VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Torneio do Futuro Monte - 2 Almada - 0 22ABR2011

Um dia chuvoso, algum frio!
Cheguei muito tarde, só vi os últimos 5 minutos...

Dizem-me os pais que foi um jogo muito fraco.
A bola esteve quase sempre no nosso meio-campo, o Monte a pressionar muito mais e nós sem soluções para construir jogo. Alguns pais queixavam-se, mesmo para dentro de campo, de que alguns miúdos não passavam a bola, queria fazer tudo sozinhos...

Eu, confesso, não tenho visto os jogos da equipa «A», há mais de 2 meses que não lhe vejo um único jogo, mas aquilo que eu conhecia da equipa, era essa mesmo a maior fragilidade que eu encontrava. Há 3 ou 4 miúdos que querem fazer tudo sozinhos... e das duas uma, ou eram umas estrelas, uns "messis", e resolviam jogos sozinhos  (que não são... obviamente...) ou então só estragam a equipa toda! 
E quando assim é... trata-se de uma lotaria... uns dias ganha-se porque calhou ter resultado uma ou outra jogada, outros dias perde-se, mesmo com equipas mais fracas...

É assim a vida!
Podem acusar-me de muita coisa, mas de incoerência jamais. Eu ando a dizer, desde há 3 anos que vim para o Almada, que o futebol é um desporto de equipa... Uma equipa só funciona com espírito de grupo, em que todos os miúdos confiam uns nos outros, em que há espírito de sacrifício, de entre-ajuda... se um colega comete um erro eu vou compensar e ajudá-lo... não é ficar a criticar o colega e virar as costas..: e na próxima jogada vou eu tentar fazer tudo sozinho...

Quando não existe este espírito de grupo, esqueçam...  Não se trata de uma equipa! É apenas um conjunto de miúdos... cada um para seu lado... Podemos até ter um excelente conjunto de miúdos, mas não existindo esse espírito... esqueçam... Uma equipa de miúdos toscos, que sejam mesmo toscos, mas joguem em grupo, ganham a qualquer equipa de vedetas em que cada um joga por si...


Bem sei, e tenho conversado com alguns pais sobre o assunto, que a equipa «A» perdeu alguma qualidade a partir do momento em que se dividiram os dois grupos...

É verdade que se poderia ter apostado na equipa «A» e ignorado a «B», continuado a fazer jogos com infantis...

Era uma solução.

Mas, a meu ver, tinha outro problema mais grave: Desde o início da época se percebeu que existia ali qualquer coisa entre os dois grupos de 1996 e 1997... alguns miúdos não passavam a bola a outros... eu vi ali muito desencanto nos treinos!

A verdade é que a partir do momento em que se dividiu os miúdos, tudo mudou para os de 1997!
Assiste-se agora a um espírito de equipa que eu ainda não tinha visto desde que o meu filho está no Almada (há 3 anos...)
Não será por acaso que a equipa «B» vence o Monte por 3-2, com inúmeras ocasiões de golo criadas, e a equipa «A» perde por 2-0 com o mesmo Monte e quase não chegou lá à frente... Não é porque a equipa «B» tem melhores jogadores que a «A», nem pensar...

Simplesmente na equipa «B» há espírito de grupo. Há coesão. Há entre-ajuda. Há espírito de sacrifício...
Desde que a equipa se reencontrou, há 8 jogos (curiosamente nesses 8 jogos não perdeu um único) tenho visto excelentes jogos, veem-se rotinas... bolas ao 1.º toque,  bolas colocadas no espaço vazio, tabelinhas no meio campo, centros para a área... vê-se de tudo nesta equipa! Seja o adversário muito forte ou menos forte, a equipa tem já uma forma de jogar...  Bola no chão e constrói soluções de ataque.

Sinceramente, tenho pena que a equipa «A» acabe a época numa onda muito negativa, a perder jogos e, pior que perder, sem fio de jogo, sem alegria em campo...

Dizia-me um pai que a culpa foi de quem decidiu partir o grupo ao meio. Que a equipa «A» com a ajuda de 4 ou 5 iniciados de 1997 tinha ficado muito acima da tabela...

Eu, infelizmente, não estou tão seguro disso! Admito que a equipa, tendo um banco mais forte, com mais soluções, naturalmente ficaria mais forte. Só que o problema daquela equipa não é de meras 4 ou 5 peças. É um problema estrutural. Nunca vi ali equipa...  Nunca ouvi gritar para dentro de campo quando alguns miúdos (são sempre os mesmos...) querem fazer tudo sozinhos... e assim não se corrige o erro de base! 

Mas enfim!
Falta uma jornada e acaba a época!
veremos o que vem aí para a próxima época!
Metade dos miúdos vão para os juvenis...  Não se sabe se haverá equipa «B» de juvenis. Mas se não houver, vai ser difícil para alguns miúdos continuarem a jogar!


Quanto aos Iniciados, há desde já uma vantagem de se ter separado os miúdos. Agora já temos uma base de trabalho... Isto se ficarem no Almada a maioria destes miúdos. O que, a meu ver, é ainda muito cedo para adivinhar... Pelo que sei, há muito clube atrás de vários miúdos da nossa equipa de 1997.

Tudo está nas mãos da capacidade do Almada em segurar esses miúdos!
E segurá-los é basicamente uma coisa. Garantias de boas condições. Infelizmente... não vemos que isso possa acontecer, o relvado está cada vez pior... e o sintético é um sonho cada vez mais longínquo... já se fala no Charneca, que vai conseguir o sintético...  Estou há 3 anos no Almada, há 3 anos que oiço em reuniões com vereadores, com empresas, com isto e aquilo... Já há 3 anos os responsáveis da Escola Geração Benfica diziam: «É inevitável, já viu que temos aqui 200 miúdos... o Sintético vai ter de ser feito... seja como for»...
Pois, passaram 3 épocas, e sintético nem vê-lo...
Não sei como vai ser! Esperemos para ver...

Sem comentários:

Enviar um comentário