VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Almada - 1 Barreirense - 2 (Análise ao jogo) 06FEV2011

Mais um jogo para esquecer.
Mas que não me surpreende.
Na verdade, vê-se em campo aquilo que se faz nos treinos.
E o que vi foi uma equipa a fazer uma boa primeira parte. Fomos melhores, criámos mais oportunidades, fizemos uma meia dúzia de boas jogadas ao primeiro toque. E assim é tão simples. Até parece fácil!
Vamos para o intervalo a ganhar 1-0...
Mas já estamos habituados. Na 2ª parte tudo pode acontecer! E aconteceu!
O Barreirense faz um golo numa jogada de sorte... um remate do meio da rua, por sinal por aquele que diria ser o jogador mais fraco do Barreirense (diria que marcou o golo da sua vida)  um chuto do meio da rua que vai mesmo ao ângulo! Sem defesa possivel.
Está feito o 1-1.
A partir daí, a história muda. Os nossos enervam-se e recomeça o estilo manhoso... o jogo em que cada um mete a cabeça no chão e tenta tudo sozinho... Qualquer pessoa, mesmo que n~ºao perceba de futebol, sabe que assim não se vai a lado nenhum.
Tal acontece no jogo, tal e qual ao que vemos nos treinos: Cabeça no chão e querer fazer tudo sozinho e não se ouve do banco um único grito a corrigir... Os jogadores, obviamente, sentem que estão a fazer bem!
Depois é deixar correr... cada vez pior.
O Barreirense, ao contrário, soube jogar mais em equipa... mete pressão até fazer o 2-1...

A partir daqui... nada a fazer! O Barreirense também sabe fazer aquele jogo sujo... feio... os miudos a deitarem-se no chão a simularem lesões... o guarda-redes a queimar tempo... o treinador a gritar para dentro do campo a pedir para o jogador sair de campo devagarinho... enfim... aquilo a que já estamos habituados!

Foi gerir a vitória até ao fim... e ver os nossos miúdos cada vez mais perdidos...
  depois há 2 ou 3 dos nossos que entram naquele jogo absurdo e quesilento das ofensas verbais... a atirarem-se para o chão... enfim!
Se critico quando as outras equipas o fazem, também tenho de criticar quando a minha equipa o faz.
Sinceramente... não gosto disso! Atirarem-se para o chão a simular faltas... isso é feio!
Entrámos no jogo deles, mas a perder. O que é Absurdo...  Queimou-se tempo... o que ajuda quem ganha!

Em vez de trocarmos a bola, mostrarmos que sabemos jogar em equipa... não... entrámos no jogo quesilento! E o treinador deles a esfregar as mãos de contente. Foi fácil...

A gestão dos últimos minutos foi muito fácil. Mesmo com os 6 minutos de descontos...

O Barreirense não faz o 3-1 por milagre... nós temos algumas jogadas boas, mas a maioria do tempo a fuçanguice... cabeça no chão e finta para a frente... com 2 e 3 adversários no meio... ninguém olha para trás a passar ao colega melhor posicionado... nada... pontapé prá frente e tentar a finta!


Uma desgraça... Detestei esta 2ª parte!
Adorei a 1ª parte, detestei a 2ª!
Perdemos, merecidamente!

Ou seja, O Barreirense mereceu ganhar!
Soube gerir o jogo!
Marcou um golo de sorte... é verdade! Aquele golo é um em mil... mas aconteceu!  e o Barreirense soube aproveitar essa oferta divina  para tentar o 2-1. E fê-lo muito bem!

Nos ultimos 15 minutos, a equipa tecnica gritava para dentro do campo para sermos mais rápidos... pois... já era tarde para isso...  Não era questão de rapidez. Era jogar bem. Era levantar a cabeça. Mas tinha que ter começado a corrigir desde início... não o fez... a equipa ficou entregue ao individualismo de cada um. No fim, nada a fazer. Os miudos já estavam de cabeça perdida! Não se corrigiu as jogadas de individualismo... e o individualismo foi crescendo minuto a minuto...  Depois foi o caos!

