VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 19 de junho de 2011

Revolução no Almada

Dos contactos que tenho tido com algumas pessoas do Almada, fico convencido que se se mantiver a força de vontade, a determinação que tenho visto nos últimos dias, o Almada vai mudar muito nos próximos tempos.

Dizem-me até que a mudança pode ser mais estrutural e não deverá resumir-se ao futebol.
Poderão ser criadas novas modalidades, podemos ter um clube a crescer, em participação cívica, em participação desportiva.

Na verdade o Almada merecia mais do que aquilo que tem sido!

Há uma coisa que motiva o meu interesse no clube. Tal como já aqui escrevi, até divulgando um texto de um professor universitário publicado num jornal, o apoio da comunidade de pais é muito importante para os clubes, mas o vínculo ao clube é muito ténue, porque na verdade todos nós nos motivamos porque temos lá os nossos filhos.

A partir do momento em que os miúdos abandonam o clube, ou o desporto, termina essa dedicação.
Obviamente!

E isso coloca os clubes numa posição de fragilidade.

Na verdade, todos nós conhecemos situações em que os pais às vezes até são mal tratados nos clubes... 
«Oiça saia daí, não pode estar aí!», coisas deste género... Que nos põe a pensar: «Ah então preferia que isto estivesse vazio? É que se não fossem os nossos filhos isto não era um clube, era uma instalação fantasma, só cimento...»

Ora, essa relação com a comunidade é muito importante nos clubes e, a meu ver, tem até um enorme potencial de crescimento.

Quantos pais não têm experi~encias profissionais que podem ajudar os clubes?

Essa ligação dos pais aos clubes podia ser melhorada!
Muitas vezes há apenas falta de comunicação... que resulta de razões objetivas, as pessoas estão ali em part-time...  Nenhum clube na dimensão distrital tem condições para pagar a profissionais!

Mas se se conseguir institucionalizar métodos de participação, tudo pode ser melhorado!

Eu, por exemplo, não tenho muita disponibilidade de tempo para ajudar no clube, mas tudo o que seja comunicação, aquilo que estou a fazer agora, faço-o com grande prazer e nos intervalos do trabalho! Sem dificuldade!

Se me derem informação, eu sei transmiti-la...
E quantos pais não terão outras capacidades úteis para o clube?

Para reflexão!

Sem comentários:

Enviar um comentário