VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comportamentos

Partilho com alguns pais a ideia de que o futebol deve ser o «escape», a «componente de entretenimento» da vida dos nossos filhos.
É suposto que vão para os treinos com boa disposição. Que pensem que vão encontrar amigos. Que se vão divertir. Que vão fazer algo de que gostam muito. Que vão ter ali momentos de escape... fora do stress da escola, dos deveres em casa, do ambiente melhor ou pior em suas casas...

O Futebol deveria representar isto, e não um momento de tensão, de discussão... de conflito!

Por isso tenho batido nesta tecla... tenho ouvido «n» histórias, e não é só nos Iniciados, é também nos Infantis... que revelam problemas ao nível do comportamento dos miúdos.

Em qualquer grupo tão variado quanto um grupo destes... com miúdos de variadas origens, diferentes ambientes familiares, classes sociais, é normal que se gerem tensões.

Os miúdos não têm de ser todos amigos. Isso seria o ideal... mas diria que é praticamente impossível.

Agora é possível, e é expectável, que exista um ambiente de respeito mútuo!

Só isso. Simples!

Se um miúdo falha uma bola... não é bom, não é aceitável que um colega de equipa o o insulte... O ideal era que lhe dissesse, «calma, acontece, na próxima vai sair bem!»... mas se não tem espírito para isso... ao menos que se mantenha calado... que resmungue para dentro!

Destratar um colega é próprio de quem se acha superior. E, sinceramente... não vejo naquele grupo nennhum miúdo que se possa dizer que é claramente superior aos outros. Nem um. Temos um grupo muito equilibrado... Logo, tem de haver humildade. Cada miúdo tem de pensar: «Se eu não sou nenhuma estrela... com que direito posso corrigir um colega do lado que falhou? Se calhar na jogada a seguir vou eu falhar... e eu não gostava que me insultassem por falhar».


Agora, esta pedagogia tem de ser feita no clube, mas também em casa!
Não adianta se os treinadores chamarem a atenção aos miúdos, se não forem os pais a fazerem o mesmo.

O nosso papel é importantíssimo!

Há miúdos mais rebeldes que outros. Mais difíceis que outros. Mas temos de fazer um esforço!
Se cada um de nós fizer o seu trabalho de casa... tudo será mais fácil!




FELICIDADES!

Sem comentários:

Enviar um comentário