VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Beira Mar - 3 Almada - 1 (análise do Jogo) 27FEV2011

Breve análise.
Uma manhã maravilhosa, como já não se via há umas semanas.
Os miúdos começam a aquecer, e logo um azar, a fazer adivinhar uma manhã de azares: Santana contrai uma lesão no aquecimento, fica aflito da virilha! Tremendo azar!

O jogo começa, com uma equipa de arbitragem que nunca vira, e que se revelaria ser muito fraquinha.
Num jogo fácil de apitar, uma péssima arbitragem! Daqueles árbitros que não sabe ler o futebol.,.. não sabe a diferença entre um jogador viril que quer disputar a bola e vai ao confronto sem medo, e o jogador que não quer ir à bola, só quer é atrapalhar o adversário, que se atira com os joelhos contra o adversário, que empurra, que se atira de costas para cima do jogador, sem querer perceber para onde vai a bola... E a marcar as faltas todas ao contrário! Um espetáculo muito triste! Uma equipa de arbitragem fraquérrima... do pior que já vi!

Na 1ª parte o que vemos?
Uma equipa a jogar bom futebol, a trocar bem a bola, a atacar muito, a fazer belíssimas jogadas, a desperdiçar algumas bolas de golo fácil...  Uma equipa muito prejudicada pela arbitragem tendenciosa, o Almada. Outra equipa a fazer um futebol feio, fraquérrimo, só pontapé para a frente, faltas sucessivas que o árbitro insiste em não querer ver...  O Beira-Mar.

Na única vez que chegam à nossa área... a nossa defesa atrapalha-se... um dos nossos jogadores, nem vi bem quem, em vez de tirar a bola da área, tenta despachar e mete a bola na direção da baliza, uma bola cheia de efeito. O guarda-redes, numa bola de extrema infelicidade, não soube ler o comportamento da bola... vai para um lado, a bola bate no chão com efeito e vai para o lado contrário... o Avançado do Beira-Mar só tem de encostar...
1-0 para o Beira-mar... a poucos minutos do início!

O beira-mar, que estava a levar bigode, a ver-se com vantagem, inicia um jogo feio... muito duro... muito pontapé prá frente... queimar tempo... aquilo a que já estamos habituados. E o Almada a continuar construir bom futebol... várias oportunidades, mais uma vez os nossos avançados displicentes... a desperdiçar golos!

Mérito do Beira-Mar na defesa, muito bem a procurar colocar os nossos jogadores em fora-de-jogo. e Consegui-lo com uma taxa de sucesso de praticamente 100%... infelizes os nossos jogadores que não se sabem posicionar e fugir à «armadilha»...

Vamos para o Intervalo com uma certeza:

Fomos a melhor equipa em campo, sem qualquer dúvida. A ter de jogar contra 11 jogadores mais 3 árbitros... claramente a prejudicarem o Almada. Não me parece que fosse propositado... não acho que fossem daqueles árbitros caseiros, ou amigos da equipa da casa. Parece-me que foi mesmo incompetência! É não saber o que é futebol! Há um central do Beira-Mar que leva o jogo todo a atirar-se com todo o seu peso para cima dos nossos jogadores... sem se interessar com a bola... nunca foi falta.
Os nossos, cada vez que levantam um bocadinho o pé... era logo falta de pé em riste!
Um espetáculo muito feio! Tenho pena daquele trio de arbitragem... são jovens, mas não vão longe...

Fraquinhos...


A nossa certeza, de que estávamos a jogar melhor futebol, levava-nos a concluir que era uma questão de tempo. O Almada acabaria por concretizar todo o melhor futebol praticado em golos. Marcaríamos certamente uns 3 ou 4 golos na 2ª parte... Todos os pais o comentavam: «Estamos a fazer um bom jogo...  acabaremos por marcar».

Só que isso não se concretizou!

O Beira Mar vem para a 2ª parte ainda mais agressivo... e agora, mérito deles, a conseguirem construir melhor futebol!
Diria que na 2ª parte a nossa equipa deixou-se levar pelo jogo quesilento... E não pode ser. Tínhamos de continuar a construir bom futebol! Fomos na conversa! O Beira Mar foi mais inteligente. Conseguiu criar várias oportunidades. Diria que teve duas belíssimas jogadas de ataque, a trocarem bem a bola... mas o Henrique esteve muito bem... a sair-se às bolas e defender de forma impecável.
Mesmo assim, vamos construindo algumas boas jogadas de ataque. Numa dessas bolas... o Gonçalo é empurrado, rasteirado pelas costas... mas consegue aguentar-se, leva a bola para a área, fazem-se umas tabelinhas e o Gonçalo consegue fazer o 1-1. Um grande golo...

Que, incrivelmente, levou à histeria de um pai do Beira-Mar que desatou a insultar o árbitro dizendo que devia ter marcado falta sobre um jogador do Beira MAr...  incrível... As pessoas quando não querem ver... ficam cegas!
Que ridículo!
Espetáculo triste daquele senhor!
Ali a insultar um árbitro por algo que só ele viu...  Um golo limpíssimo... que, se tivesse um  bom árbitro, até tinha era que dar um cartão vermelho ao jogador que rasteirou o Gonçalo pelas costas... mas que mesmo assim não conseguiu impedir que o Gonçalo levasse a bola por diante!

Mas enfim...



Só que, num dia extremamente infeliz... o Beira Mar consegue fazer  mais dois golos... daqueles dignos de passarem num programa de apanhados... Dois golos absurdos...  não se percebe como a bola anda aos saltos na pequena área... enfim! Outro é uma bola altíssima, que vem em balão, de longe... e lá entra, sem oposição... Um dia infeliz do nosso guarda-redes! Dois golos do Beira Mar que são autênticas ofertas  ao Beira Mar.

Os nossos miúdos ficam desolados... Perdem toda a motivação... é difícil assim ganhar força anímica.

Perdemos por 3-1.
Num jogo tremendamente infeliz...



EQUIPA:

Henrique
André Figueiredo
Rafa
Bifanas

Mário
Ezequiel
Gonçalo
Garcia
André Horta
Iuri


BANCO


Filipe
Virginaldo
Hernâni


Substituições
Intervalo saiu Garcia, entrou Hernâni
Saiu André Horta entrou Filipe
Saiu Zé entrou Virginaldo


Diria que fez uma falta tremenda o Varandas e o Santana (e o Marcos, obviamente) com estes 3 jogadores teríamos uma equipa muito mais sólida na defesa e muito mais eficaz no ataque!

Diria que teria sido útil meter o Gonçalo à frente. O campo do Beira Mar é muito pequeno, os jogadores atropelavam-se a meio-campo... não havia espaço... e não tinhamos jogadores rápidos para correrem para o espaço vazio.

Diria que metemos no espaço vazio, entre o último defesa e o guarda-redes  umas 20 bolas... 100% recuperadas pelo guarda-redes do Beira-Mar, um excelente guarda-redes que merece os nossos sinceros parabéns. Precisávamos naquele espaço jogadores mais rápidos... o Iuri que é o jogador mais rápido que conheço, esteve muito encostado à linha. Não tinhamos Varandas, o 2.º mais rápido, e o Gonçalo estava muito atrás!
Esta vitória a equipa do Beira Mar deve-a em grande parte ao seu guarda-redes, excelente a sair-se, excelente entre os postes!

O Mário teve várias bolas a fugir dos jogadores do Beira-Mar, foi «placado» várias vezes nas barbas do árbitro... que mandou seguir... (coitado, não deve saber jogar futebol... não sabe que quando um jogador ignora a bola e se mete em frente ao jogador que tem a posse da bola está a fazer falta... nalgumas vezes até merecia cartão amarelo... mas enfim... quando não se sabe mais... coitaditos...) Foi rasteirado pelas costas 2 ou 3 vezes... e o senhor marcava falta normalmente... como se fosse normal um jogador rasteirar pelas costas...  Obviamente para cartão! Amarelo ou vermelho, consoante o perigo que a jogada envolvia...





ATITUDES:

A mim não me choca que os pais se exaltem, dêem uns gritos para os árbitros, é normal... Acontece no calor do jogo! Não acho normal é gente mesquinha... a pedirem aos miúdos para irem buscar a bola devagarinho... a ensinarem os miúdos a fazerem manha... coitados... os jogadores não são nenhumas estrelas... a equipa do beira-Mar é uma equipa fraquita... como se vê aliás pela tabela classsificativa... se em vez de os incentivarem a fazer bom futebol os ensinam a fazer jogo feio... não estão a ajudar nada os miúdos!

Dou os parabéns a alguns jogadores do Beira Mar, que foram exemplares, muito empenhados, agressivos...  foram excelentes.

Dou os parabéns pela 2ª parte que fizeram, em que conseguiram fazer boas jogadas de bom futebol...
Não posso dar os parabéns a paizinhos e treinador do Beira Mar... com muitos truques... a meterem pressão nos árbitros que, coitados, sem saber fazer melhor, estiveram o jogo todo a ajudar o beira Mar... até estavam baralhados com aquilo tudo...


NO FINAL, a equipa de arbitragem dá 3 minutos de desconto!
Eu diria, com grande dose de certeza, que na 2ª parte o jogo esteve parado mais de 10 minutos...
Só a conversa que o treinador teve com os árbitros... a fazer queixinhas do treinador do Almada... (só truques... o que ele queria, conseguiu-o... era queimar tempo... mais nada...)  demorou uns 4 minutos... mais as vezes em que os miudos de verde estiveram no chão a queimar tempo...   (já nem conto as substituições, em que o treinador dava ordens para o miudo vir a andar... vergonhoso... mais o tempo que demoravam a marcar os foras, e as faltas... mas enfim, esse é tempo legal - o árbitro, se for inteligente, interpreta que é anti-jogo e pode aplicar cartão... mas estes, coitaditos... nem devem sabee o que isso é...)

Percebo que quisessem queimar tempo. A equipa do Beira-Mar é manifestamente mais fraca que a nossa, e esteve sempre a ganhar à custa de infelicidades nossas... ou seja, não quiseram desperdiçar aquela lotaria...  Percebe-se.

O futebol é assim! Uns dias ganha-se, outros perde-se!
Há equipas que jogam melhor, outras pior. Há equipas que sabem aproveitar as oportunidades (mesmo que sejam poucas) e outras não!

A derrota do Almada foi muito amarga! Os miúdos ficaram desolados.
Mas é assim o futebol!
Não se pode cometer tantas falhas defensivas como cometemos... não se pode desperdiçar tantas oportunidades ofensivas, como desperdiçámos.


PORMENOR


Há uma coisa que é tão simples e que me custa tanto a ver!
Quando jogamos contra uma equipa que só quer queimar tempo... que quer segurar o resultado, o que é que devemos fazer? Jogar bom futebol! Trocar a bola bem, ter a bola nos nossos pés, e ir construindo aos poucos um jogo ofensivo. Não percebo porque alguns miúdos, num jogo destes, em que o adversário ganha e quer queimar tempo... nós atiramos a bola para fora???? Para quê??? Isso é o que o adversário quer, não é tão fácil de perceber?? Uma sequ~encia de foras na linha lateral... e nós em vez de tirarmos a bola, mas para dentro de campo... não, ficamos todos contentes a atirar para fora... sinceramente não percebo!!!!


DESTAQUES:


As opiniões são aquilo que são, valem o que valem, e costuma-se dizer que cada um de nós tem uma opinião diferente.
Ora, aqui vai a minha:
Melhores jogadores em campo, Gonçalo e Rafa. Estiveram em grande. Muito esclarecidos em campo, muito esforçados, a jogar com inteligência. Parabéns!

FELICITAÇÂO AO BEIRA-MAR


Apesar de achar que a equipa do Beira Mar tem menos futebol que a nossa, a verdade é que ganhou, e ganhou bem, soube construir aquele resultado, sem erros, e com muito suor.
Temos de felicitar o Beira Mar. Parabéns!


ASNEIRAS DENTRO DE CAMPO


Acho inacreditável que os árbitros, muitos deles dão cartões amarelos aos jogadores por palavrões que dizem dentro de campo, e hoje ouviu-se bem o fiscal de linha em altos palavrões para o árbitro... E os miúdos a ouvirem tudo! de facto, hoje tivémos um trio formidável... péssimo tecnicamente... e muito mau no exemplo que deram aos miudos!


FORMAR UMA EQUIPA

Como todos dizíamos no final do jogo, o que interessa aqui é formar uma nova equipa, já que os miúdos não tinham este grupo, estavam divididos entre equipa «A» e equipa «B».

Os resultados, a classificação, interessam pouco. Obviamente entre ganhar e perder, todos preferimos ganhar, mas não são os resultados que nos motivam nesta equipa, mas sim a formação de uma boa equipa, que jogue bom futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário