É sempre agradável ir ao Vale da Abelha, aquele sintético é apelativo à prática de bom futebol.
O primeiro jogo da manhã, a equipa da Casa contra o Almada.
De referir que o Paio Pires é a única equipa neste torneio de Páscoa que tem miúdos de 1996, e é de referir que se nota bem que tem miúdos de 1996, há 4 ou 5 miúdos muito fortes fisicamente.
Sabíamos que não ia ser um jogo fácil, até porque o Paio Pires tem feito nos últimos tempos excelentes resultados. De referir que nas últimas jornadas conseguiu evitar a descida de divisão, nomeadamente conseguiu empatar com o Corroios (2-2)
Só que, tal como tem acontecido nos últimos jogos desta equipa «B», o Almada começou logo muito bem. Tal e qual como aqui escrevi ainda ontem. Esta equipa já tem um fio de jogo, já tem um método, um estilo de jogo, e isso funciona independentemente de o adversário ser bom ou mau...
Logo que o jogo começou o Almada fez logo duas ou 3 jogadas de ataque perigosíssimas.
Não foi preciso esperar muito tempo, julgo que a 15 minutos da 1ª parte e o Almada já está a ganhar 2 - 0. E sempre a dominar... as bolas deles raramente chegavam à nossa área!
Um golão do Gonçalo e outro do Leo.
O Gonçalo, que estava num daqueles dias de inspiração, criou várias situações de golo...
Até que se dá uma jogada que, confesso, não vi bem, e o árbitro marca penalti para o Almada. Uma falta sobre o Filipe dentro da área!
É decidido que quem marca o penalti é o Filipe (a meu ver é uma decisão errada... ) e pouco habituado a marcar penaltis, Filipe desperdiça, atira a bola por cima da barra...
Bem, entretanto, a equipa técnica tinha já feito julgo que duas substituições, a equipa está mais fragilizada... Quando se tinha a possibilidade de matar o jogo logo ali... e depois, a ganhar 3-0, a meio da 1ª parte, poderiam ser feitas tranquilamente todas as substituições... arriscou-se demais, na minha modesta opinião. Nem se marcou o 3-0, e a equipa já menos forte!
É que o Paio Pires não é uma equipa fraca. O Almada de facto fez muito mais para marcar golos, mas percebia-se que o Paio Pires podia subir mais e fazer golos... Via-se que aquela equipa de preto e branco tinha vários jogadores com categoria para criar perigo!
Estava eu a fazer este comentário com outros pais... e parece que adivinhava: 5 minutos depois o Paio Pires marca dois golos de seguida.
Um 1.º golo é um descuido do henrique, um remate de muito longe que merecia uma bola agarrada com as duas mãos, preferiu ir com os joelhos, obviamente a bola sobrou para o avançado que só precisou de encostar! Depois, mais uma atrapalhação na área... a bola anda ali aos saltos a bater nas pernas de uns e de outros, até que um do Paio Pires encosta lá para dentro... Ou seja, dois golos muito infelizes, com muitas responsabilidades nossas.
Vamos para o intervalo empatados a 2...
Na 2ª parte, já a equipa tecnica tinha voltado a meter em campo a equipa mais forte, o Almada volta a ser dominador e o Gonçalo volta a fazer das suas... Mais uma grande oportunidade!
E, a dado momento, uma jogada que parece uma repetição do que vimos contra o Fabril: O Varandas agarra a bola a m eio-campo, passa por dois do Paio Pires e corre para a baliza, cada vez com maior avanço sobre os seus perseguidores - impressionante - (espero ter filmado esta corrida feomenal do João) e faz o golo!
3-2
Mas, de novo, mais confusão na nossa área, e o árbitro marca penalti para eles...
3-3
Já se começava a ver a coisa mal parada, mas felizmente esta equipa do Almada tem muita força anímica e continuou a construir o seu jogo, como se tudo tivesse começado do início...
Foram inúmeras as oportunidades, ainda há um penalti a nosso favor (desta vez os treinadores deixaram-se de invenções, quem marcou foi o Leo, e não falhou!) e mais uma excelente jogada de ataque a pedir a energia, a garra, a força do Gonçalo, que faz o 5-3... O Gonçalo ainda teve outras oportunidades, fez um jogão de encher o olho.
O jogo termina com uma vitória clara do Almada, por 5-3, mas se tivesse acabado com um resultado mais volumoso, 7-3, ou 8-3, não chocaria ninguém que viu o jogo. Criaram-se muitas oportunidades!
Foi um excelente jogo do Almada.
2.º JOGO DO TORNEIO:
Lobato's - C. Piedade
Agora sim, um jogo entre duas equipas com miúdos de 1997.
Só vi os primeiros 20 minutos de jogo.
Gostei mais de ver esta equipa do Piedade do que aquela que vi jogar contra os Lobato's na semana passada na Piedade.
Agora vi-os jogar mais, mais bola no chão, um futebol mais pensado, menos pontapé prá frente.
Os Lobato's com o seu jogo típico, boas aberturas à linha, tentativa de jogar de pé para pé, mas com algumas dificuldades de criar perigo!
Os Lobato's a jogarem mais no meio campo adversário.
O 1.º golo acontece talvez aos 15 minutos e, a meu ver, resulta de um erro do árbitro. Eu estava mesmo atrás da baliza, vi a jogada mesmo à minha frente. O Miguel Freches entra na área, o defesa consegue colocar-se em posição de defender a bola, e o Miguel empurra-o pelas costas... o miúdo cai de barriga no chão, e ainda no chão estica-se para impedir que o Miguel recupere a bola e faz-lhe uma rasteira. O árbitro marca penalti, mas mal. É claríssima a falta anterior do Miguel Freches, um empurrão nítido nas costas!
Bem, o Lobato's faz o 1-0
E depois, nos minutos seguintes cria 2 ou 3 oportunidades muito flagrantes. Podia ter feito golo, mas os remates saíram frouxos, apesar de em posição frontal e dentro da área!
Quando já estou a guiar o carro a abandonar o recinto, o Lobato's faz o 2-0, segundo percebi, um auto-golo do Piedade!
Já a terminar a segunda parte, fizeram o 3-0.
Uma vitória clara, de uma equipa claramente superior à do Piedade!
Para quem não saiba, o Lobato's é um projeto dirigido pelo Armando Lopes, que é professor na escola Pedro Eanes Lobato, no Seixal.
E junta neste projeto miúdos de vários clubes. Neste momento são 19 miúdos, a grande maioria são do Corroios (julgo que 15 miúdos) 3 do Amora e 1 do Barreirense.
Trata-se de uma equipa que não compete nos campeonatos, apenas existe para participação em jogos amigáveis, torneios e outras iniciativas.
Na 2ª feira realizam-se os jogos para apurar os 3.º e 4.º lugares:
Paio Pires - C. Piedade (jogo às 09:30)
e para apurar os 1.º e 2.º lugares:
Lobato's - Almada (jogo às 11:00)
A final será certamente um excelente jogo de futebol. Tanto uma como a outra equipa estão motivadíssimas (pelo que sei os Lobato's têm ganho todos os jogos que têm feito).
O Almada, desde que reencontrou os miúdos de 1997 na equipa «B» tem estado a fazer excelentes jogos, e com o jogo de hoje, vai com 9 jogos seguidos sem perder... 3 empates e 6 vitórias, defrontando algumas excelentes equipas, como o Vinhense, o Leão Altivo, o V. Milhaços ou o Sarilhense.
Ou seja, duas equipas muito motivadas e duas equipas que prezam o bom futebol, tenho a certeza nem de um lado nem do outro veremos aquele jogo feio de pontapé prá frente!
Esperemos que também não haja jogo feio, que se privilegie o fairplay, o futebol pelo futebol e que ganhe o que jogar melhor!
Treinadores da seleção de Setúbal
Não passou despercebido a ninguém que estiveram a ver o jogo do Almada com o Paio Pires dois dos treinadores que organizaram o treino de captação para a Selecção de Setúbal de quarta-feira passada!
Lá estavam eles, a tirar as suas notas!
Sinceramente, acho que este é que deveria ser o método. Primeiro, ver os miúdos a jogar nas suas posições. E só depois de identificarem os miúdos, treinar com eles para apurar outros pormenores.
Parece-me que estão a fazer ao contrário, porque vi no treino da Costa vários miudos apagaditos, a treinarem fora do seu espaço, mas enfim... devo ser eu que não percebo nada disto...
De qualquer forma, se tinham dúvidas quanto a jogadores do Almada, acho que foi um excelente jogo para reforçar que todos os miúdos que foram ao treino da Costa são miudos com valor. Se são os melhores, para irem à selecção, isso já não sei! Mas que temos ali bons jogadores, ah isso temos!!! E mais do que 5... bastantes mais do que 5...
Sem comentários:
Enviar um comentário