diz que os clubes não se actualizaram e que vivem na sombra do courato e da bifana. No entanto discordo quando diz que o franchisado tem obrigação de vencer o clube da bifana.
O futebol é muito complexo e muito simples ao mesmo tempo, muitas vezes ouvimos dizer treinadores de nomeada, que sem ovos não se fazem omeletas, e a verdade dessas palavras advém do empirismo da sua experiência. Logo, podemos ter o melhores treinadores, as melhores condições, o melhor projecto, mas se não temos talento essas vitórias obrigacionistas dos franchisados, sobre os outros, entrará nesse detalhe, não da qualidade da orientação, mas da qualidade dos intervenientes...e assim entramos noutra área, a do recrutamento, a prospecção de talentos, a procura pelo talento... ai sim, os franchisados tem a obrigação de liderar e apresentar melhores argumentos.
No entanto, o clube que ainda recruta com maior assiduidade, embora nem sempre com qualidade, na margem sul, é um clube de couratos e bifanas, que mesmo assim, ainda se pode sentar na sombra, pois nem precisam de se mexer, devido a papás embevecidos na procura de vitórias, que oferecem os seus filhos como se de mercadoria se tratassem, pensando apenas no presente, quando qualquer pessoa da formação sabe, que nesta fase se deve olhar para o futuro...
Formar vencendo, é o ideal, fundamenta um projecto, tornando-o sólido e de sucesso, mas reforço.
Pode ser o melhor projecto, ter o maior emblema a fundamentá-lo, no entanto se a qualidade dos que o lideram, e acima de tudo, se os valores desses mesmos líderes não forem fortes e vincados, todo o projecto acaba, ou dilui-se, tal como já aconteceu com alguns projectos de franchisados da margem sul…

Opiniões interessantes, e gostei bastante da intervenção do Sr. Simões, no entanto se me permite a crítica, penso que melhorar o nosso criticando os outros, será sempre o mais fácil, invistam na motivação de novos técnicos, não tenho medo de arriscar na juventude dos mesmos, façam a blindagem do seu trabalho perante pais e treinadores de bancada e organizem as equipa dentro de um processo simples e divertido, e ai todos teremos um melhor funcionamento e um melhor clube, cheio de crianças felizes e divertidas a aprender.
Boa Tarde e mais uma vez parabéns JP, pelo blog e pela “visão”…

Abraços

Mister Tiago Coelho



---------------------------------------------------



Simões deixou um novo comentário na sua mensagem "A Hora da Mudança!":

Na continuidade do assunto exposto quero referir que, “clubes com menores recursos” não é sinónimo de falta de profissionalismo ou de brio profissional, na maioria deles, com o pouco que têm oferecem aos seus atletas a possibilidade da prática de futebol e de “crescimento” pedagógico, mesmo com o terreno de jogo enlameado e instalações precárias. É importante realçar o trabalho de muitas pessoas que com a sua “carolice” tentam proporcionar uma ocupação desportiva a crianças e jovens, nomeadamente nas zonas problemáticas do nosso concelho, onde o desporto é uma escapatória à delinquência.

Infelizmente, tenho vindo a aperceber-me de uma situação que me deixa triste e que está a criar uma certa clivagem entre pais, nas bancadas, e até nos próprios atletas em campo, no seu epicentro está o estrato social de cada um, traduzido em rico ou pobre, conforme o clube seja ou não franchisado e os pais possam ou não pagar uma mensalidade mais elevada. Repetidamente, vejo o comentário, a um lance de jogo, terminar em disputa de condição social, isto preocupa-me pelas crianças e pelo direito à igualdade, não só no desporto mas na vida em geral.

Sobre a necessidade de completamento de planteis, em alguns clubes, tive conhecimento que no Vale Milhaços ainda há vagas para atletas, nos vários escalões do futebol 7, talvez seja uma boa oportunidade para quem queira jogar com alguma regularidade, ou para quem queira passar da recreação para a competição.

Simões
(Charneca da Caparica)  





------------------------------------------------






Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "A Hora da Mudança!":


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "A Hora da Mudança!":

Boa Noite, não queria deixar de dar a minha opinião, porque se fala aqui do clube do courato e do franchisado e como este ano pertenço ao primeiro com muito orgulho e ja comi umas belas bifanas (Corroios) e pertenci ao clube fransichado (Almada) tenho que concordar com o mister Armando de que o Almada tem obrigação de ganhar visto que recebe dinheiro pelos atletas, dizem que são os melhores e tem os melhores tecnicos de formação do mundo, ora obviamente que tem obrigação de ganhar enquanto que o clube da bifana como o Corroios com fracas posses porque os miudos partir dos iniciados não pagam, mas tem o mais importante para mim, organização, disciplina, não há vedetas e os tecnicos além de capazes não tem vaidade nem se gabam. E os factos são foram campeões distritais de infantis B e este ano preparam-se para ser campeões de infantis A e nos restantes escalões estão muito mais a frente que o clube francisahdo, Convém salientar que os iniciados, juvenis e juniores treinam sempre no relvado, parece-me que no Almada acontece o contrário. O que os miudos procuram são condições de treino, competencia e organização, onde todos são tratados de igual forma, não ha favoritos, e os pais dos miudos não precisam de oferecer os sues filhos,mercadoria é uma palavra pesada, pois no Corroios não é concerteza porque os pais não pagam nem recebem ao contrário no Almada pagam para jogar embora para mim nem todos pagam. Penso que existe alguma dor de cotovelo quando o Almada fala do Corroios pois o que existe neste clube é competencia, organização, disciplina e humildade, No que respeita ao meu miudo ele foi convidado por um tecnico do

corroios para ser observado e ficou, ninguem fez favor a ninguém pois mais ou menos vinte miudos não ficaram e onde estes estão no Almada não me parece. Abraços e nunca nauseas por ganhar, mas sim competir para ganhar de forma correcta.


Pai do Ricardinho
 


------------------------------------------------



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "A Hora da Mudança!":
Caro pai do Ricardinho,

Lamento se o meu comentário o afectou, não era minha intenção fazê-lo, nem o meu comentário apontava no seu sentido ou de outros que saíram este ano, nós aqui adoramos o Ricardinho, e jamais viríamos para o blog critica-lo ou até mesmo a si, não esquecemos as pessoas que trabalharam connosco e muito menos os atletas que por aqui passaram. São sempre bem-vindos e desejo-vos as maiores das sortes.
Não quis, nem estava a entrar em comparações com o clube, pois respeito essa instituição e reconheço o bom trabalho que fizeram. e repito, o meu comentário não apontava nesse sentido.
No que diz respeito ás suas críticas, nem sempre condições de trabalho vêm associadas à qualidade de trabalho... não conheço o trabalho que se faz nos outros clubes, e acredito plenamente que também possa ter qualidade, mas sinceramente não me interessa.
Quanto ao pagar, daqui a alguns anos falamos, e veremos quem estava certo.
Temos também uma missão social, que é fortemente desenvolvida por nós, albergando diversos meninos da Santa Casa da Misericórdia de Almada.
Vaidade dos treinadores, não deve ser confundida com competência e confiança.
Organização, competência e humildade, acredito plenamente que a temos, e obrigado por mais uma vez a salientar.
No que diz respeito ao ganhar, acredito que formar vencendo é o caminho, competir para ganhar é o óbvio, até os meus alunos de 3 anos quando entram numa competição, sem saberem ou racionalizarem, entram para ganhar.
Agora, a que custo???... Sob que tipo de orientação???
Preferimos formar vencedores, do que competir para ganhar.
Mas o mais importante são os amigos e as amizades, o defender de um clube, a união que se exige entre as partes, para que isso aconteça, a coesão de um grupo forte e sólido, adoro sentir isso no nosso dia a dia aqui no Almada...
Temos dezenas de meninos do Fut7 com Benfica, Sporting e Belenenses a ligarem, no entanto eles dizem, mister tenho a minha formação aqui, os meus amigos aqui e acima de tudo, sei que aprendo aqui, e sei que amanha vou ser melhor... não posso andar a saltar de clube em clube, pois assim nem aprendo, e acima de tudo, nem amizades eu faço... arrepia ouvir um miúdo de 10/11 anos dizer isto sobre aquilo que sente...
Grande abraço




--------------------------------------------------------------------------------------------



JOÃO PEDRO FONSECA escreve:


Gostava de dar a minha opinião quanto a este tema:

Clubes Franchisados VERSUS Clubes do Courato





1º.   Não vejo qualquer possibilidade de dizermos, em termos gerais, que uns são melhores que os outros. Obviamente, para qualquer pessoa minimamente inteligente, é fácil perceber que todos os projetos, sejam eles desportivos, empresariais, politicos, sociais... todos eles dependem da capacidade intelectual, da racionalidade, da capacidade de gestão, da sensibilidade dos líderes desses projetos. 
É assim hoje, como sempre foi desde o início da humanidade...
feita a ressalva, partindo aos casos concretos, vejo com facilidade que aconteça agora, que venha a acontecer no futuro, que existam projetos franchisados que tenham sucesso, projetos franchisados que fracassem. Clubes do courato com sucesso, clubes do courato com fracasso... é da vida! E nem vejo que se perca tempo a discutir isto. É tão óbvio, que nem vale a pena...


Indo ainda mais ao concreto: O Almada versus o Corroios. 

Alguém tem duvidas sobre a qualidade dos projetos, num e noutro caso? Eu acho que não! A Escola Geração Benfica pegou, há dois anos, num clube que foi referência no distrito há 20 anos, mas que vivia tempos muito maus... equipas a desistirem por falta de miúdos, etc...  Hoje basta olhar os resultados semanais (para quem só se interessa por resultados!! O que eu acho ser redutor... mas admito esse critério) das equipas do Almada. Obviamente o trabalho que está a ser feito está a dar resultados e a tendencia é para melhorar ano para ano. Se as equipas técnicas da geração Benfica são boas ou não... não me sinto capaz para avaliar, não sou um «expert», mas do que vejo ali... do que vou vendo todos os domingos, do que vi nos 8 anos para trás que acompanhei os meus dois filhos noutros clubes, não tenho dúvida nenhuma de que são do melhor que há! Se alguém tiver  opinião diferente, eu gostava que concretizassem... Porque bocas genéricas para o ar,  não nos servem de nada!


Agora vejamos o Corroios. Eu não conheço as equipas técnicas, não sei se é um clube rico ou se é clube pobre. Não sei nem quero saber. Aquilo que sei, é o que todos os pais de miúdos que acompanham estes escalões  sabem: Continua a ser, desde há uns anos atrás, uma referência no distrito na área da formação. Tendo equipas nos campeonatos nacionais, atraem muitos miúdos. Como dizia alguém,  «fama» do clube já é tanta que já está garantida uma das receitas para o sucesso:  muita matéria prima de grande qualidade. Ou seja, há muitos talentos a bater à porta do clube, sem que ninguém precise de andar à procura desses talentos.  Essa é uma marca do Corroios, um trunfo que contribui para a manutenção de boas equipas ano para ano.


Exemplo disso é o que aconteceu este ano na equipa de Iniciados «B». Deslocaram-se para aquela equipa (que já era uma boa equipa) mais uns 15 miudos que já eram referências em vários clubes. Dou só como exemplo alguns dos miúdos do Amora (dos melhores que há no distrito) o Rufio do Seixal, um que me esqueço do nome que estava no Vale Milhaços, entre outros...  e claro, também o Ricardinho e Juninho, que decidiram sair do Almada.


Isto acontece porquê? Será que os pais desses miúdos acham que no Corroios é que existem as melhores condições de treino, os melhores treinadores, a melhor formação?   Eu acho que não! Eu acho que o fator de atracção é só um: No Corroios estão os melhores... eu quero fazer parte desse grupo dos melhores! 


É normal. É muito natural e nem sequer pode ser criticado. É mesmo assim a vida. Eu quero que o meu filho vá para a melhor Universidade, é a mesma coisa! Quero que ele tenha sucesso, e se acho que ele vai ter mais sucesso no Corroios levo-o para lá! É normal!

Não há volta a dar. Quem criticar um miúdo, um pai, que se mude para o Corroios, estará a mostrar o que o povo chama «dor de cotovelo». É normal!

Quem não goste, seja porque razões forem, do Corroios, tem de reconhecer. É ali que está um dos maiores viveiros de talentos do distrito!  Pode ser que um dia isso seja diferente. Mas hoje é esta a realidade!


Agora o Corroios não é o Benfica. Não é o Sporting. Não é o Belenenses. Também já ouvi muitos pais comentarem: «Não percebo, porque levam os filhos para o Corroios? Parece que aquilo é um clube fora de série... é um clube como o nosso, com a diferença que tem equipas no Nacional... Mas se calhar os nossos aqui também lá chegam! Ainda se fosse para o Benfica, ou o Sporting»


E é só porque há muitos pais a pensar assim é que ainda continuam a existir muitas equipas competitivas nestes concelhos (Almada e Seixal) .  Porque nem toda a gente acha que o mais importante é que os seus filhos estejam nas competições mais elevadas. A maioria dos pais valorizam que os miúdos se sintam bem no grupo, que gostem de lá estar, que joguem, que aprendam.


Sei, por exemplo, que um grupo grande de miúdos que se mudou do Amora para o Corroios  terá tido razões relacionadas com o bem -estar dos miúdos no clube de azul. Havia descontentamento, e quando isso acontece... há que procurar a felicidade! Acho muito bem...


O Amora, que treina e joga na terra tem sempre boas equipas. O Beira Mar que só tem um sintético, tem sempre excelentes equipas. O Seixal, que treina e joga na terra tem sempre boas equipas. O Pescadores, com um sintético horrível, costumava ter sempre boas equipas.  O Piedade, com excelente estádio, tem sempre boas equipas.


Se o Corroios fosse de facto o clube referência,  que «sugasse» todos os bons jogadores das equipas à volta,  por ter instalações formidáveis, por ter as melhores equipas tecnicas, por ter os melhores resultados,  por ser um «grande» do futebol.... acham que  não estavam lá alguns bons jogadores que conhecemos do Piedade, do Costa, do Almada (sim, convém frisar... sairam dois jogadores do Almada para o Corroios, mas alguém tem dúvidas de que ficaram no Almada pelo menos uns 7 ou 8 tão bons ou melhores???) do Trafaria, etc etc???


Por falar no fenómeno de atracção que acontece no Corroios,


Recordo o que aconteceu  há 2 anos, quando o meu filho abandonou o Charneca:


Chegámos ao fim da época... tinhamos uma boa equipa, julgo que ficámos em 3º lugar e o que é que eu vejo?


Uns 5 ou 6 jogadores da equipa do Mário estavam a treinar no Corroios a ver se lá ficavam... inclusivamente dois miúdos que eram filhos dos treinadores do Charneca!!???!!!   Incrivel não é?
Fiquei a olhar para o Mário. Que raio? Querem todos ir embora do Charneca, e és tu que ficas ali como mobília da casa?


Ainda levei o Mário a treinar ao Corroios. Foi só a um treino. Mas aconteceram duas coisas. Primeiro, o miúdo esteve lá... ninguém falou com ele, ninguém veio falar comigo... não gostei! Os miúdos não são gado... sejam bons, sejam assim-assim, sejam fracos... alguém deve ir ter com eles e dizer alguma coisa. «Olha, queres continuar a treinar aqui? Queres experimentar outro clube? Qualquer coisa... mas nada! Nem uma palavra!


Mesmo assim estava disposto a ir lá no treino seguinte, mas foi o Mário que disse que não queria, treinavam muito tarde. Começavam às 20:00, acabava pelas 22:00 e ele tinha aulas de manhã... e na altura tinha 11 anos...  ficou com muito medo. Disse-me logo que não queria!


Foi então que vi um stand da Escola Geração Benfica no Fórum e falei com o mister Tiago, que lá estava. Gostei muito deste primeiro contacto. Voltou a ligar-me várias vezes. Acabei por levar o Mário para o Almada. Hoje estou à vontade para dizer que foi a melhor coisa que fiz.


O Mário era um miúdo com pouca auto-confiança. Entrava em campo sempre muito nervoso. Ficava muito tenso. Hoje é um miúdo confiante, tranquilo, tem consciência do seu valor... joga contra equipa fraca, contra equipa forte, contra equipas mais velhas, vai para o campo sempre com a mesma atitude,  consciente das suas capacidades.


Um dia destes dizia-me: «Ó pai, se tivesse ficado no Charneca... ainda estava na mesma. Só sabia cortar bolas, mais nada (na altura era defesa central)».


Ou seja, o que quero dizer é que todos os miúdos podem ser felizes nos clubes franchizados assim como nos clubes do Courato! Há espaço para todos serem felizes...  E não vejo razões para rivalidades.



PAGAMENTOS NOS CLUBES FRANCHISADOS




Quanto aos pagamentos, parece-me que está tudo muito claro: Há projetos que cobram prestações mais altas, e justificam esses pagamentos com a necessidade de manter a qualidade do projeto. Os tecnicos se são bons devem ser pagos,todas as preocupações quanto aos métodos de treino justificam equipamentos, etc...  


Há outros clubes que não cobram aos miúdos, nem pagam a treinadores (ou pagam uma miséria) e tudo aquilo funciona à custa de muita carolice. É verdade que muitas vezes esses «carolas» que trabalham de borla, trabalham por amor à camisola, têm muita qualidade e conseguem grandes feitos! É normal que aconteça!
Mas também, há, e todos vocês conhecem casos, como eu conheço, em que as pessoas se fartam daquilo... e as equipas chegam a ter 3 treinadores diferentes ao longo da época... Muitas vezes como vi no Charneca, um diretor virar-se para o pai de um miúdo:  «oiça, você jogou à bola, não quer ficar a treinar uma equipa? Veja lá... precisamos mesmo»




Quer dizer... é difícil assim!


Depois há outra coisa que eu não percebo! Há tantos e tantos pais que pagam 70 euros/Mês no Aquafitness ou noutros ginásios para irem lá fazer uma ginástica, pagam 50 euros para ter um filho na natação, 40 euros para uma aula por semana a aprender música,  e acham isso normalíssimo... Agora pagar a um clube para ter lá o miúdo a aprender já não querem!...  isto faz algum sentido?


Será porque acham que os seus filhos são umas estrelas, e que ao estarem naquele clube, devia até ser o clube a pagar-lhe para o ter lá???   Ridículo não é?



Eu pago no Almada e digo-vos que acho que é um dinheiro bem gasto!



Este ano que vamos ter uma vida muito difícil, vamos todos ter de começar a perceber onde vamos cortar... porque o dinheiro não vai chegar para aquilo que gastávamos... (O Orçamento do Estado que conhecemos hoje, é uma enciclopédia de cortes no nosso bolso...)  eu já andei a pensar, e acho que o dinheiro para o Almada é dos que não posso cortar... Porque acho importante ter o meu filho naquela escola de formação!


Mas isto sou eu...



ABRAÇOS E FELICIDADES







CRÍTICA/SUGESTÂO AO MISTER TIAGO




O mister Tiago diz, e eu acho que tem razão, que os clubes franchisados têm a obrigação de liderar na prospecção, na busca de talentos. Eu não sei se os treinadores da Geração Benfica se viraram todos, este ano,  para os Juvenis, para os Infantis, para os Escolas... não sei e não faço a mais pequena ideia.

O que eu sei é que no final da época passada nos disseram que iam inscrever duas equipas de Iniciados este ano, e que era preciso encontrar mais miúdos (tinhamos cerca de 25 miúdos e eram preciso uns 40 para termos dois bons planteis) .

Eu desde que ouvi essa informação, falei com imensos pais, fui falando com amigos, tentei aliciar miúdos para o Almada, mas não vi ninguém muito esforçado nesse capítulo. A verdade é que apareceram muito poucos miúdos. E miudos muito talentosos, pouquíssimos...  


