VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sexta-feira, 17 de junho de 2011

3ª feira, dia 21 de Junho 2011 Vai ficar na história do clube, o dia em que começa a instalação do Sintético

Acabei de saber novas informações:

Contratos assinados, tudo tratado, a empresa que vai instalar o sintético no campo n.º2 do Almada apontou terça-feira como o primeiro dia dos trabalhos.!

Lá estarei para registar imagem desse momento histórico do Clube.

Muitos de nós reclamávamos há muito um sintético no clube. Diziamos que era essencial, e tinhamos razão, o clube estava a crescer a olhos vistos, mas a falta desse novo piso estava a obstaculizar a evolução do clube.

Todos sabemos que o clube nunca desistiu, fizeram-se «n» reuniões com a autarquia, contactos com empresários, mas nada funcionou!

A Escola Geração Benfica tomou a decisão. Foi um acto de coragem e responsabilidade, e todos nós agradecemos esse acto de determinação e vontade. Assumiram os custos da construção do sintético, e agora está decidido! Vai haver sintético daqui a 3 semanas!

Ao mesmo tempo, já na próxima semana vão terminar todos os treinos, e o relvado vai começar a ser recuperado!
Já foi contratada uma empresa que tem a missão de, durante todo o Verão, tornar aquele relvado como novo.

Toneladas de terra e areia vão ser espalhadas no relvado, novas sementes, adubos, tratamentos específicos, muita água e sol.... e em finais de Agosto teremos um relvado como novo e um sintético de terceira geração (6 centímetros) novinho em folha...

É obra!

Quantos clubes no distrito têm dois campos de futebol 11, um relvado e um sintético para treinar e jogar??? O Fabril, o Sesimbra... e julgo que mais nenhum!!!! Acho que nem o Setúbal tem estas condições!

Ou seja, a guerra das condições de treino está ganha!
O Almada vai ser um dos clubes do distrito com melhores condições.


Para além da evidente melhoria de condições de treino (presumo que a grande parte da carga de treinos será canalizada para o sintético - treinarão na relva apenas séniores e os pequeninos) o Almada passará a ter capacidade para organizar atividades com outra ambição:


Imaginem que o Almada quer organizar um torneio com «n» equipas: Ah pois é, pode, com dois campos de futebol 11, fazer um torneio em dois dias de jogos, dois jogos a decorrerem ao mesmo tempo, nas mesmas instalações....

Quantos clubes podem fazê-lo??? poucos...


NOVO CAMPO SINTÈTICO


Mas o novo sintético, que vai ser de terceira geração, (mais parecido com a relva natural - para quem conhece, igual ao sintético do Belenenses da parte de cima, ao pé das embaixadas - vai ser acompanhado de outros melhoramentos.

- Novas redes vão ser instaladas e cobrir o campo na totalidade - acabam-se as bolas para o pinhal.

- Novos balneários na parte de baixo vão ser arranjados, com capacidade para duas equipas e árbitros.

- Vão ser instaladas cadeiras de plástico nas bancadas de cimento

- Vai ser feito um telheiro para proteger os visitantes do Sol e da chuva

- Vão ser feitas caleiras para impedir as infiltrações de água no corredor de acesso aos visitantes

E, esta ideia é genial, vai ser lançado um projeto artístico criativo de graffitis alusivos a temas do concelho de Almada, que vai embelezar toda aquela muralha de cimento entre o campo de baixo e o relvado.

Criadas as condições, são muitas as ideias da equipa de coordenadores da Geração Benfica:



- Liga da Barriguinha (este nome fui eu que inventei eheheh...) Vai haver um campeonato que acompanhará o calendário dos miúdos, para pais e amigos. Cada equipa  terá uma equipa equivalente de pais, irmãos e amigos! E o campeonato vai desenrolar-se durante toda a época.Ganha-se com esta ideia variadas coisas: por um lado rentabiliza-se o sintético, obviamente os pais pagarão uma quantia para aluguer do campo; Ganha-se espírito de grupo, e mais uma vez estaremos a criar um clima que vai diferenciar o Almada da maioria dos clubes; Os pais passam a fazer desporto, e ao mesmo tempo a acompanhar os seus filhos.

- Liga dos Campeões Infantis  A ideia é organizar uma liga com algumas das equipas mais competitivas de Infantis «A» do distrito de Setúbal, e algumas mesmo de Lisboa. Será de futebol 11, o que lhes permite, á semelhança do que já se faz em Lisboa, uma maior adaptação ao futebol11. Quando chegam a Iniciados já vão com outra experiência. Um campeonato organizado pelo Almada, que ganha também um estatuto de organizador de iniciativas válidas e com mérito reconhecido!

- Almada pode organizar torneios com clubes de renome, pois tem agora condições para o fazer.

- Almada vai atrair, com a capacidade de iniciativa, de organização, mais equipas, mais visitantes, ganha notoriedade, reconhecimento público, vai atrair mais miúdos com qualidade.


Ou seja, todas estas alterações podem revolucionar o clube quem em 2007, antes de entrar a Geração Benfica, vivia momentos de algumas dificuldades. O Nome do Almada estava em baixo... poucos miúdos, péssimos resultados desportivos...

Hoje, os méritos da formação que se faz nesta escola de futebol são já reconhecidos.
Não falo dos escalões mais baixos que não conheço bem, mas ouvindo dizer que as equipas do Almada começam a ser faladas nos meios desportivos...

Equipas fabulosas nos escalões de 2003 e 2004... com excelentes resultados na participação em torneios. Equipas de escolas e infantis estão ao nível do melhor do distrito...

E, Iniciados, que para o ano, se tudo correr bem, se conseguírmos manter os miudos que temos no escalão de 1997 e atrair mais uma boa meia-dúzia de miúdos, podemos claramente assumirmo-nos como candidatos à subida de divisão! Não esquecer que a equipa que fez a segunda volta de Iniciados «B» não perdeu um único jogo... e estava a jogar maioritariamente com miudos de 1996...

Não quero ser arrogante, mas julgo poder dizer que, se tudo correr bem, o Almada pode, em Iniciados fazer subir o clube para a 1ª distrital e, um ano ou dois anos depois subir ao Nacional (não esquecer que a equipa de Infantis B está muito bem posicionada para ser este ano campeã distrital!)


Ou seja, já estão ganhas duas guerras, falta uma que também é fundamental:


- Ganha a guerra das condições de treino (no início da época seremos o clube de Almada e Seixal com melhores condições de treino)

- Ganha a guerra da qualidade dos métodos de treino (julgo que o trabalho feito nestas 3 épocas pela Geração Benfica não levanta dúvidas a ninguém) de que é prova o facto de este ano, algo que não acontecia há muito tempo, o Almada ter conseguido meter, em Iniciados, 5 jogadores na selecção de Setúbal (Gonçalo, Mário, Iuri, Varandas e Leo estiveram nos 30 melhores do distrito)

- Só falta ganhar a guerra dos Resultados e da Notoriedade. Quando o Almada tiver uma ou duas equipas a disputar um Campeonato Nacional, não tenham dúvidas de que começarão a chegar ao Almada dezenas de jogadores a procurar lugar na equipa, fenómeno que neste momento só acontece no Setúbal, Barreirense, Corroios e Piedade...

Quando atualmente um miúdo, amigo do nosso filho, joga noutro clube, e o nosso filho diz, «não queres vir para o Almada?» e ele responde... «Não, aquele campo pelado... o relvado em mau estado, estão na 2ª divisão e eu estou na 1ª distrital...»     pode ser que daqui a dois anos seja ao contrário:
O amigo perguntar aos nossos filhos: «Achas que posso ir lá treinar ao Almada?»...

Eu até estou convencido que no início da época, quando se espalhar a notícia do Sintético, vão aparecer muitos miúdos novos... estou convencido que sim!



FESTA DE INAUGURAÇÂO DO SINTÈTICO


Quase me esquecia. Quando o sintético estiver concluído, será realizada uma festa de inauguração. pelo que me disseram hoje, essa festa deverá acontecer lá para os dias 15 a 20 de Julho!

E para esse dia muitas surpresas estarão reservadas....


FELICIDADES A TODOS



Porquê o Almada, porque não outro clube?

Eu vou confessar-vos. O meu filho jogou desde os 7 anos no Charneca. Eu gostava do clube, das pessoas, ficava perto de casa. Tudo excelente!

Mas um dia o mister Tiago apareceu-me no Fórum Almada a fazer publicidade à Escola Geração Benfica.
Confesso que fiquei um bocadinho desconfiado, e várias pessoas me disseram: «Olha que isso é só para fazer dinheiro... tudo treta».
Falei muitos minutos ao telefone com o mister Tiago. Cheguei a levar o miudo ao Corroios treinar... mas acabei por decidir levá-lo para o Almada.
O que é que me motivou?
Pela primeira vez ouvi falar de uma filosofia de formação. Havia muito mais para além dos resultados!
Ali falava-se também dos miúdos enquanto cidadãos, da aprendizagem, de métodos, de que há muitos mais valores do que o simples «ganhar, ganhar, ganhar»...

E eu gostei disso!

No 1.º ano não foi fácil... havia poucos miúdos no Almada. A equipa era fraca. O meu filho saiu de uma equipa, no Charneca, que tinha um relativo sucesso, ficávamos normalmente em 4.º ou 5.º lugar... ganhávamos muitos jogos, e passei para uma equipa, o Almada, que perdia 80% dos jogos...

No final da época, muitos daqueles miúdos, que eram algo desajeitados, já mostravam um futebol interessante. No final da época já dávamos luta aos primeiros lugares!

Na segunda época entraram muitos miudos novos, fez-se um grupo muito bom, com muito sucesso. Acabámos bem a época a vencer o Complementar. Acabámos com o sabor amargo de achar quie podiamos ter ido mais longe.... só que as equipas não se fazem de um dia para o outro!

A 3ª época foi diferente. Apesar de um início menos bom, em que dividimos os miudos de 1997, uns na equipa «A» outros na equipa «B», na segunda volta quando se decidiu juntar os miudos de 1997 numa equipa, fizemos uma volta fabulosa.

Hoje olho para trás e penso: «Que raio, decidimos bem! O puto evoluiu imenso... quem diria há 3 anos que o meu filho hoje estaria na selecção de Setúbal?»

Mérito de quem? Da formação que teve ao longo destes três anos. Evoluiu muito, aprendeu muito!


Um dia destes falava com o pai de um miudo do Barreirense. Faltei a um treino da selecção e liguei para saber como tinha corrido o treino. Perguntava eu como se tinham saído os miudos do Almada. A resposta deste pai diz tudo: «Epá, os vossos 3 miudos são fabulosos, são dos jogadores com mais garra. Jogam com muita intensidade, estão sempre a dar o litro, são excelentes... ».

É esta a imagem que ficou na selecção dos 3 miudos. Os 3 que têm sido titulares nos torneios, ou seja, estão nos 11 melhores jogadores do distrito!

Isto é mérito de quem?

É mérito dos métodos de treino, da eficácia com que são treinados.
Em relação a esta época, não tenho dúvidas: O mérito é enorme, e pertence aos misters Ricardo, Miguel e Pedro. Mais ao Ricardo, que é um treinador que dá o litro nos treinos, que é exigente, que mete uma grande intensidade nos treinos.!

Parabéns Mister! Ainda bem que vai continuar com os Iniciados para o ano que vem, porque de facto o mérito do sucesso que vemos nos nossos miúdos é quase todo seu!
Parabéns!

(esta homenagem já era devida há muito tempo.... mas hoje até calha bem, que é um dia histórico do clube, o dia em que ficámos a saber que vai haver sintético)

Sem comentários:

Enviar um comentário