Muita gente a ver!
A zona do bar muito animada... finalmente temos um bar com ampla oferta, com simpatia, várias pessoas a atender... uma maravilha!!!
O Vasco da Gama chegou de equipamento branco e amarelo. O Almada teve que usar o equipamento número dois, Azul!
EQUIPA:
Ruben (Dida)
Ilídio
Tiago Silva
Santana (1.º ano)
Iuri (direita) 1.º ano
Luís
Leo 1.º ano
Gonçalo 1.º ano
Paulinho
Varandas 1.º ano
João Neves
BANCO
Diogo
Miguel
Beto
Galego
Rui
Tiago Pereira
Mário (1.º ano)
GOLOS:
Galego - 3
João Neves - 2
Tiago Silva - 1 (penalti)
Santana - 1
Luís - 1
SUBSTITUIÇÕES:
Ao intervalo:
Saiu Ilídio entrou Tiago Pereira
Saiu Leo entrou Beto
2ª parte:
Perto dos 10 minutos Saiu Varandas entrou o Rui
Perto dos 20 minutos Saiu o J. Neves entrou o Galego
Perto dos 25 minutos saiu Luís entrou Mário
ARBITRAGEM:
Uma primeira parte que me pareceu muito boa. Sem grandes casos. A conversar com os jogadores em situações em que havia ali uma discussões entre jogadores.
Na 2ª parte estragou tudo. Começou a marcar coisas inexplicáveis! Como é que o Galego leva a bola à linha, faz um centro ao 2.º poste, o Santana faz golo de cabeça, e marca fora-de-jogo? Como é fora de jogo se o Galego centra praticamente a 1 metro da linha de fundo??? UM erro clamoroso!
Depois, começou a marcar umas faltas ao contrário... Mas isso acontece! Nem sempre se vê bem a jogada.
Grave, grave, é quando um jogador do Vasco da Gama dá um pontapé no Beto quando o jogo está parado... e o homem não faz nada... era caso para cartão vermelho!!!
Há também uma jogada feíssima, julgo que sobre o Gonçalo... já passou a bola e o jogador vem lançado em carrinho e com os pitons virados para a perna do jogador... é ceifado. O Árbitro estava ali mesmo ao lado... marca amarelo! Era, sem dúvida, caso para vermelho! Jogo muito, muito feio!!! Para além de que o Gonçalo entrava sozinho no meio ca,po adversário com grande perigo!
E houve mais... o Galego é rasteirado na área... marca bola no solo???? Porque, diziam na bancada, que terá mandado parar o jogo porque havia um miúdo deles deitado no chão???? Ridículo!
Depois, não se mexia. Estes senhores se querem ser árbitros têm que fazer preparação física. Têm de se mexer. O senhor passeava-se no campo... lentíssimo... apitava muitos segundos depois de as jogadas terem acontecido! Muito fraco!
Numa escala de 0 a 20, na primeira parte dava-lhe 15... na 2ª parte dava-lhe negativa, um 9... Pelo jogo todo... talvez um 12! Uma arbitragem com alguns erros clamorosos, mas sem aquilo que eu abomino, a arbitragem tendenciosa que ajuda sempre a mesma equipa. Não vi esse tipo de arbitragem... Calhou os erros terem todos calhado contra o Almada... porque o Almada teve praticamente 70% do tempo a bola nos pés...
EQUIPA DO VASCO DA GAMA:
Uma equipa com jogadores interessantes, mas globalmente uma equipa fraca. Com zonas de campo muito frágeis.
Tem um número 10 fabuloso, com uns pézinhos fora do normal, só que joga sozinho. Faz belíssimos passes, boas recuperações de bola, mas depois o jogo não tinha seguimento.
O Sector recuado é muito forte fisicamente. São todos jogadores altos, fortes. Só que... não quero ser indelicado para os miúdos... como hei-de dizer. São jogadores grandes, duros, mas tamvez com um bocadinho de peso a mais... O que é que isto suscita? Simples, na 2ª parte estavam de rastos... já não conseguiam fazer uma corrida, então recuaram mais. O Almada ganhou muito mais espaço. A bola na 2ª parte praticamente não saiu do meio campo do Vasco da Gama.
Ou seja, na minha modesta opinião, uma equipa semelhante ao Galitos. Com 2 ou 3 jogadores muito interessantes, uma defesa forte, mas que aguenta mal as duas partes, e globalmente uma equipa desequilibrada. Depois, tinha outro problema. Pouco banco. Julgo que eram só 3...
EQUIPA DO ALMADA:
Se olharmos para este jogo como mais um passo, na sequência de 3 jogos feitos, quase dois meses de treinos, diria que houve uma clara evolução.
É verdade que o adversário ajudou. Não era uma equipa forte, permitiu-nos jogar mais o tipo de jogo que aprendemos a fazer. Bola no chão. Abrir às linhas, centros para área.
Hoje isso funcionou!
Houve bons passes para o espaço vazio, houve excelentes jogadas à linha.
Gostei muito de ver os miúdos jogar. Globalmente, foi um jogo muito bom!
Os miúdos copmeçam a perceber melhor a dimensão do campo, a abrir mais, a trocar melhor a bola:
DEFICIÊNCIAS
Tal como na semana passada no Barreiro, hoje mais uma vez sofremos um golo absurdo. Como é que a bola passa ali no meio dos centrais... muito lentos... atrapalham-se, «vais tu, ou vou eu?» e depois não vai nenhum... vai ter de haver mais coordenação ali na defesa.
Mas não foi só a jogada do golo. Houve mais duas ou três jogadas destas.
Muita indecisão... lentidão a tirar a bola ali do perigo...
A defesa não pode estar à espera que os adversários estejam em cima deles. Tem de haver mais rapidez...
Depois continua a acontecer uma coisa que, a meu ver, não pode acontecer: Aqueles balões, não se pode deixar a bola bater no chão e passar por cima do defesa... é preciso mais rapidez a ir à bola!
Houve momentos de passes muito maus. A tentarem despachar, a acertar mal na bola... parecia um jogo de solteiros e casados... acontece... às vezes sai mal. Mas aconteceu vezes a mais. Felizmente hoje o adversário era fraco. Contra uma equipa forte... estas autênticas «fífias» podiam decidir o jogo... Julgo que é falta de concentração!
Na 2ª parte, o adversário estava de rastos, nós carregávamos a bola muito para a área adversária, criámos excelentes situações, mas houve algum egoísmo. Já estavam naquela ganância: «Também quero marcar um golo»... e isso é mau! Quando se está a jogar bem, a trocar bem a bola, porque não levar a jogada até ao fim, sempre na lógica de meter a bola no jogador melhor colocado?
Marcámos vários golos de jogadas excelentes, centros para a área... mas se tivesse havido mais cabeça fria na área, poderiamos ter marcado mais uns 4 ou 5 golos.
Acho que é nestes pormenores que se nota a diferença entre uma equipa boa, e uma equipa «muito boa». Uma equipa excelente não tinha desperdiçado tantas bolas na área... Ainda temos margem de progresso nesta equipa!
Se bem que, temos de o assinalar, estamos muito, mas muito melhor que no início da época.!
Basta ver que esta equipa é equiparada ao Galitos, e nesse jogo praticamente só criámos ocasiões de golo na 2ª parte... Hoje, ao intervalo já ganhávamos 4 - 1!
DESTAQUES:
Houve jogadores que se evidenciaram:
Em 1º LUGAR., o GONÇALO. Claramente o melhor jogador em campo. Como já se tinha notado no Barreiro, o Gonçalo dá outra consistência ao meio campo. É muito esforçado, a recuperar bolas, a empurrar a equipa para a frente! Esteve hoje em grande evidência! O melhor jogador em campo, a meu ver (de assinalar que é jogador de 1.º ano) Tem de ter cuidado com as entradas, por causa dos cartões amarelos...
O TIAGO SILVA o Tiago não é nenhuma surpresa. Faz sempre jogos excelentes. Mas hoje esteve fantástico. Não apenas defensivamente, muito rápido, eficaz a afastar o perigo, mas também a meter a bola jogável à frente. Tirando as bolas de indecisão com o Santana, fez um jogo de encher o olho. E voltou a marcar bem um penalti!
O GALEGO apesar de só ter entrado a meio da 2ª parte, fez um grande jogo, curiosamente não como médio, mas mais como avançado. Eu bem ouvia o «mister» a gritar: «Galego, não és tu o avançado, é o Gonçalo, tu és médio»... Mas a verdade é que a equipa estava a subir muito, o adversário já não tinha força anímica, e o Galego foi inteligente a perceber que subindo no terreno poderia aproveitar oportunidades. Com a entrada do Mário, a fazer uma excelente parceria com o Beto, que empurraram ainda mais a equipa para a frente... o Galego tornou-se num 2.º avançado, e foi um goleador: Marcou 3 excelentes golos. Julgo que os tenho todos fotografados... Não é que me surpreenda. Conheço o Galego do tempo dos Infantis, raramente falhava o golo quando está de frente para o guarda-redes. Hoje foi um «matador», praticamente concretizou todas as oportunidades que teve! Um JOGÃO!!!
VARANDAS E IURI foram excelentes alas. A equipa desta vez jogou mais para as linhas, e ambos concretizaram aquilo que todos nós sabemos que são os seus trunfos: Com a bola nos pés conseguem subir à linha com grande facilidade. São muito rápidos e de finta curta... ou sofrem falta ou sobem no terreno! Excelente jogo para os dois.