Eu acho, posso estar errado, que a Escola Geração Benfica deve assumir esta falha este ano.
Bem sei que no ano passado foi um sucesso, entraram muitos e bons jogadores nascidos em 1997, mas este ano... pouquíssimos...


E parece-me que há uma razão óbvia. No ano passado fizeram aquele torneio Ruben Amorim... onde os miúdos convidam amigos, que trazem mais amigos...

Este ano não houve torneio...  e não vi ninguém esforçar-se por cativar outros miúdos. 


PARA O ANO SERÁ MELHOR!

FELICIDADES





_--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Amigo deixou um novo comentário na sua mensagem "Ainda a «Hora da Mudança» a suscitar muito debate ...":

Li os textos várias vezes do Mister Tiago e não consigo entender qual é a sua opinião.

Diz no seu primeiro texto:
“O futebol é muito complexo e muito simples ao mesmo tempo, muitas vezes ouvimos dizer treinadores de nomeada, que sem ovos não se fazem omeletas, e a verdade dessas palavras advém do empirismo da sua experiência. Logo, podemos ter o melhores treinadores, as melhores condições, o melhor projecto, mas se não temos talento essas vitórias obrigacionistas dos franchisados, sobre os outros, entrará nesse detalhe, não da qualidade da orientação, mas da qualidade dos intervenientes...e assim entramos noutra área, a do recrutamento, a prospecção de talentos, a procura pelo talento... ai sim, os franchisados tem a obrigação de liderar e apresentar melhores argumentos.”

Logo depois numa resposta que entendo que seja da mesma pessoa, pois não está assinada, reparo neste brilhante discurso:
” Temos dezenas de meninos do Fut7 com Benfica, Sporting e Belenenses a ligarem, no entanto eles dizem, mister tenho a minha formação aqui, os meus amigos aqui e acima de tudo, sei que aprendo aqui, e sei que amanha vou ser melhor... não posso andar a saltar de clube em clube, pois assim nem aprendo, e acima de tudo, nem amizades eu faço... arrepia ouvir um miúdo de 10/11 anos dizer isto sobre aquilo que sente...”
Não consigo entender, então primeiro dá a entender que não tem matéria-prima e talentos, depois afirma, que só no Fut7 tem dezenas, bem das duas três ou o Benfica, Sporting e Belenenses não sabem o que é talento, ou os treinadores que têm não aproveitam esse talento, pois qualquer clube que tenha dezenas de atletas, no Fut7, que interessem a esses clubes deveria obrigatoriamente de estar no topo em todas as classificações. Bem a menos que os outros clubes tenham centenas de atletas de que possam interessar ao Real Madrid ou Barcelona.
Depois tem esta afirmação que eu considero de uma deselegância para quem lida com crianças: “No entanto, o clube que ainda recruta com maior assiduidade, embora nem sempre com qualidade, na margem sul, é um clube de couratos e bifanas, que mesmo assim, ainda se pode sentar na sombra, pois nem precisam de se mexer, devido a papás embevecidos na procura de vitórias, que oferecem os seus filhos como se de mercadoria se tratassem, pensando apenas no presente, quando qualquer pessoa da formação sabe, que nesta fase se deve olhar para o futuro...” Em resposta, mais tarde, tem esta pérola: “Não quis, nem estava a entrar em comparações com o clube, pois respeito essa instituição e reconheço o bom trabalho que fizeram. e repito, o meu comentário não apontava nesse sentido.” Então o que fez não foi uma comparação? Respeita umas instituições e não respeita outras, respeita uns pais e não respeita outros? Não apontava nesses sentido, então apontava para onde?

Estranho, muito estranho mas já nada me surpreende, ou será que estou enganado, não recrutaram atletas quando iniciaram o vosso trabalho aqui no Almada AC? E qual é o mal? Sim, os que saíram do Charneca, do Piedade, do Beira-Mar não foi para irem para um clube onde ambicionavam melhores condições? Então esses já não há problema em mudarem de clube, de deixarem outros amigos para trás, esses já não são vistos como a tal “mercadoria”????
“Organização, competência e humildade, acredito plenamente que a temos (…)” - Bem não quero aqui em local público por a “nú” várias situações, mas pense bem só nesta palavra – organização – e depois repense um pouco alguns treinos onde os Iniciados partilhavam o campo com os seniores.

Deixo-lhe apenas uma citação:
"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio."
(Mahatma Gandhi)




---------------------------------------------------------------------------




Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Ainda a «Hora da Mudança» a suscitar muito debate ...":
Caro Amigo,

Lamento se o que escrevi foi demasiado complicado, assim, para explicar e para finalizar os meus comentários referentes a este assunto, passo a escrever.

Quando falei na matéria-prima e da não obrigação de ganhar dos franchisados, não me estava a referir ao caso específico do Almada, mas sim a generalizar no que diz respeito aos franchisados, defendendo casos com as escolas GBenfica e Academias Sporting.
As naturezas dos meus comentários estendem-se muito além daquilo que se passa no distrito de Setúbal, pois os projectos de franchisados, são nacionais.
A deselegância dos meus comentários desenvolvem-se na incompreensão das diversas interpretações.
Da mesma forma que não ousa divulgar a sua identidade, também não divulgo o sentido dos meus comentários, mas para o descansar, apenas posso dizer que todos falam do Ginásio de Corroios, quando eu nunca referi o nome da instituição.
Respeito as instituições que se dão ao respeito, tal como as pessoas...E mais uma vez, reforço, eu respeito e muito o Ginásio.
Para finalizar, nós recrutamos e cada vez seremos mais ambiciosos nesse sentido, e certamente seremos ainda mais fortes no futuro. Não critiquei os miúdos, mas sim os pais que estimulam isso junto dos filhos, sem por vezes os consultarem... e mais uma vez, aqui, generalizei…
Admitimos os casos isolados de suposta desorganização, mas admita também, que instituição não os tem...

Espero ter sido claro, se não fui, mais uma vez lamento, mas o meu português mentecapto, assim o obriga.

Caro JP,

Efectivamente não se recrutou tanto nos iniciados, mas com tempo, podemos falar pessoalmente sobre assunto.

Cumprimentos,

TC

---------------------------------------------------------------






4 comentários:

  1. Li os textos várias vezes do Mister Tiago e não consigo entender qual é a sua opinião.

    Diz no seu primeiro texto:
    “O futebol é muito complexo e muito simples ao mesmo tempo, muitas vezes ouvimos dizer treinadores de nomeada, que sem ovos não se fazem omeletas, e a verdade dessas palavras advém do empirismo da sua experiência. Logo, podemos ter o melhores treinadores, as melhores condições, o melhor projecto, mas se não temos talento essas vitórias obrigacionistas dos franchisados, sobre os outros, entrará nesse detalhe, não da qualidade da orientação, mas da qualidade dos intervenientes...e assim entramos noutra área, a do recrutamento, a prospecção de talentos, a procura pelo talento... ai sim, os franchisados tem a obrigação de liderar e apresentar melhores argumentos.”

