VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Continua a "dança dos clubes"

Todos os dias vou sabendo, de miudos que vão treinar ao belenenses, ao Sporting, ao Corroios a este àquele...


É o fenómeno normal de fim de época!

Aproxima-se a hora das decisões!

Que é que está em cima da mesa? decidir bem para que os miudos sejam felizes!

factores a ter em conta?

- Vou para um clube num campeonato mais competitivo, é melhor!

- Mas neste clube com campeonato mais competitivo vou ter lugar na equipa?

- Fico no clube onde estou, mas sei que vamos ter boa equipa e vai ser bom!

- Vou sair do meu clube, vou para um menos competitivo, mas tenho a certeza que vou jogar mais, pois é mais fácil ter lugar no 11 titular.

- Gosto do meu clube, mas preferia ter melhores condições de treino!

- Não gosto do meu treinador, que por sua vez não gosta de mim, vou procurar outro clube onde seja feliz

- Fui contactado por um clube grande, mas será bom para mim? tenho a certeza que ficarei no plantel de 22, mas será que terei lugar no 11 inicial?

- Se ficar neste clube grande, além de não saber se vou ter lugar na equipa, é muito mais longe. valerá a pena?

- O meu clube promete ter melhores condições de treino, devo ficar?

- Adoro o meu treinador, fez um excelente trabalho, vi jogadores evoluirem muito. Hoje não tenho lugar na equipa, mas quem sabe se trabalhando mais nos treinos não ganho lugar na equipa?

- Fui contactado por 3 clubes, um grande, Belenenses, outro muito competitivo, o Corroios, e outro num escalão superior, o Piedade,  mas será que não é melhor ficar no clube onde estou onde certamente vou ter uma excelente época, com muito sucesso?

- O que é melhor, eu ficar numa equipa muito boa e não jogar muitos jogos, ou ficar numa equipa menos boa mas onde sou sempre uma peça importante da equipa?

- Gosto muito do meu treinador, mas sei que outro clube também tem excelente treinador, vale a pena arriscar?

São muitas as questões que muitos miudos estão a tentar responder...

O normal é que os pais deixem os miudos decidir por si.
Não acho bem que sejam os pais a obrigar os miudos a fazer algo que eles não querem!
Mas os pais têm a obrigação de aconselhar os seus filhos...  chama-se a isso educar: Explicar-lhes as vantagens e desvantagens e aconselhá-los!

Muitos erros vão sendo cometidos. Quantos miudos não foram eufóricos para clubes melhores, quando no clube onde estavam eram acarinhados e tinham um excelente desempenho, e depois arrependem-se... deparam com um ano perdido. Pouca competição... muitos minutos sentados no banco...  Pouca competição é igual a pouca evolução!

É um tema fascinante...

Em que não há certezas absolutas e em que ninguém sabe qual seria a melhor decisão! Nunca se sabe...

Quem quiser participar no debate... envie um comentário!

é sempre bem vindo!

O que vos digo é que tenho falado com muitos pais, e vai uma grande confusão na cabeça das pessoas.


decidir em função do quê?

Vamos aceitar um convite de um clube maior porque queremos que o nosso filho sinta mais auto-estima, por saber que foi convidado, que foi reconhecido o seu valor´, que vai participar num campeonato mais competitivo?

Vamos recusar um convite de um clube maior porque sabemos que no clube onde estamos somos felizes e acreditamos que vamos continuar a ser felizes?

Uma coisa eu já sei, e duvido que alguém me prove o contrário:

Um miudo que tenha ambições no futebol, e que tenha o sonho de vir a ser jogador, não e por ir em iniciado para um sportuing ou um belenenses que estará mais rapidamente nesse mundo da bola.
nem pensar nisso!

Pode até continuar a jogar num clube de 3ª divisão... desde que evolua, que tenha sucesso, que faça bons jogos...

A selecção de Setúbal é um exemplo disso!
Só 1 dos selecionados jogou no campeonato nacional, o Márcio do Setúbal. Todos os outros jogaram na 1ª, 2ª e 3ª distrital...


E não foi por isso que deixaram de ser convocados.

Não foi por isso que quase metade da selecção foi chamado a treinos ao Sporting.


Não foi por isso que pelo menos 3 jogadores já assinaram pelo Sporting...



E tanto haveria a dizer mais sobre isto...


Bem, esquecia-me, inerente a tudo isto está outro fenómeno, a que já aludi aqui, mas que, sinceramente não me interessa perder nem um minuto!

Que é aquela história das «cartas»... 

Esse é um assunto para os clubes... mas que, para mim, nunca deveria ser um problema.
Continuo a dizer, nenhum clube devia poder impedir a saída de um miúdo.
O que tem de fazer é convencer os miudos a ficar. Com boas práticas, boas condições, bom ambiente!

Impedi-los de sair é... para mim... uma coisa vergonhosa!!!!

Acho normal que os clubes exijam compensações quando os miudos vão para um clube grande... agora com clubes distritais... é ridículo!


tenho a certeza que todos os anos todos os clubes recebem e dão jogadores de outros clubes...
É apenas uma questão de bom senso: Uns perdem bons jogadores e não queriam perder... azar!
Que tivessem convencido os miúdos a ficar!
Que fizessem o trabalho de casa...

ABRAÇOS

Sem comentários:

Enviar um comentário