VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 22 de maio de 2011

Almada - 2 C. Piedade - 1 jogo-treino, no Pragal 22MAI2011

Um jogo-treino com os nossos amigos do Piedade.
Já aqui o escrevi,  detesto as histórias de rivalidades entre clubes, e em alguns momentos senti essa rivalidade, quando não tem de existir.
Falo disto porque hoje, felizmente, não se sentiu nada disso.
Foi um jogo amigável, com excelente ambiente nas bancadas, e um jogo renhido mas em ambiente de saudável competição.


No final,todos os conhecidos se cumprimentaram, falaram dos seus clubes, e assim é que é!
PARABÈNS A TODOS e PARABÈNS AO PIEDADE


EQUIPA:
Henrique (começámos com g-redes do Piedade emprestado)

Marcos
Rafa

Didi
Leo
Mário
Ezequiel
Iuri
Gonçalo
Varandas

SUPLENTES
André Figueiredo
Garcia

Viriginaldo
André Horta



Adorei voltar a ver o Nuno, do Piedade, que esteve bastante tempo lesionado, (aliás estranhei não ter aparecido em nenhuma convocatória da selecção...) Parabéns Nuno, continuas um excelente jogador, apesar de uma época com muitas lesões!



ARBITRAGEM:

Parabéns ao João, irmão do Marcos, que apesar dos 17 anos, fez uma excelente arbitragem, com grande maturidade.
Fez o que se deve fazer em jogos amigáveis, que é apitar pouco, deixar seguir nas bolas duvidosas e apitar apenas nos lances mais graves.
Pena que alguns miúdos, inclusivamente do Almada, o tivessem insultado... um bocadinho mais de respeito rapazes...

Parabéns aos fiscais de linha também, sem quaisquer erros. Parabéns Décio, parabéns Nuno e parabéns pai do Piedade (não sei o nome) que entrou na 2ª parte!




Estado do relvado:
péssimo. Se a direção do clube não aproveita a época de defeso desportivo para arranjar aquele relvado...  na época que vem vai ser uma vergonha fazer jogos oficiais naquele piso! Horrível, ótimo para provocar lesões aos miúdos, potencia o mau futebol, alimenta os choques entre os miúdos, é tudo mau...

O jogo foi ótimo.
Eis algumas ideias fortes:
O Almada entrou muito bem no jogo. Muito ofensivo, a fazer o jogo que tem feito nos últimos tempos, criou imensas oportunidades de perigo, fosse a explorar a rapidez do Iuri à direita, fosse a rapidez e inspiração do Varandas à esquerda, a força e perseverança do Gonçalo ao meio... aquela linha ofensiva do Almada está mesmo muito forte.
E digo isto porque a defesa do Piedade é também muito forte. Viu-se aflita para conter o impeto ofensivo do Almada. Grandes jogadas se viram naquela 1ª parte.

O Piedade foi uma vez à nossa baliza, até aos 20, 25 minutos de jogo.
E nessa vez, acho que deve ser salientado, saiu um remate colocadíssimo, julgo que ia ao ângulo, e o guarda-redes do Piedade esticou-se todo e tirou a bola...
Acho que merece uma homenagem o guarda-redes, porque estava a fazer o favor de jogar pela nossa equipa, uma vez que o Henrique se atrasou, e podia perfeitamente não se ter esforçado muito para ajudar a sua equipa, mas não... foi um autêntico profissional, se estava ali para defender, foi o que fez.!

Felicitar também a equipa técnica do Piedade. Quando emprestaram o guarda-redes, o normal era emprestarem o suplente e ficarem com o principal. Mas não, emprestaram o principal...

Esta cortesia é uma raridade nos dias que correm... em que toda a gente a única coisa que quer é ganhar, ganhar, ganhar...

PARABÈNS PIEDADE!
TEMOS DE REALÇAR ESTAS ATITUDES DE FAIR PLAY, INFELIZMENTE CADA VEZ MAIS RARAS!


Bem, dizia eu, nesta primeira parte avassaladora em que o jogo tinha um único sentido, o da baliza do Piedade, não conseguimos fazer nenhum golo, apesar das múltiplas oportunidades! Mérito da defesa do Piedade e do guarda-redes. Grandes defesas fez.

(infelizmente, os 1.ºs 15 minutos de jogo não gravei - vídeo -  descuido meu...  )

Quando chegou o Henrique, o guarda-redes do Piedade lá voltou à sua baliza, e na 2ª jogada de perigo do Piedade em todo o tempo de jogo até ali,  há um livre de muito longe, fácil de defender, mas o Perolas não agarra, atira para a frente... é golo deles na recarga... 

Completamente contra corrente!
A perder 1-0 quando o jogo tinha sido quase todo nosso. O futebol é assim... 
É claramente uma falha do Perolas. Acontece!
Mas os nossos miúdos não se vão abaixo.
É esta uma das características deste grupo que me faz gostar tanto desta equipa. Nunca baixam os braços.
Continuaram o seu jogo e o 1-1 surge 2 ou 3 minutos depois. Uma bola em que o Gonçalo não desiste e consegue fazer o golo.

Agora, sinceramente já não me lembro se fizemos o 2-1 ainda na 1ª parte ou se já foi na 2ª parte...
Acho que foi logo no início da 2ª parte... mas pouco importa. O que interessa contar é que na 2ª parte o jogo ficou mais equilibrado.

O Piedade ja atacou mais, criou várias bolas de perigo, numa delas o Henrique faz uma grande defesa.

Julgo que o Almada continuou a dominar mais, mas com menos futebol, ou, pelo menos, com um futebol menos conseguido. E o Piedade subiu mais no terreno.

Também, fizeram-se várias substituições, com alguns dos jogadores essenciais no banco, mas o Piedade fez o mesmo, o que mostra que de facto nestes jogos treino o importante é mesmo que se divirtam e todos joguem sem aquela ganância de ganhar...

PARABÈNS às duas equipas técnicas.

Mesmo assim, tanto o Varandas,  que faz uma jogada brilhante, passa por todos e aparece junto ao guarda-redes, tenta o balão mas a bola vai ligeiramente por cima da barra... azar...

O Gonçalo também tem uma bola brilhante, de insistência, para um lado, para o outro, até que puxa para o melhor pé, chuta bem, a bola vai ao poste... era linda, linda, linda... Ainda faz outra parecida, o guarda-redes vai buscá-la ao ângulo...

O Iuri também consegue 2 ou 3 jogadas em que foge com a bola em corrida, mas nunca mais conseguimos fazer golo!

Até o Mário fez uma arrancada pela direita, entrou na área, devia ter chutado, mas tentou o passe ao André Horta, que estava demasiado recuado, o guarda-redes antecipou-se.

(muito bom o guarda-redes do Piedade nas saídas aos pés...)

O meio-campo voltou a estar muito forte, com o Mário, o Leo e o Ezequiel a distribuírem muito bem, e a defesa foi também muito segura.
O Marcos está cada vez mais rápido a antecipar-se, e o Rafa a jogar com muita inteligência. Zé e Didi  foram muito empenhados na sua missão e correu bem.

Diria que foi um excelente jogo, com um tom mais favorável ao Almada.
Diria que se tivessemos jogado num sintético teriamos feito mais golos. Provavelmente sofríamos mais, mas certamente que teríamos marcados mais uns 2 ou 3 golos.
Os miudos estavam inspirados, pelo menos na 1ª parte...
Como se sabe, os pisos irregulares facilitam quem defende, dificultam quem ataca. E houve várias bolas perigosas em que a jogada se perdeu por causa do piso...

Enfim... é o piso que temos!


OUTRAS NOTAS:

Achei curioso que o C. Piedade tenha cerca de 30 miúdos no plantel de 1997... ou seja daquele grupo, há uns 12 ou 13 que nem sequer vão ser convocados nos jogos da 1ª distrital do campeonato da próxima época.
E, ainda por cima, até ao escalão de Iniciados, incluindo os Iniciados, funciona a Escola do Sporting, ou seja, todos aqueles miúdos pagam uma mensalidade de 45 ou 60 euros...
Porque razão digo que é curioso?
Porque no Almada, já lá estou há 3 anos, nunca vi chegarem assim tantos miúdos...
Todos sabemos, é uma frase feita, que «é fácil cair, ficar desacreditado, mais difícil é subir, ganhar credibilidade». Mas que raio... que imagem tão negativa criaram as direcções anteriores do Almada que não se vê putos a chegarem ali para treinar????

Temos uma escola de Futebol Geração Benfica, com excelentes treinadores, os resultados até já começam a aparecer, porque razão não aparecem miúdos???

Terá a ver apenas com o facto de toda a gente saber que o relvado está péssimo, que a maior parte dos treinos são na terra? Será isso?

Será que os miúdos vão todos atrás do Corroios, Piedade, Beira-Mar e Pescadores porque tão num escalão acima?

Mas este argumento é fraco. vejam exemplos que conhecemos:

O Corroios:
No ano passado entraram nos Iniciados alguns 15 miudos, vindos do Almada, do Amora, do Seixal, do V. Milhaços, etc etc... O que motivava esses miúdos? «Vamos para o Corroios, fazemos uma época na equipa «B» e no ano seguinte jogamos no Campeonato Nacional, contra Benfica, Sporting e Belenenses»...

Eu escrevi aqui, se bem se lembram. É um erro! E é um erro porquê?
Porque necessariamente o Corroios vai fazer neste final de época o que fez no anos passado, e no anterior, e no anterior... desde sempre!

Este ano vai reforçar a equipa para o Nacional. Ou seja, dos tais 26 miúdos da equipa «B», provavelmente vão ficar na equipa «A» uns 12 ou 13...   sendo que talvez  um terço destes não tenham lugar no 11 principal... Entrarão, vindos de outros clubes, uns 7 ou 8... (isto sou eu a adivinhar, mas é o que tem acontecido!
Que acontece aos outros miúdos? Bem, vão ser dispensados certamente...  Que é que ganharam em ter saido dos seus clubes para o Corroios?
Bem, uma época em que jogaram poucos minutos, meias partes, vários jogos sem serem convocados...
Teria sido melhor ficar numa equipa com menos plantel, eventualmente com menos qualidade, mas em que jogavam todos os jogos os 70 minutos?
Esta é uma pergunta que cada um deve responder. Eu acho que sim...
Também tive abordagens para o meu filho mudar para equipas de Almada da 1ª distrital...
Não quisémos.
Eu preferi ter o meu filho numa equipa de 2ª distrital (o Almada)  em que era titularíssimo, em que foi feliz, em que jogou muitos minutos (sempre que não esteve lesionado...)  e a prova de que a decisão foi boa é que evoluiu muito e está no grupo dos miúdos do Almada que estão na selecção de Setúbal... Acho que é a prova dos nove...

Os miúdos que vão ser dispensados do Corroios vão para onde? Provavelmente voltar aos seuis clubes de origem. Ou será que vão insistir em querer estar numa equipa de mais alto nível, com o risco de fazerem mais uma época a jogar pouco???


Este é o momento de se pensar nessas coisas todas...

O caso do Piedade:

Então, dizem-me que há um plantel de miúdos de 1997 de quase 30 miudos no Piedade.

Enquanto o Almada está com um plantel de 16, 17... precisamos de mais 6 ou 7 miudos...


Aqueles 30 miudos têm ambição de ter lugar no 11 principal que vai jogar a 1ª distrital.
Mas, para alguns deles, não era melhor estarem numa equipa da 2ª distrital que está com ambições de subir de divisão - o Almada  (vamos ver... esse objetivo só é alcançável se houver um claro reforço do plantel, se tal não acontecer... duvido.  é equipa para disputar 1.ºs lugares até meio da tabela, mas pensar no 1.º lugar será difícil...) em que pode ser mais fácil jogarem mais minutos?
Não é melhor fazer uma época numa equipa forte, que vai ganhar muitos jogos (basta verificar que esta equipa desde que se juntou, em Fevereiro, fez uns 12 jogos e perdeu apenas 1 (com os Lobato's, por 1-0) e teve adversários fortes...  Ou seja, vai certamente fazer uma excelente época!

De que vale dizer-se que se está numa equipa da 1ª distrital se não se joga???

Eu sou muito sincero, devemos ter capacidade de ver as capacidades dos nossos filhos. Obviamente todos queremos o melhor para eles, mas devemos ter a capacidade de perceber o que é melhor para eles. 

Qual é a principal coisa num miudo que gosta de futebol? Jogar, competir!
Que interessa a divisão da equipa se não participamos nela?


Mesmo para aqueles miúdos que têm a ambição de um dia ingressar num clube grande.
Não interessa o clube onde está!
Isso está já totalmente confirmado pelas evidências, só eu conheço uns 4 ou 5 casos.
olhem, o caso concreto de um jogador da Selecção de Setúbal que assinou esta semana pelo Sporting. Jogava num clube de Alcácer... era um grande clube? Jogava contra benficas e sportings?? Nada disso...
A única coisa que lhe aconteceu é que deve ter sido titularíssimo a época toda, ganhou confiança, tornou-se um excelente jogador, foi chamado à selecção, ganhou visibilidade, o Sporting testou-o e gostou do que viu!

Qual é a chave? Jogar! Jogar muitos jogos! Ser titular!
Para tal... é preciso estar num clube onde se tenha essa possibilidade. É preciso ter a humildade de reconhecer que há outros melhores que nós, muito melhores que nós...  E escolher um clube onde podemos ser felizes! Só isso...

A ambição desmedida, sem os pés na terra, pode ser uma desilusão. Ainda para mais nestas idades! Uma época  a passar jogos sem ser convocado, num miúdo de 14 anos, é o 1.º passo para desistir do futebol...  Não desistam de jogar, o futebol é de facto um desporto entusiasmante, mas saibam escolher.

(Não sei se repararam, mas este foi um texto a tentar captar alguns jogadores para o Almada...eheheheh! )


NOTA: Sinceramente, faz-me impressão que o Almada não atraia mais miúdos. Faz-me impressão...
Quanto à qualidade técnica da formação que se dá no clube, temos este ano uma prova concreta: 4 jogadores do Almada na selecção até ao grupo de 25 jogadores...
Repararam o que aconteceu com as as outras equipas do concelho em relação à selecção de Setúbal - estou a contar até à convocatória anterior!


Pois, eu conto-vos:

4 do Almada     - 2ª div
1 do Pescadores    - 1ª div
1 do Beira Mar    - 1ª div
1 do Trafaria     - 2ª div
0 do Piedade    - 1ª div
0 do Monte     - 3ª div
0 do Charneca    - 3ª div

Algum trabalho positivo deve estar a ser feito no Almada... digo eu...
não é por se estar na 1ª distrital que alguma coisa muda... O que faz a diferença é que se jogue, que se jogue muitos minutos. Só assim se ganha confiança e se evolui!

FELICIDADES PARA TODOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário