Voltou a ser um jogo muito estranho, comecamos mal, muito mal,
A nao conseguir meter bolas nas linhas (ambos os laterais fizeram primeira parte muito infeliz) o meio campo nao conseguiu
Controlar a bola... Enfim, uma primeira parte para esquecer!
Depois do intervalo tudo mudou! Dois goloes, do Marcio e do Pedro Carmo!
Não foi um jogo fácil.
Os miúdos de Èvora estavam endiabrados! Com muita garra, a colocarem muita pressão.
Esta equipa que jogámos hoje estava muito mais motivada que aquelas que jogamos nos torneios da Vidigueira e de Olhão.
Muito fortes na 1ª parte!
É verdade que muita culpa foi nossa. As coisas não saíam bem. Muitos passes mal feitos, muita trapalhice. Não estava a correr bem.
De tal maneira que não me lembro de, na 1ª parte, termos feito uma jogada com pés e cabeça. Tudo muito atabalhoado.
Na 2ª parte entrámos mais concentrados.
E o jogo começou a fluir melhor!
Numa boa jogada, finalmente, em que a bola trocou de pés com sentido ofensivo (gosto de ver equipas com posse de bola, sou um fã do jogo do Barcelona, mas confesso que me cansa um bocadinho ver esta equipa a trocar a bola na defesa... ) a bola chega à área e o Márcio faz o 1-0
Uns minutos depois a bola sobra à entrada da área para o Pedro Carmo, que mete aqueles pontapés de peito do pé, em que a bola vai muito tensa, e faz um golão!
A partir daí, dominámos e podiamos ter feito mais duas ou três vezes o golo...
Eles também criaram algumas oportunidades, mas muito menos que nós.
Numa dessas bolas, o Peixe estica-se, tira uma bola muito alta junto à barra, e aleija-se na mão!
EQUIPA
Peixe
Diogo Silva
Xavier
Gonçalo Lopes
Mouzinho
Mário (Capitão)
Gonçalo
Ruizinho
Márcio
Luís Rosa
Tomás
SUPLENTES
Ruben (não estava equipado, dizem-me que estava castigado... à frente falaremos do assunto)
Iuri Pinto
Aiveca
Rufio
Pedro Carmo
João Fernandes (lesionado)
Joel (de muletas... aqueles meninos do Algarve deixam marcas em todos os jogos)
SUBSTITUIÇÕES
Ainda antes do intervalo uma substituição inesperada:
Sai Ruizinho (que estava a fazer um jogão, aliás como em todos, a fazer grandes jogões)
Entra Pedro Carmo (penso que a ideia foi dar mais altura ao meio campo, o Évora estava a insistir muito nas bolas despejadas à frente e estávamos a perder muito a posse de bola)
Ao intervalo mais duas substituições, que se impunham:
Sai Mouzinho (não correu muito bem, nem a defender nem a atacar, há dias assim, em que as coisas não saem bem!)
Entra Aiveca
Sai Tomás (esteve pouco participativo, mas não por culpa dele, simplesmente as bolas não chegavam lá à frente... tinha que vir atrás compensar as falhas defensivas)
Entra Iuri Pinto
Sai Gonçalo Lopes
Entra João Fernandes
A uns 10 minutos do fim
Sai Márcio (aleijado... teve de sair em mãos... julgo que uma distensão muscular)
Entra Rufio (fica a médio ofensivo direito, Gonçalo passa para a esquerda )
Peixe aleijou-se na 2ª parte, e teve que trocar de equipamento com o Ruben, que não estava previsto entrar! Ainda tocou na bola para fazer um pontapé de baliza, numa fase do jogo em que nos instalámos completamente no campo adversário!
DESTAQUES
Neste jogo destacaria o Gonçalo, que fez o melhor jogo de todo o torneio, foram muitas as bolas que roubou ao adversário, esteve incansável, e foi excelente ofensivamente (merecias um golito Gonçalo, esteve quase...) O Ruizinho, que apesar de ter sido substituído, estava a ser um dos melhores jogadores em campo, sempre a melhorar de jogo para jogo... Se jogássemos mais uns 5 ou 6 jogos, o miúdo ía parar à selecção Nacional... sempre a subir de forma... ehehehhe
Uns pontos abaixo, fizeram um bom jogo o Xavier, sempre na linha da bola, o Gonçalo Lopes, a mostrar que também ali tinha lugar, o Mário, que apesar de muito discreto, garante consistência defensiva, e quando faz passes para a frente cria sempre perigo, o Aiveca, que como sempre cumpre o lugar na perfeição.
O Pedro Carmo, com aquele golaço do outro mundo, merece sempre uma referência! Assim como o Márcio, que fez o 1.º.
O Peixe foi pouco testado, mas quando foi esteve impecável.
ARBITRAGEM & ARBITRAGENS
Esta arbitragem não foi das piores que vimos neste Torneio Lopes da Silva, mas ainda assim, com erros muito graves.
Aliás, no estilo de todos os árbitros.
A ignorarem as bolas feias, os pitons no ar, os pés em riste, as cacetadas pelas costas, os empurrões, os puxões de camisola... mas depois, numa jogada igual a tantas e tantas do Évora, o árbitro aplica o cartão amarelo ao Gonçalo. De uma injustiça.... incrível!
A dada altura, há uma bola à linha em que o jogador deles vem com os pitons no ar e dá uma tremenda cacetada no nosso lateral, julgo que no Aiveca... os pais gritam na bancada... o fiscal de linha estava na conversa com um senhor de camisola verde... nem viu, e o árbitro que parece que também estava a dormir, manda marcar fora, para eles.... eheheh!!! Até dá vontade de rir tanta incompetência!
Enfim!
No geral, este árbitro até foi marcando as coisas mais graves, deixou seguir a grande maioria de bolas faltosas do Évora, errou apenas ao ter critério diferente, porque ao menos encontrão dos jogadores de Setúbal e marcava falta...
TEORIAS DA CONSPIRAÇÂO
Eu confesso-vos, não gosto mesmo nada das teorias da conspiração... não gosto... não é a minha filosofia de vida, estar sempre a imaginar que existem grandes complôs, grandes esquemas combinados para beneficiar estes e prejudicar aqueles... por norma não acredito nessas conversas e não lhes dou crédito.
Mas, sinceramente, agora que terminaram os 5 jogos... se formos ver todas as arbitragens... efetivamente parece que havia sempre um sentido, o de prejudicar Setúbal.
Errar é normal. Todos nós erramos. Mas que raio... porque será que todos os árbitros erravam só em prejuizo do Setúbal? Porque raio em 5 jogos não nos calhou um único árbitro que nos ajudasse... porque razão os nossos miudos que não são, por norma, jogadores conflituosos, não está na sua essência jogar duro, porque razão a nossa equipa teve sempre muito mais faltas que os adversários???
Não é normal, pois não?
Bem, falava eu em teorias da conspiração, eis a conversa que ouvi:
Setúbal era uma das equipas que assustava os «grandes»... ou seja, era daquelas equipas que podia criar problemas a um Lisboa, Porto, Braga, Santarém... Então, era para impedir que chegasse aos 4 primeiros lugares...
Outra coisa que me contavam, e aí objetivamente há alguma razão, porque razão Setúbal fez (em 5) 4 jogos à tarde, com temperaturas perto dos 40 graus, e algumas equipas fizeram os jogos quase todos de manhã??? Casos de Lisboa e do Porto? a jogar com temperaturas de pouco mais de 20 graus???
Estranho não é?
Pois...
Para refletir.
Já quanto ao sorteio, não me parece que existam razões de queixa.
Este modelo de torneio, com jogos aleatórios, é muito injusto. Eu não tenho dúvidas que haverá equipas muito boas que ficaram em lugares de meio da tabela, por terem tido o azar de jogar contra equipas muito boas.
Nós, que ficámos em 5.º lugar (à beirinha das meias finais) jogámos só com equipas que ficaram atrás de nós!
É difícil olhar para a classificação e dizer que esta equipa é melhor que aquela porque ficou melhor classificada que a outra. É difícil tirar conclusões. O sorteio ditou a dificuldade de cada equipa.
RESULTADOS & ARBITRAGENS
Os nossos miúdos foram ver o jogo Santarém - Viseu, que acabou com um empate 2-2.
Com este empate passámos à frente de Santarém.
Mas, curiosamente, contaram-me que o jogo foi uma «roubalheira» monumental na arbitragem. Sempre a ajudar a equipa da casa, o Santarém. Só havia faltas contra o Viseu...
Eu tinha avisado, esta equipa de Viseu não era nada tosca, tinha um futebol razoável e jogava com muita intensidade!
Mas nem com a ajuda da arbitragem o Santarém conseguiu garantir o lugar nas meias finais...
Aquela nossa derrota com Santarém foi muito inglória, eu apostaria que se jogássemos 5 vezes com aquela equipa, ganharíamos 4 e perderíamos uma... Não vi ali nada de especial, foi uma vitória arrancada a ferros, com a ajuda da arbitragem, e algum azar nosso!
NOTAS FINAIS
Bem, está feito o torneio. Julgo que este 5.º lugar não envergonha Setúbal.
Aliás, diziam alguns pais nas bancadas, que um 5.º lugar seria o melhor resultado de sempre de Setúbal no Lopes da Silva SUB14. Não faço ideia! Infelizmente, no site da Associação de Setúbal não se consegue saber mais que duas edições...
De qualquer forma, mesmo que assim seja, um 5.º lugar, fico feliz pelos nossos miúdos, que gosto muito deles, mas continuo a achar que Setúbal poderia ir mais longe.
Isto vale o que vale... mas temos que nos agarrar a alguma coisa científica, e há a tese da população. Um distrito com mais gente, terá, em tese, mais miúdos para escolher uma selecção. Logo, terá uma melhor selecção.
Seguindo esta tese, teríamos Lisboa, depois Porto, depois Braga e depois Setúbal...
É claro que isto vale o que vale, porque se Portugal estivesse no ranking da FIFA com a mesma relação da sua população, estaríamos não em 5.º, ou 7.º (julgo que anda por aí) mas num 47.º.... eheheh...
Gostaria de deixar conta de que esta selecção que chegou a Fátima teve aquele revés de última hora. Nunca saberemos se teria sido melhor com os miudos do Setúbal e com o Iuri que se aleijou, ou se seria pior... sabemos é que se andou a treinar muitas semanas com aqueles miudos e depois não vieram! A nossa homenagem a todos eles!!! Que por infelicidades diversas não puderam estar esta semana em Fátima!
Também queria dar nota de algum pessimismo que comecei a ouvir desde os primeiros dias de formação desta selecção. Não sei se será mesmo assim, mas às vezes, por conversas que fui ouvindo, fiquei com a ideia que havia quem não desejasse muito sucesso a este treinador Carlos Chaby. Não percebo nem gosto dessas atitudes. Sempre defendi na vida que quando se aposta numa pessoa deve ajudar e desejar-lhe os maiores sucessos.
Mas fui ouvindo umas conversas, de que «esta selecção é fraquíssima», que «este miúdos são uns mariquinhas»; que provavelmente «ficariam muito mal classificados»...
Pois, para esses «bota-abaixistas», desejos-lhes apenas que, terminada a participação no Lopes da Silva, tenham a coragem de reconhecer que esta equipa não tendo sido brilhante, (brilhante seria ter ganho tudo... estivemos lá quase, quase... mas não conseguimos) teve uma excelente participação!
5 jogos, 4 vitórias e uma derrota... não é nada mau!
CONDIÇÔES DOS CLUBES
Uma lição que todos nós pais tirámos deste torneio tem a ver com as condições dos campos e dos estádios.
É verdade que só jogámos em 4 campos, mas do que vimos, ficámos agradavelmente surpreendidos.
Tirando o Riachos que, sendo um clube simples numa pequena povoação, tinha um excelente relvado... mas pouco mais que isso... o Torres Novas apresenta um estádio muito bom, o Entroncamento tem um campo no meio de um complexo absolutamente fabuloso, com inúmeros equipamentos desportivos e recreativos, e o Fátima... bem, o Fátima tem um estádio Municipal que compete com o que de melhor há no País... uma coisa absolutamente fabulosa. Umas bancadas impecáveis, grande relvado, com pista de tartan, um parque de estacionamento gigante, tudo fantástico!
Ou seja, dos 4 campos em que jogámos, tudo relvinha impecável, em excelente estado! Nada de sintéticos!
Posso dizer que nestes dias que andei por aquelas zonas vi bastantes complexos desportivos... a maioria com a indicação «municipal» e tudo de fazer roer de inveja qualquer autarquia de Almada, Seixal, Barreiro ou Setúbal...
A este nível, o nosso distrito está a anos luz.
Nós temos dezenas de milhares de miudos, mas faltam-nos as condições. Nestas terras de interior tentam fixar populações e criam excelentes condições! De fazer inveja...
As nossas câmaras que se queixam tanto de falta de dinheiro... que vejam o que se faz pelo interior...
E com 1 décimo das receitas das nossas câmaras... enfim... O Desporto não dá votos! É esse o problema!
CLASSIFICAÇÔES
Para quem quiser saber o resultado final deste Lopes da Silva, volto a aconselhar o site do amigo Eduardo.
Está lá tudo e de uma forma bem apresentada... como eu não sei fazer...
www.forfut.co.ccwww.forfut.co.cc
Este espaço foi criado para partilhar informação do grupo de Iniciados do Almada, da Escola Geração Benfica. São benvindas opiniões, fotos, vídeos, críticas, sugestões, ideias, propostas... tudo o que venha com um sentido positivo!
Páginas
Ver todas as entradas pelo tipo de assuntos
Avisos vários
(186)
Selecção Setúbal
(85)
Fotos
(73)
Temas de debate
(71)
Análise do Jogo
(48)
Vídeos
(37)
Resultados e Classificações
(23)
Estatísticas época 2010/11
(18)
Antevisão da jornada
(13)
Torneios
(13)
Sintético
(12)
TODOS OS ESCALÕES
(12)
Resultados e Classificação 2ª Divisão
(9)
Comentários
(8)
Artigos Desporto
(5)
Ideias
(4)
Avisos varios
(2)
Crónica de jogo
(2)
VEJA PLANTEL, CALENDÁRIO, RESULTADOS
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Evora - 0 Setubal - 2 seleccoes SUB14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário