VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

terça-feira, 17 de maio de 2011

Nova convocatória sai amanhã ou depois, treino na sexta (SELEÇÃO SUB14)

Decorreu mais um treino da selecção SUB14, hoje no estádio do Corroios!
Depois de treinos no Barreiro, na Baixa da Banheira e em Alcochete, voltámos para o concelho do Seixal, o que foi bom!

Voltou a ser um belíssimo treino, com exercícios específicos de troca de bola, de entradas à linha e centro para a área, de prática defensiva e prática ofensiva (não sei como se designam esses treinos) e no final umas peladinhas.

Nos treinos específicos aperfeiçoam-se alguns métodos e afinam-se organização e táticas. São muito interessantes.

É curioso ver alguns métodos usados, alguns conhecemos dos nossos clubes, outros que não conhecemos, mas gostamos muito de ver.

Agora o que é mesmo interessante de ver é as peladinhas. Não sei convosco acontece o mesmo que comigo. Conhecendo bem o desempenho de alguns miudos, de jogos e dezenas senão centenas de treinos, vejo-os ali a superarem-se. Ultrapassam as suas performances habituais. Pode ser um erro meu de percepção, mas sinceramente é o que me parece.
Pode haver várias razões, uma prende-se com a motivação. Não pode haver nada mais motivante que um miudo ser chamado a uma selecção e saber que só continua na selecção se der o litro em cada um daqueles minutos que ali está com o seleccionador. De facto...

Outra razão. Não tenho dúvidas que eu me torno melhor se estiver a competir com jogadores melhores ou iguais a mim. Necessariamente a fasquia torna-se mais alta... e superamo-nos!

Agora, que é entusiasmante ver os nossos miúdos inseridos num grupo muito bom... lá isso é!
Torna-os melhores também. Depois a competição é muita... eles estão a disputar o lugar aos que ali estão, têm de se empenhar muito. E isso dá muito gozo ver...

Eu, confesso-vos, tenho tido enorme prazer em ver estes treinos.

Obviamente porque quero ver os miúdos que conheço bem, os do Almada, mas também tenho interesse em acompanhar outros miúdos por quem tenho muita admiração.
E que me desculpem todos os outros miúdos, mas aqueles de quem gosto muito não posso deixar de escrever algumas notas.

Primeiro, estou deliciado com todos os guarda-redes. Confesso que não consigo distinguir qual escolheria para guarda-redes principal.

Gostei muito de ver o Ruben, do Arrentela, que treinou connosco no início da época, infelizmente disse que não ficava no Almada porque morava na Arrentela, e era complicado com os transportes ir para o Pragal.  Agora, tanto ele como  o Peixe, como os outros dois guarda-redes, são excelentes. Dá gozo vê-los a voar...

Se repararem, nestes treinos são criadas muitíssimas oportunidades de golo, mas notam que são poucos os golos. São mesmo muito bons...

Felicitei o regresso do Miguel Freches aos treinos da selecção, e gostei muito de o ver, esteve também muito bem em todos os exercícios. Aquele pé esquerdo está fabuloso.

O Tomás esteve em grande. Para quem gosta de ver miúdos rápidos, neste conjunto de miúdos há ali um vasto leque de speedy-gonzalez...  o Tomás é, de facto, rapidíssimo, e hoje adorei vê-lo numas corridas alucinantes. A bola, quando se perde no espaço vazio é sempre uma oportunidade para o Tomás. Mas há também um miúdo do Setúbal, um extremo, julgo que é o Edi, rapidíssimo, e, claro, os nossos, Varandas e Iuri também têm muita velocidade, para além do Diogo Silva, do Corroios.


Noutro estilo, e outras posições, estou a gostar muito do central do Alcacerense,  nas convocatórias aparece Pedro Baião, mas os miudos chamam-no Xavier. Seguríssimo, rápido, e inteligente. Um central daqueles, muito completo.


O Pedro Carmo, que não o conhecia muito bem, só o tinha visto no jogo do Corroios contra o Almada, na 1ª volta, e na altura nem o achei nada especial, agora estou a conhecê-lo melhor nestes treinos da selecção e vejo-o com uma confiança impressionante. Faz aqueles remates de fora da área... parece o Cardoso. Estou a adorar.
Hoje nas peladinhas, na primeira oportunidade que teve, fez logo golo. Aliás, foi o único golo da  peladinha, e o mais curioso é que as equipas ficaram um bocadinho desequilibradas,  e esta equipa do Pedro Carmo marcou aquele golo logo no início mas a partir daí raramente passou de meio campo...

E muito porque houve ali miúdos com uma garra enorme que não permitiam a subida no terreno, dos quais destaco o Márcio, do Setúbal (estou a adorar ver este miúdo, muito completo, cabeça levantada, decide bem, é rápido, tem um pé esquerdo fabuloso, um remate potente, é forte fisicamente, saca muitas bolas ao adversário, excelente...
Depois a médio ofensivo, o Gonçalo, estava hoje inspiradíssimo, foi o jogador que mais rematou à baliza, roubou inúmeras bolas à defesa dos coletes verdes, construiu inúmeras jogadas de ataque. O Mário, atrás do Gonçalo, voltou a ter mais um treino inspirado, com a dificuldade de ter de lutar pela bola contra o Fábio Moreno, a verdade é que raras vezes subiram á nossa área. Esteve em grande e bem integrado ofensivamente, quer com o Gonçalo, com quem está habituado a jogar no Almada, mas também com o Tomás e o Márcio. O Iuri, a defesa direito, estava completamente acelerado, ali não passava nada. Diria até que se excedeu uma ou outra vez, com uma agressividade tal que às vezes tocava na canela adversária... Mas ninguém se aleijou.


O Varandas teve menos trabalho, à esquerda, mas voltou a estar implacável a defender e a subir sempre muito bem, tirando proveito do seu drible curto e finta rápida.


O Fábio Moreno tembém tem estado bem, hoje fez umas jogadas muito vistosas,  em 1 para 1, é um miudo com muita garra.

O Bogas, do Trafaria,  está fortíssimo, é difícil tirar-lhe a bola dos pés. Pena que às vezes não decida com a rapidez necessária o momento do passe, porque cria inúmeras oportunidades, que resultam de seu mérito, mas depois demora a decidir, e o perigo vai-se...


Em conclusão, e desculpem-me estar já a gastar tantas linhas com tantos miúdos (é verdade, já começo a afeiçoar-me àquele conjunto...)  porque o que interessava aqui neste blog era falar dos nossos quatro miudos do Almada, mas, diria que os nossos 4 miúdos estiveram de novo muito bem, e arriscam-se a continuar na convocatória...


Diria que 2 ou 3 miúdos novos, que não conhecia, que apareceram neste treino, não estiveram ao nível dos restantes (mas dizem-me que havia um miúdo infantil, de 1998...)

Entre os 4 guarda-redes, julgo que só ficam 3... ou talvez dois, não faço ideia....  mas mesmo assim fica a faltar riscar da convocatória mais uns 2 ou 3 miudos...   E não é nada fácil!

Não é mesmo nada fácil... O Nível está muito elevado!

Mas o corte vai ter de se fazer. Estão 30... e dizem-me que devem ficar entre 22 e 24...


Há ali dois ou três miúdos que me parece terem menos intensidade, menos velocidade, menos garra, que a média dos jogadores, só que têm pormenores técnicos fabulosos, falo do Breno, dos Pescadores e do Gonçalo do Paio Pires... vi ali pormenores muito bons.

Enfim... são as minhas opiniões, que valem o que valem, ou seja, NADA!!!!


NOTA:

Entre amanhã e quinta-feira vai sair nova convocatória no site da Associação, para o 6.º treino da selecção, a realizar sexta-feira num campo do distrito...

Sem comentários:

Enviar um comentário