VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jogo: Barcelona - 5 R. Madrid - 0 (Um manual do que é futebol)

Este jogo devia ser visto por todos os miúdos que gostam de futebol.

Ver aquele Barcelona a jogar é, para mim, um autêntico manual do que é bom futebol!

ver como de forma magistral uma equipa consegue deixar uma das melhores equipas do mundo, com o alegado melhor treinador do mundo, a ver jogar...

Absolutamente fabuloso!!!!

É que este tipo de futebol não tem segredo nenhum.
Aí é que está o «ovo de colombo». A receita é a mais simples que se possa imaginar.

Não há ali nenhuma táctica incrivelmente desenvolvida, há simplemente um grupo coeso, onde todos fazxem falta, até o guarda-redes entra naquela «rabia» de não deixar o adversário tocar na bola.

Não é lindo???


É ter «EQUIPA»... é ter um grupo muito coeso, a bola passa de pé para pé com a maior das tranquilidades, cada um sabe exactamente onde tem de estar, e nem é preciso olhar para saber que está lá um jogador. É tudo, ou quase tudo ao primeiro toque.
E depois, quando há um momento certo para usar do individualismo, tenta-se a finta. Mas em 95% do jogo não precisas fintas para nada.

É só muita capacidade tecnica, e muito espírito de equipa. Cada um sabe que pode meter a bola no colega que a bola ali estará bem. É confiar no «outro»... é esperar que o outro confie em nós...  é toda uma receita à base da confiança, da solidariedade, do espírito de sacrifício... Ou seja... uma equipa. No verdadeiro sentido da palavra.




Um enredilhado fabuloso...


Aquilo é exatamente o que eu sempre achei que é o futebol perfeito!
Parte de uma premissa do futebol, que é tão simples: Enquanto a bola estiver nos nossos pés, o perigo de sofrermos golo está afastado. Logo, o objetivo é ter a bola nos nossos pés o mais tempo possível.

Depois, como o objetivo do futebol é marcar golos, temos de dar um passo em frente.

Saber ter a bola nos nossos pés e subir no terreno. Saber subir no terreno com a bola controlada.
Para tal, a receita também é simples... subir no terreno sempre com um grupo coeso que permite que existam sempre várias opções de linhas de passe.

No fundo, a receita é simples. É jogar à «rabia» no campo todo movimentando no terreno, sempre tentando o caminho da baliza.

Neste jogo a regra é simples. Ir trocan do a bola entre a equipa, manter o controlo da bola, e quando estiver perto da área já é permitido tentar o golo.  Até lá, a regra é sempre a mesma, controlar a bola.

Tão bontito, e tão simples...


Reparam que num jogo destes o que sobressai é o conjunto?
Reparam que aqui, ao contrário de 99% das equipas, não é o jogador «x» ou o jogador «y» que sobressai, mas a equipa no seu todo?
E não acham isso fabuloso?
O Individual ser totalmente anulado pelo conjunto?



Bem sei que muita gente pensa o contrário... o que conta é encontrar os heróis dos jogos...  é dizer que este é o melhor do mundo... que aquele faz as melhores fintas do mundo...

mas eu fico maravilhado...  não é com isso... é com a melhor «EQUIPA» do mundo... o conjunto vale mais que a soma dos individuais!

Conseguir isto, é obra...  deixar as estrelas brilharem é fácil...  ter dinheiro para as comprar e depois deixá-las a brilhar... não custa nada.

Agora pegar em jogadores fabulosos e transformá-los, cada um deles, numa pequena peça de um conjunto que só funciona se cada peça fizer a sua parte, mas apenas a sua parte... isto sim, é obra!!!

Guardiola, mais do que Mourinho, é para mim o melhor treinador do mundo...

Este jogo dos 5 a 0 vai ficar na história. Não pelo resultado.
Pela forma como o Barcelona anulou totalmente uma das melhores equipas do mundo...

Repararam nos 15 a 20 minutos da 2ª parte em que o R. Madrid praticamente não tocou na bola???

é obra!



Sem comentários:

Enviar um comentário