BETO só entrou na 2ª parte mas fez-se logo notar. Está a subir de forma, muito lutador e inteligente, fez um jogão. Mesmo assim, ainda não é o Beto que conheço... ainda vão ver melhor... esperem para ver... Quando estiver mais auto-confiante, vão ver este miúdo a rematar à baliza do meio da rua...
VARANDAS E IURI foram excelentes alas. A equipa desta vez jogou mais para as linhas, e ambos concretizaram aquilo que todos nós sabemos que são os seus trunfos: Com a bola nos pés conseguem subir à linha com grande facilidade. São muito rápidos e de finta curta... ou sofrem falta ou sobem no terreno! Excelente jogo para os dois.
BETO só entrou na 2ª parte mas fez-se logo notar. Está a subir de forma, muito lutador e inteligente, fez um jogão. Mesmo assim, ainda não é o Beto que conheço... ainda vão ver melhor... esperem para ver... Quando estiver mais auto-confiante, vão ver este miúdo a rematar à baliza do meio da rua...
RUBEN, depois de uma sequência de jogos com falhas infelizes, finalmente a fazer um grande jogo. Na 2ª parte praticamente não tocou na bola. Mas na 1ª ainda teve que sair-se a bolas perigosas. E com grande segurança. Um grande jogo!
JOÃO NEVES estreou-se nos golos. Hoje já não foi vítima, como nos anteriores jogos, de estar muito sozinho e sem receber bolas dos colegas. Hoje recebeu muitos bons passes e conseguiu criar boas oportunidades. Fez dois golos, mas teve pelo menos mais umas 3 ou 4 boas oportunidades. Não teve sorte nos confrontos com o guarda-redes, que levou a melhor! Mas fez um excelente jogo! Como saiu na parte do jogo em que a bola esteve mais tempo dentro da área (no final) e esteve em campo nos minutos em que a equipa de Sines estava melhor a defender, teve a tarefa mais dificultada.
JOÃO NEVES estreou-se nos golos. Hoje já não foi vítima, como nos anteriores jogos, de estar muito sozinho e sem receber bolas dos colegas. Hoje recebeu muitos bons passes e conseguiu criar boas oportunidades. Fez dois golos, mas teve pelo menos mais umas 3 ou 4 boas oportunidades. Não teve sorte nos confrontos com o guarda-redes, que levou a melhor! Mas fez um excelente jogo! Como saiu na parte do jogo em que a bola esteve mais tempo dentro da área (no final) e esteve em campo nos minutos em que a equipa de Sines estava melhor a defender, teve a tarefa mais dificultada.
LUÌS não entrou muito bem no jogo, os passes saíam-lhe mal, esteve alguns momentos menos bons, mas no decorrer do jogo foi melhorando e acabou por fazer globalmente um excelente jogo. Muito rápido na antecipação, concentrado e sempre a jogar para a equipa!
NOTAS FINAIS:
Globalmente a equipa jogou muito bem, está a evoluir em termos de automatismos, e aproveitamento do espaço. Continuam a ocorrer algumas falhas defensivas, alguma precipitação quando é para despachar a bola, melhorou muito dentro da área, hoje vimos muitos centros para a área, e estão já muito diferentes em termos de atitude, já não se amedrontam com o contacto físico como acontecia no início da época.
A equipa técnica tem explorado soluções variadas, o que me parece muito interessante (hoje por exemplo gostei muito de ver o Iuri mais à frente (à frente do Rui) explorando a sua rapidez, gostei muito de ver o Gonçalo e o Galego em cima dos defesas, a colocarem muita pressão na equipa adversária.Uma solução interessante... O Galego tem instinto de baliza! O Gonçalo é muito lutador, dá muito trabalho aos defesas...
Ou seja, agora começa a perceber-se melhor que temos um plantel muito versátil!
Com variadíssimas soluções!
Hoje, por exemplo, trocámos todo o meio campo. Trocámos dois laterais. Trocámos avançados.
Julgo não estar a exagerar se disser que temos garantias de ter sempre um 11 muito equilibrado, sem grande diferença de desempenho quando metemos em jogo jogadores suplentes. O jogo de hoje foi prova disso!
Com a possibilidade de se fazer alterações adaptadas ao tipo de adversário!
NOTA FINAL: Ficaram por entrar apenas 2 jogadores, Miguel e Diogo. Para que entrassem todos era preciso que tivesse substituído 4 até ao intervalo... e na verdade, o jogo estava 4-1 ao intervalo, mas na altura ainda não era claro que o jogo estava resolvido. Tenho a certeza que se o mister soubesse que na 2ª parte a equipa do Vasco da Gama ia tanto abaixo, e praticamente não saía do seu meio campo... teria substituído todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário