VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Treino convocatória para Selecção Distrital Setúbal sub-14

Hoje às 14 e 30!
Foi no péssimo sintético dos Pescadores.
Dever haver algum truque que desconheço... se calhar descobre-se melhor os bons jogadores em pisos que parecem tapetes da feira... mas enfim!

Ora, vou tentar contar o que vi, embora não seja capaz de explicar o que se passou ali:

- Primeiro os miudos ficaram fechados nos balneários mais de meia hora. Não havia ninguém para falar com os miúdos. Só por volta das 15 é que entraram no campo.

Os miúdos do Almada - Gonçalo, Iuri, Varandas, Leo e Mário (equipamento amarelo) os do Beira Mar (de verde) os do Trafaria (de amarelo) os do Charneca (amarelo) os do Piedade (um de branco, outro de preto e outro com equipamento vermelho e azul) e uns de branco (Pescadores?)

Começaram por dividir os miúdos em dois grupos. E fizeram pequenos esquemas de treino, com centros para a área, enquanto outro grupo fazia uma peladinha dentro da área.


Não percebi onde nestes exercícios se percebe quais são os melhores jogadores. Tirando aqueles que se via facilmente que eram mais fracos (e neste grupo muito homogéneo de 24 miúdos só detetei uns 4 mais fracos... todos os outros eram muito semelhantes)

A peladinha, todos ao molho, também não se percebe nada... Há excelentes jogadores de futsal que ali brilhavam num joguinho todos ao molho, mas num jogo de futebol 11... não são nada. Mas enfim. Deve haver alguma ciência que desconheço!


Depois, dividiram os miúdos em dois grupos. Uns de colete vermelho.

Dos miúdos que conheço, vi logo uma série deles a jogarem em posições em que não estão nada habituados. Não sei se a lógica é que os miúdos mais espertalhaços, que levantam mais a voz, escolhem primeiro os lugares onde querem jogar, e os outros mais educadinhos ficam nos buracos por preencher... deve ter sido assim... presumo!


Desde logo, quando vejo o Varandas a médio centro e depois a defesa direito, o Mário a Médio direito... o Gandum a avançado... enfim...

Nessas peladinhas deu para notar essencialmente diferenças de atitude. havia ali miúdos que parecia que estavam a fazer o jogo da sua vida, muita cacetada, muito empenhamento. Outros mais descontraídos e outros ainda que pareciam meio adormecidos (desconfio que era nervosismo...)

Do nosso grupo (do Almada) pareceu-me que o Iuri conseguiu dar nas vistas com algumas das suas habituais arrancadas à linha (teve a sorte de jogar no sítio onde está habituado a jogar), o Gonçalo também esteve muito bem lá à frente e gostei de ver o Leo a médio ofensivo, também no seu lugar de eleição.

O Varandas e o Mário pareceram-me muito aquém das suas capacidades... Aliás, muito abaixo daquilo que os temos visto fazer nos jogos do Almada.
Mas não estou a dizer que estiveram mal, pelo contrário. Fizeram um excelente treino. só não se evidenciaram tanto como é habitual nos jogos. Talvez fosse dos nervos também...

Mas estes treinos valem o que valem...


Como dizia um jovem que lá estava a ver, «os de amarelo do Almada sobressaíram de todo o grupo»...

Houve ali uma meia dúzia de miúdos que até fizeram um bom treino e eu apostaria que numa sequência de 3 jogos completos não os escolheria para nada... porque ali a lógica era muito tentar dar nas vistas... e todos sabemos que no futebol nem sempre os que dão nas vistas são os melhores jogadores.
Tem muito a ver com a atitude com que enfrentam estes desafios.

Enquanto alguns procuravam o rigor táctico, cumprir o lugar que lhe foi escolhido, outros estavam-se nas tintas para isso e iam atrás da bola qualquer que fosse o lugar em campo... E por isso davam mais nas vistas, mas duvido que numa equipa bem formada tivessem lugar sequer no banco... Porque viu-se ali grande confusão, os miudos estavam todos ao molho, na ganancia de chegar à bola... ninguém fazia o seu lugar, o que interessava mesmo era ter a bola nos pés! E o futebol não é assim...




Gostei muito de ver o Gandum, sempre muito tranquilo, quando joga no seu lugar de eleição, a central. O Fábio Moreno (também Beira Mar) foi um dos melhores em campo, sempre muito lutador e esclarecido. provavelmente também a jogar no seu espaço... Adorei ver o «Bogas» do Trafaria... deu o litro!


Um central do Charneca, alto, que não sei o nome, esteve também muito bem em campo!

Alguns miúdos foram muito esforçados... mas deram demasiada cacetada... a meu ver incompreensível para um treino destes... não havia necessidade (O Varandas deve estar todo queimado nas pernas e braços, levou uma cacetada pelas costas quando já tinha passado pelo miudo... não percebo para quê sinceramente! A meu ver, ia logo para o balneário... os miúdos estavam ali para mostrarem o que sabem fazer, quem não tem mais para mostrar senão dar cacetada, devia ir para casa e dar lugar a outros...



No geral, achei este treino muito fraquinho! Tenho muitas dúvidas sobre o mérito das escolhas que virão a ser feitas... Como é que eu consigo confirmar se o Varandas é provavelmente um dos melhores extremos esquerdos (senão o melhor) do distrito se o meto a defesa direito ou a médio centro? em dois pequeninos jogos de 15 minutos cada?
Obviamente não vou saber... Ou seja... eu tenho muita dificuldade em perceber o mérito destas escolhas!

Já para não falar na escolha que foi feitas nos clubes.
Havia ali um miúdo que prefiro não nomear, que não tinha lugar nem na pior equipa da 3ª divisão distrital... e no entanto estava ali supostamente entre os melhores do concelho... Pontapé prá frente, e se a bola for em frente é o melhor que sabe fazer! Mas estava ali... vai-se lá saber como!



De qualquer forma, acho que o importante desta tarde foi a experiência!
Tenho a certeza que se se fizesse uma coisa em 2 ou 3 dias... com várias horas de joguinhos, se encontrariam exatamente os melhores jogadores do distrito, assim com duas peladitas de 15 minutos no pior piso do concelho...


O importante para os miúdos foi esta experiência, embora todos saibamos que destes mais de 150 miudos só vão ser escolhidos 20, todos sabemos também que muitos excelentes jogadores não vão ser escolhidos.

Basta que num destes treinos um miúdo tenha tido uma atitude excelente naqueles 30 minutos, e outros 5 miudos que são excelentes na mesma posição tenham tido o azar de ficar num lugar que não é o seu, com colegas de equipa que não lhe passavam a bola, num dia em que não estavam inspirados, num dia em que entraram nervosos... há tantas e tantas explicações possíveis!


O que todos, mas mesmo todos os miúdos que ali estiveram, devem pensar é que foi uma experiência que ficou. Mais uma. E que outras virão!

Àqueles a quem o treino correu bem, desejo com toda a sinceridade que venham a fazer parte da selecção final.

Aos que tiveram um treino menos bom, que não se preocupem, todos nós, comunidade de pais, amigos e treinadores, que os conhecemos, não apenas de um treino de 30 minutos, mas de dezenas e dezenas de jogos e treinos, nós sabemos exatamente o valor que vocês têm!


Concentrem-se agora para os torneios de fim de semana de Páscoa e façam excelentes jogos!


COINCIDÊNCIA, OU NÃO...

Acaba o treino para captação da Selecção de Setúbal e quem joga a seguir? Pescadores contra Lobato's!

Fiquei a ver os primeiros 20 minutos.
Um jogo muito renhido. Não esquecer que o Pescadores é uma equipa quase totalmente constituída por miúdos de 1996 que estão no campeonato da 1ª distrital (é verdade que estão mal classificados, 4.º a contar do fim... mas acho que não descem de divisão) enquanto o Lobato's só tem miúdos de 1997.

Mas, dizia eu, coincidência ou não, acaba um treino dos supostamente melhores jogadores do distrito, e vemos a equipa dos Lobato's a ganhar 2-0 (não sei como acabou) a uma equipa «A» da 1ª distrital... E, perguntam vocês, daqueles miúdos que ali estavam, nos Lobato's, quantos foram chamados à selecção? Que eu saiba apenas 3... o Freches, o Rufio e o Edu... Mas eu não me admiraria que esta equipa dos Lobato's ganhasse à selecção de Setúbal... Não me admiraria mesmo!

É o 2.º jogo que os vejo fazer. E tenho gostado muito. Futebol apoiado, bola no chão, jogar nas linhas... dá gozo ver!

Gostava mesmo que o Almada conseguisse passar a 1ª fase no torneio de Paio Pires para jogar com os Lobato's, seria certamente um excelente jogo de futebol, com miudos que gostam de jogar bom futebol!


Os responsáveis da associação nas longas conversas que tiveram com os miúdos falaram no objetivo final, a escolha de um grupo que vai disputar um torneio em Santarém, passaram a mensagem de que não fiquem desiludidos os que não forem escolhidos, porque, disseram, muitos jogadores só se revelam aos 15, 16 anos...






FELICIDADES

Sem comentários:

Enviar um comentário