    Logo depois numa resposta que entendo que seja da mesma pessoa, pois não está assinada, reparo neste brilhante discurso:
    ” Temos dezenas de meninos do Fut7 com Benfica, Sporting e Belenenses a ligarem, no entanto eles dizem, mister tenho a minha formação aqui, os meus amigos aqui e acima de tudo, sei que aprendo aqui, e sei que amanha vou ser melhor... não posso andar a saltar de clube em clube, pois assim nem aprendo, e acima de tudo, nem amizades eu faço... arrepia ouvir um miúdo de 10/11 anos dizer isto sobre aquilo que sente...”
    Não consigo entender, então primeiro dá a entender que não tem matéria-prima e talentos, depois afirma, que só no Fut7 tem dezenas, bem das duas três ou o Benfica, Sporting e Belenenses não sabem o que é talento, ou os treinadores que têm não aproveitam esse talento, pois qualquer clube que tenha dezenas de atletas, no Fut7, que interessem a esses clubes deveria obrigatoriamente de estar no topo em todas as classificações. Bem a menos que os outros clubes tenham centenas de atletas de que possam interessar ao Real Madrid ou Barcelona.
    Depois tem esta afirmação que eu considero de uma deselegância para quem lida com crianças: “No entanto, o clube que ainda recruta com maior assiduidade, embora nem sempre com qualidade, na margem sul, é um clube de couratos e bifanas, que mesmo assim, ainda se pode sentar na sombra, pois nem precisam de se mexer, devido a papás embevecidos na procura de vitórias, que oferecem os seus filhos como se de mercadoria se tratassem, pensando apenas no presente, quando qualquer pessoa da formação sabe, que nesta fase se deve olhar para o futuro...” Em resposta, mais tarde, tem esta pérola: “Não quis, nem estava a entrar em comparações com o clube, pois respeito essa instituição e reconheço o bom trabalho que fizeram. e repito, o meu comentário não apontava nesse sentido.” Então o que fez não foi uma comparação? Respeita umas instituições e não respeita outras, respeita uns pais e não respeita outros? Não apontava nesses sentido, então apontava para onde?

    Estranho, muito estranho mas já nada me surpreende, ou será que estou enganado, não recrutaram atletas quando iniciaram o vosso trabalho aqui no Almada AC? E qual é o mal? Sim, os que saíram do Charneca, do Piedade, do Beira-Mar não foi para irem para um clube onde ambicionavam melhores condições? Então esses já não há problema em mudarem de clube, de deixarem outros amigos para trás, esses já não são vistos como a tal “mercadoria”????
    “Organização, competência e humildade, acredito plenamente que a temos (…)” - Bem não quero aqui em local público por a “nú” várias situações, mas pense bem só nesta palavra – organização – e depois repense um pouco alguns treinos onde os Iniciados partilhavam o campo com os seniores.

    Deixo-lhe apenas uma citação:
    "O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio."
    (Mahatma Gandhi)

    ResponderEliminar
  2. Já ninguém se chama amigo. You sir, are a douchebag

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo,

    Lamento se o que escrevi foi demasiado complicado, assim, para explicar e para finalizar os meus comentários referentes a este assunto, passo a escrever.

    Quando falei na matéria-prima e da não obrigação de ganhar dos franchisados, não me estava a referir ao caso específico do Almada, mas sim a generalizar no que diz respeito aos franchisados, defendendo casos com as escolas GBenfica e Academias Sporting.
    As naturezas dos meus comentários estendem-se muito além daquilo que se passa no distrito de Setúbal, pois os projectos de franchisados, são nacionais.
    A deselegância dos meus comentários desenvolvem-se na incompreensão das diversas interpretações.
    Da mesma forma que não ousa divulgar a sua identidade, também não divulgo o sentido dos meus comentários, mas para o descansar, apenas posso dizer que todos falam do Ginásio de Corroios, quando eu nunca referi o nome da instituição.
    Respeito as instituições que se dão ao respeito, tal como as pessoas...E mais uma vez, reforço, eu respeito e muito o Ginásio.
    Para finalizar, nós recrutamos e cada vez seremos mais ambiciosos nesse sentido, e certamente seremos ainda mais fortes no futuro. Não critiquei os miúdos, mas sim os pais que estimulam isso junto dos filhos, sem por vezes os consultarem... e mais uma vez, aqui, generalizei…
    Admitimos os casos isolados de suposta desorganização, mas admita também, que instituição não os tem...

    Espero ter sido claro, se não fui, mais uma vez lamento, mas o meu português mentecapto, assim o obriga.

    Caro JP,

    Efectivamente não se recrutou tanto nos iniciados, mas com tempo, podemos falar pessoalmente sobre assunto.

    Cumprimentos,

    TC

    ResponderEliminar
  4. "Anónimo disse...

    Já ninguém se chama amigo. You sir, are a douchebag "

    Tristes daqueles que utilizam o insulto como arma, em vez da eloquência das suas palavras.

    ResponderEliminar