VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comentários: Ganhar e perder VERSUS formação

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "RESULTADOS E CLASSIFICAÇÂO 6ª JORNADA 07NOV2010 (2...":

Temos e tínhamos uma grande equipa, este e o ano passado. Acontecia e acontece, o ano passado e este, que apenas ganhamos às equipas do final da tabela. Aconteceu na época passa em que ficámos a meio da tabela e, salvo erro, apenas ganhámos ao Beiramar, considerando só os que se posicionaram classificativamente à nossa frente. Estava a olhar para a tebela classificativa actual e reparo o seguinte: temos quatro vitórias e duas derrotas; as vitórias são, precisamente, com os quatro últimos!
Bem sei que as taças são o que menos interessa, considerando se tratar de escalões em formação. Contudo, recordo ter lido aqui há tempos um comentário de um pai de ex-jogador a contestar os métodos em prática pelos técnicos. Será que os nossos miúdos estão a ser bem formados, no capítulo futebolístico? Pedindo desde já desculpas pela minha frontalidade, aqui deixo o assunto para eventuais comentários.


JPF:

Meu caro, agradeço a sua participação.
É da vida, ganhar e perder.
Ganhamos aos que não jogam tão bem como nós, perdemos com os que jogam melhor que nós.

às vezes perde-se com equipas piores, mas porque se tem azar... ás vezes porque as arbitragens não ajudam. Mas acho que comparar com o campeonato do ano passado não é a melhor forma.

Eu explico porquê. É que no ano passado os Infantis tinham um campeonato que tantas vezes critiquei. Uma série de 9 equipas, 8 jogos...  uma equipa tem azar em 2 jogos, e está condenada.
Foi o que nos aconteceu.
Perdemos mal nos Pescadores... ninguém de bom juizo terá dúvidas de que a nossa equipa era muito mais forte.
Perdemos com Piedade, um jogo com uma arbitragem vergonhosa... e perdemos também com muito azar com o V. Milhaços.   Perdemos justamente com o Corroios, que era de facto uma equipa mais forte.
Demos 6-1 ao Beira Mar...  equipa que foi à 2ª fase...

Chegámos ao complementar e aquilo foi uma brincadeira. 120 golos marcados...

Este ano é diferente. temos um campeonato muito mais justo. Com duas mãos. São 26 jogos. Neste campeonato os que ganharem são de facto melhores... não há equipas que tenham azar em 26 jogos...

Para já, tem razão. Perdemos com as equipas melhores, ganhámos às do fim da tabela.
Mas, isto não vai ser assim tão linear.
Reparou que o Barreirense, com quem perdemos 1-0, empatou com o vasco da Gama, por 3-3, equipa a quem ganhámos por 8-1???

Ah pois é...

Este campeonato tem muitas boas equipas. Todas vão perder pontos! E o campeonato é muito longo. Levamos 6 jornadas... faltam 20...

Ainda há muito jogo pela frente!

Mas, como diz, que se lixem as taças... eu não me importava que o Almada ficasse em 5.º ou 6.º lugar e  fizesse grandes jogos de futebol...

Ambos sabemos que há equipas que usam de todos os truques para ter vitórias. Vale tudo!
Eu isso não aceito. Acho isso horrível em equipas destes escalões.  Aceito isso em seniores... em miúdos é uma vergonha... Aqui queremos mesmo é que joguem bom futebol!

Por isso fui um pouco crítico no último jogo. Acho que jogámos muito pontapé para a frente! E que não havia necessidade. O adversário não era assim tão forte... e nós sabemos jogar bem melhor.

Bem sei que alguns pais não gostaram do que leram. Mas é assim mesmo a vida!
Não podemos agradar a todos.
Eu a única coisa que faço é seguir a minha consciência. Escrevo aquilo que penso. E faço-o enquanto me divertir...

No momento em que me chatear disto... acabou-se!

Houve até um pai que me veio atirar à cara que eu ando a perseguir os miúdos, ao dizer que jogámos mal!...   Bem, quem v~e as coisas assim... não tenho forma de explicar... são visões. São mentes que vêem perversidade em tudo.

Eu habituei sempre os meus filhos assim. Quando acho que eles podiam ser melhores, digo-lhes: fizeste isto mal, e aquilo mal... tens de melhorar!  Mas pelos vistos há quem ache que deviamos dizer sempre que os nossos filhos são maravilhosos, que são uns maradonas... os melhores do mundo...

Eu acho que auando dizemos que não estivemos bem, estou a incentivar os miudos a fazer melhor...

Mas há quem ache que isto é muito prejudicial para os miúdos: «pergunte lá aos miúdos o que acham do que voc~e escreveu... eles vão dizer-lhe! Estão todos chateados...»

Bem, é verdade que não ando a perguntar nada aos miúdos... mas todos me falam muito bem, sabem que têm toda a liberdade para me dizerem o que quiserem...

Agora se for preciso repetir aqui todas as semanas, eu repito-o: «Miúdos, vocês fazem um grupo fantástico... mas tenham consciência... vocês não são maradonas... vocês são só miúdos normais que jogam bem futebol...  e devem divertir-se a jogar. Quando eu digo que não jogaram bem... não é para se sentirem tristes... como se fossem muito maus... não é nada disso. Quando digo que não estiveram bem, é porque sei que são capazes de muito melhor... E aprendam uma coisa. Nunca, jamais, achem que são tão bons, tão bons que não podem ouvir críticas... Habituem-se a ouvir os outros dizerem que algo podia ser melhorado. É que a vossa vida vai ser toda assim. Agora no futebol e na escola... ainda tudo muito a brincar... mas um dia vai ser quando forem adultos, e estiverem a trabalhar...   e isto podem ficar convencidos, sei do que falo: Não há coisa pior que um trabalhador que faz as coisas mal e acha-se o melhor...  é que esse o Patrão vê logo que jamais será um bom trabalhador... no primeiro momento, despede-o...   A humildade é bom em tudo... no futebol, e na vida...


ABRAÇOS E FELICIDADES

Tenho a certeza que amanhã será um excelente jogo de futebol em Corroios!
E que ganhe quem jogar melhor!


QWUANTO À PERGUNTA QUE COLOCA:
CURIOSAMENTE ontem um pai veio dizer-me que eu devia também fazer críticas à equipa técnica neste blog.

Perguntava-me até, com alguma agressividade, porque é que eu não o fazia?

Bem, perante pergunta tão absurda, não dei resposta, mas posso aqui no blog explicar, já que coloca essa questão:

Se não critico, é apenas por uma razão: Não tenho uma única crítica a fazer...
Gosto dos métodos de treino. Gosto da forma como lidam com os miúdos.
Gosto da fiorma como acompanham os jogos, sempre a corrigir para dentro do campo.
Não vejo uma única falha na escolha dos jogadores e suas posições... tudo o que vejo faz sentido...
Criticar porquê?

Se alguém tem críticas a fazer que as faça!

Eu não tenho críticas a fazer, só tenho mesmo é PARABéns a dar...

E acho que só quem não tem olhos na cara é que não vê como os miudos têm evoluído!
Será que o senhor sugere que a equipa técnica não presta porque em 6 jogos perdemos 2... é isso?
Sugere que comecemos a dar porrada, a fazer anti-jogo, a fazer todos os truques para ganhar jogos?

Façam as vossas críticas... mas assumam. metam os vossos nomes. tenham coragem!

Não me peçam é a mim que venha para aqui criticar, quando eu nada tenho a criticar...

Quando tiver... obviamente que o farei!

Ou alguém duvida disso?

Há 3 anos que faço este blog e sempre assumi tudo o que escrevo!
Infelizmente, a maioria das pessoas que querem fazer críticas escondem-se no anonimato.

Mas isso, meus amigos... não fica bem a ninguém. Este blog também é para ser pedagógico. E ensinar aos miúdos cobardia... é uma coisa muito má!

Há, de facto, adultos mais cobardes que as crianças... 

Mas é assim a vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário