No 1.º treino eram cerca de 160 miudos.
Para este treino foram seleccionados apenas 56 miudos.
Na próxima terça-feira haverá novo treino, às 18e 30, agora no campo sintético do Desportivo de Portugal, no Vale da Amoreira.
Para esse treino já só deverão ser escolhidos cerca de 30 miudos.
A convocatória vai ser conhecida 2ª feira à noite, indicaram os seleccionadores aos miudos.
Ou seja, dos 56 miudos que vimos hoje no péssimo «ervado» do Fabril, haverá pelo menos 26 que vão ser excluídos.
A escolha começa a ficar mais apertada.
Se é verdade que no 1.º treino, no péssimo sintético dos Pescadores, ainda se viam alguns miúdos de um nivel muito mais baixo que a média dos jogadores, (dia 20 Abril) hoje o nível já era muito superior.
HORÁRIOS/MÁ ORGANIZAÇÂO
Um grupo foi convocado para as 09:00, mas o treino só começou às 09 e 30.
O outro grupo (onde se incluíam os 5 jogadores do Almada) foi convocado para as 10:00, mas mal convocados, porque obviamente o 1.º grupo não ia treinar apenas meia hora...
Ora, como se esperava, os miúdos estiveram cerca de uma hora sentados à porta do balneário... Num dia em que estavam cheios de ansiedade, obviamente não foi muito bem visto... mas enfim!
DOIS GRUPOS DE NÍVEIS DIFERENTES
Do que vi dos dois grupos de treino, um aspeto parece óbvio para os pais que estavam a ver. o Segundo grupo era muito superior, e isso notou-se pelo nível de futebol que se viu praticar.
Enquanto no 1.º jogo viu-se muito pontapé prá frente e pouco jogo de equipa, já no 2.º grupo viram-se excelentes momentos de futebol ao primeiro toque, ataques de um lado, ataques do outro...
O que pareceu uito claro também foi que neste segundo grupo os vários miúdos do Vitória de Setúbal eram, de facto, se não todos, quase todos, de uma qualidade e preparação física superiores.
Nomeadamente dois defesas centrais em que não passava nada ali. Muito bons mesmo! Estes são jogadores que, se não forem chamados para Benfica ou Sporting, estarão certamente ao mais alto nível no Campeonato Nacional de Iniciados do próximo ano.
EXCELENTES GUARDA-REDES
Outro aspeto que saltou à vista, os dois guarda-redes do 2.º grupo eram, excelentes. Não faço ideia de que clubes eram, mas posso dizer que eram ambos excelentes. Defenderam bolas de todos os tipos, remates de longe, saídas aos pés, cantos, várias situações em que estiveram fantásticos. Aliás, apesar de se ter visto muito futebol, só entrou um golo (em fora de jogo) marcado pelo Iuri. O resto, defenderam tudo o que havia para defender... excelentes! E, não esquecendo que no 1.º grupo também existiam dois excelentes guarda-redes, o do Corroios e o do Barreirense. Mas, sinceramente, os dois do 2.º grupo pareceram-me ainda melhores!
GRUPO DO ALMADA
Do nosso grupo de jogadores, Iuri, Varandas, Gonçalo, Mário e Leo, pareceu-me que fizeram uma boa prestação. No 1.º joguito o Mário e o Gonçalo jogaram nas suas posições naturais (médio defensivo, e médio ofensivo) e fizeram um excelente jogo. Beneficiaram muito (equipa de coletes) de ter na sua equipa julgo que 3 jogadores do Vitória de Setubal, que dava muita consistência defensiva à equipa. Na equipa adversária o Varandas (a defesa esquerdo... não ficou no seu lugar natural, a extremo) e o Iuri a defesa direito. Ambos tiveram uma excelente prestação também, embora a sua equipa não estivesse tão forte e não tivesse revelado um futebol de qualidade tão elevada.
O Leo ficou de fora neste joguito, juntamente com mais 6 jogadores.
No 2.º jogo ficou o Mário de fora, o Varandas manteve-se no seu lugar de defesa esquerdo, o Iuri na mesma a defesa direito e o Gonçalo a médio ofensivo e o Leo a médio defensivo. Mais uma excelente prestação dos nossos miudos.
No 3.º joguito já jogaram todos os miúdos do Almada e já se notou a ausência de 2 ou 3 jogadores do Viória de Setúbal que ficaram no banco. A equipa de coletes (o Gonçalo a médio ofensivo e o Iuri agora a extremo direito, lugar que joga no Almada) ficou claramente mais forte, já que a outra equipa, com Mário a médio defensivo e Leo a médio ofensivo, e o Varandas de novo a defesa esquerdo, lugar a que não está nada habituado, mas portou-se muito bem, tinha agora 4 miúdos de equipamento preto, julgo que dos Pelezinhos, que eram claramente mais lentos que todos os outros... e a equipa sem coletes teve muito mais dificuldade em jogar bola no chão.
Foi interessante ver neste joguinho o despique entre o defesa esquerdo (Varandas) e o extremo direito (o Iuri).
O Iuri estava endiabrado, com aquelas suas corridas loucas à linha, mas o Varandas conseguiu impedir a maioria das entradas. Diria que no despique deu-se um empate técnico... metade das vezes ganhou o Iuri, noutra metade ganhou o Varandas.
De registar que neste último joguinho o Varandas ensaiou algumas entradas pelo meio do terreno, demonstrando toda a sua rapidez e técnica de finta curta.
Em termos globais diria que os nossos miúdos tiveram todos um excelente desempenho.
Não estou em condições de tentar adivinhar se vão ser escolhidos para o próximo treino de 28 ou 30 jogadores... Não faço ideia de que características estes seleccionadores privilegiam, nem sei a que lugares querem colocar os nossos miúdos.
Mas, se olharmos nas posições a que jogaram, diria que o Varandas esteve muito bem a defesa esquerdo, tal como outro miúdo de equipamento branco que esteve no 1.º grupo. A extremo direito o Iuri tinha ali vários concorrentes fortes também, mas posso dizer que o Iuri não ficou atrás de nenhum deles.
A médios, tanto o Gonçalo, o Mário ou o Leo tiveram oportunidade de mostrar as suas qualidades, o Gonçalo com a sua rapidez e disponibilidade física, o Mário com as suas características defensivas e cabeça no ar sempre a ver a quem passar a bola em boas condições e o Leo muito inteligente a evitar o adversário e a meter excelentes passes o espaço vazio. Neste sector havia outros excelentes jogadores, nomeadamente o Bogas, do Trafaria, que esteve muito bem, embora na minha opinião se agarre muito à bola e decida muitas vezes mal o momento de passar a bola, e outros jogadores de azul, julgo que eram do Seixal.
ESCOLHA DE CAMPOS PARA OS TREINOS.
Parece-me incompreensível a escolha dos campos para os treinos. O 1.º foi feito no campo dos Pescadores, o que todos nós que seguimos os nossos miúdos pelos campos do distrito, sabemos que é o pior sintético da margem sul, e agora escolheram o segundo relvado do Fabril... campo que, sabemos todos também, é com toda a certeza o pior relvado de todo o distrito. Julgo que teria sido melhor fazer o treino num pelado do que neste «ervado». É que, percebe-se facilmente, aquele campo nem sequer deve estar a ser usado. Falava-se nas bancadas que o Fabril vai meter ali um sintético e a relva já nem é tratada... A relva não deve ser cortada há meses... tem malmequeres com mais de 50 centímetros de altura, tufos de ervas enormes e, o pior de tudo, não é um piso homogéneo, está cheio de altos e baixos... Uma autêntica armadilha.
Num treino em que se espera que se possa descobrir, avaliar, analisar, as capacidades dos miúdos, diria que foi a pior escolha que se poderia fazer...
Ou seja, alguma coisa está mal nesta associação de Setúbal. Das duas uma, ou os seleccionadores não conhecem a realidade dos pisos no distrito, o que eu não acredito, isso então seria uma vergonha, ou então algo correu mal e tudo se atrasou e tiveram de fazer estas marcações à pressa.
Eu, que não conheço assim tão bem a realidade do futebol no distrito, sou capaz de indicar pelo menos uns 10 campos relvados e sintéticos muito melhores para se fazer este treino. E não acredito que estivessem todos ocupados este fim-de-semana, mas enfim... Temos de dar oi benefício da dúvida e acreditar que os seleccionadores não tiveram sorte com as marcações. Hoje disseram aos miúdos que pensavam que iam treinar no campo principal do Estádio Alfredo da Silva. O que também me parece uma desculpa inaceitável, quando pediram o campo não deixaram logo isso claro? «Meus senhores, o campo que estamos a pedir é o principal certo?». Mediante a resposta decidiam. Não é no próprio dia que sabem que são empurrados para um ervado sem quaisquer condições... Enfim!
PESSOAS QUE REENCONTRAMOS/Tomás, o goleador
Neste momentos é sempre bom reencontrarmos algumas pessoas de quem gostamos.
Por exemplo, encontrei o pai do Tomás, do Barreirense. Curiosamente estava muito desgostoso precisamente por causa do piso daquele treino. O Tomás fez uma corrida dentro da área e meteu o pé num buraco e ficou arrumado: «Meti o pé num buraco e até ouvi o pé a estalar... deve estar a inchar»... disse-me o Tomás, no final do treino, desconsolado. De qualquer forma, a massagista disse-lhe que com gelo dentro de 3 dias deverá estar bom. Foi torcido!
Fiquei a saber que o Tomás (para quem não se lembra, é o excelente avançado do Barreirense que esta época nos custou duas derrotas (Iniciados «A») com as suas corridas imparáveis...) esteve esta fase final da época a jogar pela equipa «A» do Barreirense, a mesma equipa que se qualificou em 1.º lugar na 1ª divisão distrital e vai para o ano disputar o Campeonato NAcional. Fiquei a saber que, mesmo jogando com equipas de miudos mais velhos, o Tomás em 9 jogos marcou oito golos... o que o torna certamente um dos melhores goleadores do distrito, eu se fosse seleccionador não prescindia dele na minha equipa..:
Fiquei também a saber, com grande pena minha, que o André deixou de treinar no Barreirense nas últimas semanas. Lamentável... Relembro que era, na minha modesta opinião, o melhor médio-centro do distrito. Era aquele jogador fantástico que defendia a bola como ninguém e tinha uma visão nos passes que o tornava um jogador especial. Dizem-me que deixou de aparecer nos treinos, o que é uma pena... Desde os infantis que o tenho visto jogar e nunca me desiludiu, excelente.
Quem o conheça que trate de o ir buscar... é uma pena um jogador daquela qualidade perder-se...
TORNEIO EM PROENÇA-A-NOVA. Reencontrei o pai do Miguel Freches, que já não via desde o torneio em Paio Pires, ganho pelos Lobato's.
O Miguel fez um bom treino hoje de manhã, mas numa das peladinhas também saiu prejudicado por estar numa equipa que trocava pouco a bola e teve poucas oportunidades de mostrar as suas capacidades a extremo-esquerdo.
Logo que o treino acabou, Freches, Peixe e Rufio foram de seguida rumo ao distrito de Castelo Branco para participarem num mini-torneio (pelos Lobato's) com os Pescadores, o Proença-a-Nova e o Sertã.
Bom torneio para todos.
OUTROS JOGADORES QUE CONHEÇO E TIVERAM BOA PRESTAÇÂO:
O Bogas (Trafaria) esteve bem, Muito lutador, embora a agarrar-se muito à bola. O defesa central do V. Milhaços, João Graça, também esteve bem, gostei de ver o Fábio Moreno (embora sempre que veja o equipamento do Beira-Mar me lembre do Gandum que não apareceu nesta convocatória e muito estranho...) O Fábio Gaião, do Amora também esteve bem (já está mais grandito o miúdo) e os 4 miúdos do Seixal eram todos muito lutadores e bons tecnicamente.
O PRÒXIMO TREINO. A próxima convocatória será já uma escolha muito afinada, vão ser excluídos quase metade dos miúdos.
Não é fácil escolher. Por exemplo, do treino de hoje, era capaz de decidir facilmente uns 10 que me pareceram claramente de nível inferior à média, mas estamos a falar em rejeitar quase 30... e os outros 20?
Com um treinozito de 3 joguinhos de 15 minutos... num piso detestável, é fácil perceber quais são os melhores?
Como dizia hoje um pai... «até pagava só para ver o que tanto escreve aquele seleccionador no seu bloco de notas...»» eheheh...
PARA OS NOSSOS MIÚDOS, o que é importante é que percebam que chegando ao treino de hoje, já estão entre os melhores 50 jogadores do distrito, e isso já é muito bom! Mesmo que agora já nenhum passe à fase seguinte, já foi muito bom terem chegado aqui.
Mas atenção, eu estou a dizer isto, que já foi bom terem chegado aqui, mas não quesro com isto dizer que ache que nenhum deles passe à frente. Nada disso. pelo contrário. Pelo que vi hoje, diria que certamente alguns jogadores do Almada passarão mais este teste. Nenhum deles mostrou estar abaixo da média. Nenhum!
Depois, há ainda outro fator que devem considerar, é que hoje estiveram a jogar com, e contra, os tais melhores 50 jogadores do distrito (nascidos em 1997) e não me pareceu, julgo que outros pais terão a mesma ideia que eu, que os nossos miúdos fossem inferiores à média dos miúdos que ali estavam. Pelo contrário.
Não esqueçam que neste grupo de hoje vão estar, certamente, a maioria dos jogadores Iniciados que vão representar equipas no Campeonato Nacional de Iniciados.
Alguns estarão já num Benfica, num Sporting ou num Belenenses e outros estarão no Vitória de Setúbal, no Barreirense e no Corroios. Ou seja, ao melhor nível do País.
Na minha modesta opinião, e ressalvo que é só a minha opinião, que vale o que vale, não sou nenhum entendido em futebol juvenil, sou apenas um curioso que anda há 10 anos a ver jogos de miúdos, só isso, dizia eu, tirando uns 10 ou 15 miúdos que eu colocaria num patamar abaixo, os restantes 40 miúdos estão todos ao mesmo nível. Talvez colocasse uns 5 ou 6 num patamar acima, e esses 5 ou 6 seriam os do Vitória de Setúbal, mais um ou outro, mas todos os outros 35 estão ao mesmo nível... Se daqueles 35 fizéssemos 3 equipas ao calhas, não vejo que nenhuma fosse muito superior à outra... Seriam sempre jogos muito renhidos.!
Já agora, façam comigo umas contas. Quantas equipas de Iniciados estão inscritas no distrito de Setúbal, distritais e campeonato nacional?
Campeonato Nacional
Corroios, Desportivo Portugal, Vit. Setúbal (3 equipas)
1ª DISTRITAL:
14 equipas
2ª distrital
14 equipas
3ª distrital
28 equipas
Se cada equipa tiver 20 miúdos por plantel, e se dissermos que cada equipa tem metade de miúdos de 1997 (não é bem, mas se descontarmos as equipas «B» que essas sim, são todos de 1997, não estaremos muito errados),
Então temos:
3+14+14+28 = 59 equipas
59 equipas X 20 jogadores = 1180 jogadores
Se dividirmos ao meio, que seriam os tais miúdos de 1997 (os SUB14), então temos 590 miúdos.
Ora, se vocês estão entre os melhores 56 de 590 miúdos... então isso não é muito bom?
NOTA FINAL/OLHEIROS
Reparei, como já tinha reparado no treino da Caparica, que estão ali a ver os nossos filhotes muitos «profissionais» do futebol juvenil. Alguns serão apenas pais, como nós, mas outros serão elementos de equipas técnicas de clubes da margem sul, outros olheiros de grandes clubes, etc etc...Reparei por exemplo que ficaram a ver o 2.º treino alguns elementos da equipa técnica do Barreirense, nomeadamente o coordenador da formação. E vi-os muito atentos a comentar os jogadores em campo.
Não é difícil perceber que equipas como o Barreirense, o Vit. Setúbal, ou o Corroios, que estarão no Campeonato Nacional de Iniciados, queiram reforçar os seus conjuntos para melhor defrontar equipas como o Benfica, o Sporting ou o Belenenses. E haverá melhor sítio para ir ver os melhores miúdos que nestes treinos da selecção?
A muitos destes 56 miúdos (talvez até a alguns do Almada) vão surgir convites para outros cubes com maior dimensão ou com equipas de Iniciados em campeonatos mais competitivos.
No próximo treino, em que só estarão uns 30 miúdos, aí a maioria dos miúdos já serão desses clubes do Nacional (custa-me acreditar que os do Setúbal não fiquem na selecção, assim como alguns do Barreirense e alguns do Corroios), ou seja, tirando estes miúdos de 3 importantes clubes do distrito, sobram uns 7 ou 8 lugares para os restantes jogadores ... Sobra pouco, reconheçamos.Pelo que percebi, só ficam 18 miúdos para participarem no torneio das associações em Santarém, em finais de Junho.
PARABÈNS MIÙDOS!
ACIMA DE TUDO; aproveitem estes momentos, e divirtam-se!
(em breve colocarei umas fotos que fiz hoje de manhã, inclusivamente uma que fiz há uma horita aqui no café à porta de casa, com o telemóvel: adivinhem quem estava a beber um café na esplanada do café NAUTICO, na Marisol? Ah pois é... o Fábio Coentrão!!!)
Sem comentários:
Enviar um comentário