PARABÉNS AO BARREIRENSE!
PARABÈNS AO TOMÁS! Que corrida tem este miúdo...
PARABÈNS AO ANDRÉ... grande médio...

BARREIRENSE




Gostei de voltar a ver jogar o André... um jogador que desde que o vi a primeira vez, há 3 anos, fiquei maravilhado. Aquele sim, é um número 10. Um jogador com uma visão de jogo, uma capacidade de ler o jogo, uma tecnica formidável. Não fez dos seus melhores jogos, mas é sempre um prazer ver bons jogadores em campo.

O Tomás, apesar de não ter marcado nenhum golo, esteve nas melhores jogadas de todo o encontro!
O 2.º golo é uma corrida formidável... imparável... a assistir para o André!
Ainda repete essa proeza mais uma vez... mas a bola sai alguns centímetros ao lado do poste!  E teve uma terceira situação em que era mortal... mas o Luís Branca vendo que não conseguia apanhá-lo teve de lhe agarrar a camisola, e levou cartão amarelo! Fez bem... se não o fizesse era golo certamente|!
O Tomás ainda teve outra entrada fabulosa, para grande defesa do nosso guarda-redes estreante...


Não havia outra forma de parar aquele rapaz. Tem uma corrida inacreditável...
Todos nós a sabermos da capacidade daquele miúdo... mesmo assim vi-o «n» vezes sozinho... sem ninguém a marcá-lo... impressionante não é? mas aconteceu!


Passei o jogo todo a conversar com um pai de um jogador do Barreirense e curiosamente apercebemo-nos que temos pontos de vista muito semelhantes.
Ambos privilegiamos o jogo de equipa.
Ambos lamentamos que não seja essa a aposta nos treinos de ambas as equipas...
Ambos detestamos o anti-jogo... e criticamos mesmo quando é a nossa equipa que o faz!
Gostei muito de perceber que há gente que pensa como eu o futebol juvenil... às vezes começo a pensar que só eu é que vejo assim... mas felizmente há outras pessoas que olham para os miúdos como seres humanos... e não apenas peças de um jogo de que se pode prescindir, ou tratar mal... quando deixam de fazer falta!

Gerir equipas é gerir pessoas... e cada pessoa é uma pessoa...

Soube de castigos absurdos aplicados aos miúdos...  enfim...  fica-nos o consolo de que os problemas existem em todos os clubes. Todos mesmo!

E temos de saber viver com isto!
Enquanto os miúdos tiverem motivação para jogarem...



RESULTADO ATIRA-NOS PARA O MEIO DA TABELA

Este resultado afasta-nos definitivamente dos 1.ºs lugares. Estamos agora a 10 pontos do terceiro lugar!

Agora é pensar que esta equipa luta para disputar o 5.º lugar com o Corroios, o Barreirense e o Trafaria... Esqueçam os Sesimbras, Grandolas, Quintas do Conde... esse é outro campeonato!

O nosso campeonato é o de uma equipa que vai terminar com 9, 10 ou mais derrotas... ou seja, uma equipa de meio da tabela.!


E isto leva-me a pensar noutra coisa...



E QUE TAL DIVIDIR AGORA AS 2 EQUIPAS PELAS IDADES?


Obviamente é só uma opinião.... não risco nada no Almada. Nem sequer tenho a pretensão de querer influenciar alguém. Longe de mim!

Mas pensem comigo:

O pressuposto de dividir as duas equipas («A» e a «B») de Iniciados pelas idade foi posta de parte no início do campeonato por duas principais razões: Só a equipa «A» tinha ambições... E porque não fazia sentido não aproveitar os melhores elementos para a única equipa com ambições.

Ora... se essas ambições morreram na praia... Só um lunático acreditaria que a nossa equipa «A» conseguia ganhar todos os jogos daqui para a frente e assim disputar ainda um segundo lugar!
Sejamos racionais: Depois do jogo de hoje... com uma equipa que estava bastantes pontos atrás de nós, se não conseguimos ganhar... obviamente vamos perder muitos mais pontos nos próximos jogos!

Ora... se a equipa «A» deixou de ter ambições...  E se é verdade que desde o início da época ainda entraram alguns miúdos e agora já há jogadores de 2.º ano suficientes para fazer uma equipa...

Porque razão não se divide os miúdos pelas idades?

Os de 96 na equipa «A»


Os de 97 na equipa «B»


Porque não?

Que ganhamos com isso?

Eu acho que ganhamos muito. Por um lado, há um conjunto de miúdos de 2.º ano que praticamente ainda não jogaram desde o início da época. E não são 1 ou 2... são vários! Lembro-me desde logo do Miguel, do Alex, do Rui, do Diogo...  Porque não dar a estes miúdos oportunidades para mostrarem  o que sabem? Há ainda mais um ou dois miúdos que têm treinado, não sei se estão inscritos... mas podem ser inscritos.

Ou seja... aqui já estávamos a ganhar muito. A ganhar motivação em vários miúydos que têm o seu valor, mas não têm tido oportunidades para o mostrarem. Era justo que tivessem essa oportunidade, agora que a equipa deixou de ter ambições de subida de divisão!
O campeonato da equipa «A» a partir de agora é apenas verificar se conseguimos ficar à frente de duas equipas «B», o Barreirense e o Corroios... Ou seja, temos de reconhecer... é uma ambição muito fraca... não justifica o sacrifício de vários miudos!


Que ganhávamos com os miúdos de 1997?

Bem, desde logo estávamos a preparar a equipa do ano que vem! São estes miudos que vão formar a equipa de Iniciados do ano que vem!  Se começassem já a rodar... ia ser muito bom. E talvez ganhassem a motivação que me parece está a desaparecer naquela equipa «A»...  Voltavam a jogar juntos... talvez se encontrassem a alegria que viamos no ano passado...  Acredito que ainda fizessem uns bons jogos no final da época. Ainda levariam aquela equipa do 10.º talvez para um 6.º ou 7.º lugar... Um lugar mais honroso...


Também deixaria de haver queixas dos miudos dos Infantis... que também não gostam nada de ir à equipa de Iniciados para ficarem no banco... ou para jogos com equipas muito mais fortes em que não tocam na bola...

Ou seja, era bom para todos... Acho eu... não sei...  Posso estar totalmente errado! Mas parece-me que era capaz de ser uma boa ideia!
Deixo esta ideia para reflexão!





Se se fizesse essa divisão, vamos lá ver como ficavam os grupos, por idades:


EQUIPA «A»


Ruben
André (novo guarda-redes)
Rui
Ilídio
Tiago Silva
Tiago Pereira
Luís Branca
Beto
Galego
Paulinho
João Neves
Alex
Diogo
Miguel
Novo miudo (desculpem não sei o nome... é defesa, dizem-me)

Lucas

(Um plantel de 16... dá perfeitamente ... na verdade desde o início da época nunca vi substituir mais de 4 jogadores...)



EQUIPA «B»
(Podia recorrer-se a 2 ou 3 infantis)

Henrique
Pedro Galamba
André Figueiredo
Marcos
Diogo Santana
Rafa
Bifanas
Iuri
Mário
Leo
Ezequiel
Gonçalo
André Horta
Varandas
Didi
Garcia
Virginaldo
Filipe
Hernâni

Mihai

(18 jogadores... +  3 infantis dava perfeitamente)

JULGO Não me ter esquecido de ninguém...
(bem, na verdade falta o Diogo Domingos, que nunca mais vi nos treinos...  e o Kardi... que tem uma lesão muscular chata e não treina desde o início da época!)


Não me levem a mal!
Não estou a «enterrar» a equipa «A». Estou apenas a analisar os objetivos do início da época e as razões que levaram a criar este sistema misto! Na altura todos percebemos que a coisa tinha muitos riscos! Muitos mesmo! E confirmaram-se! Existe algum desencanto!
Eu confesso, agora quando vou ver os jogos evito estar no aglomerado de pais do Almada. É tanta conversa de desencanto que nos deixa deprimidos! E isso faz-me pensar. Que raio? Não era suposto estarmos ali a fazer um esforço (sim, às vezes parece que muita gente se esquece, há ali um esforço muito grande de muitos pais de levar os miúdos aos treinos... Sair a correr do trabalho... estar ali duas horas sem jantar... ) para os nossos filhos estarem felizes? Muitos pensamos, será que vale a pena o esforço? Para depois vermos os miúdos tristes? 

Não deveríamos pensar numa forma de motivar os miúdos?





LEMBRAM-SE DA EQUIPA DO BARREIRENSE DE INFANTIS?

Tinha curiosidade de saber o que acontecera a 2 ou 3 miudos do Barreirense, da equipa do ano passado, e que agora não via nesta equipa de Iniciados.
Bem, perguntei a um pai do Barreirense e já sei:

1 miúdo foi para o Sporting, o defesa central, aquele rapaz muito alto de cabelo comprido!
1 está a jogar no West Ham... eheheh! Não, não foi o clube inglês que vio cá buscá-lo! O pai é que foi trabalhar para Inglaterra e levou o miúdo lá a treinar e ficou!

1 miúdo está no Ajax. A mesma história, o pai foi trabalhar para a Holanda e o filho treina naquele grande clube holandês.




ARBITRAGEM


Repararam que me esqueci de mencionar a arbitragem?Pois, é um excelente sinal!
É porque foi uma excelente arbitragem!
Perfeita! Não me lembro de um único erro... Um único... Nem sequer ouvi os pais do Barreirense queixarem-se... Foi perfeita!

Caso para dizer: 20 VALORES!!!!









FELICIDADES





----------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde,


Li atentamente todo o seu comentário e ele tem, até uma certa lógica e não posso dizer que não concordo com ele, embora pense que os Infantis A também devem praticar Futebol 11, pois esse é o seu futuro.

Só quero deixar aqui uma nota que acho importante: o meu filho, Pedro Horta, é Infantil A e desde há alguns meses que vem jogando nos Iniciados B. Começou por jogar menos, mas desde alguns jogos a esta parte, que tem vindo a ser titular e, inclusivamente, a jogar os jogos inteiros. Noto um grande desenvolvimento no meu filho e até gosto mais de o ver no Futebol 11 do que no 7 (talvez porque nestas idades eles já não deveriam jogar Fut.7, mas essa é a minha modesta opinião). Fala em queixas dos Infantis, mas não são todos e tenho de aqui deixar escrito que o meu Pedro nunca se queixou, nem quando jogava menos e é sempre uma enorme alegria jogar pelos Iniciados B do Almada.

Não me leve por favor a mal, só quiz repôr uma verdade e deixar o meu testemunho, pois tenho um Infantil em casa que adora jogar nos Iniciados B e o facto de o fazer está a ajudá-lo a evoluir. Afinal o futuro dele é o Futebol 11 e não o 7.

Mais uma vez parabéns pelo seu Blog e pela sua paciência e carinho com que o mantém actualizado.

Saudações desportivas.
MARINA PAULA


--------------

Olá Marina, agradeço o seu comentário.
Fico muito satisfeito por ter o seu filho motivado e por gostar muito de jogar nos Iniciados B.
Ainda bem!
Na verdade até agora só tinha ouvido algum descontentamento. Mas obviamente haveria gente satisfeita.
Felicidades

Sem comentários:

Enviar um comentário