VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal, quase meia época cumprida

Meia época.

Não estamos a meio, faltam-nos dois jogos para ter meia época cumprida, mas já dá para fazer um pequeno balanço:

Diria que já mostrámos que temos equipa para disputar jogos com qualquer uma das equipas da série. Tirando o jogo com o Grandolafoot ( que não vi...) em que perdemos por 3-0, todos os outros jogos foram taco-a-taco, e em cada uma dessas 4 derrotas podíamos ter ganho...


Ou seja, chegamos a meia época com 5 derrotas, que podiam ter sido, 2 ou 3...  

Derrotas com Alcochetense (não foi empate por azar nosso) com Corroios (Não fizemos muito para ganhar, mas os dois golos deles são ofertas nossas.. teria sido mais justo um empate) com Barreirense (podiamos ter ganho... demos uma fífia e perdemos por 1-0...) com Quinta do Conde (jogo em que dominámos mas voltámos a oferecer golos...)

Ou seja, se tivermos mais sorte, se formos mais concentrados, se não oferecermos golos aos adversários, podemos ter uma segunda volta exemplar...

Em jogo jogado estamos muito melhor. Não vi contra o Sesimbra, mas várias pessoas me contaram que jogámos de forma brilhante, simples, a trocar bem a bola.

Não me parece que tenha sido uma primeira volta consentânea com o valor da nossa equipa, mas o futebol é assim mesmo. Tem de se fazer por não errar... e apesar de termos mostrado um bom futebol, continuamos a falhar muito.!


Em termos meramente competitivos, diria que deixámos fugir a possibilidade de lutar pelo 1.º lugar. Obviamente.
Nenhuma equipa ganha uma série com 5 derrotas... Basta ver que o Alcochetense leva apenas 1 empate... era preciso fazer uma segunda volta desastrosa para deixar fugir a subida de divisão!


O 2.º lugar está ao nosso alcance?

Acho difícil. Não é impossível, mas é complicado.
Com esta última derrota em casa com o Quinta do Conde, descemos ao 7.º lugar... meio da tabela... temos um jogo em atraso com o CRI, e se o vencermos, podemos subir ao 5.º, mesmo assim...
Ficaremos com menos 6, 5 e 4 pontos que o Grandolafoot, o Sesimbra e o Quinta do Conde.

É verdade que com uma segunda volta em que tudo corra de forma impecável, está ao nosso alcance um 2.º lugar... mas, muito sinceramente, acho muito difícil... Há sempre um ou outro jogo em que as coisas não correm bem!

Eu apontaria como meta realizável fazer uma segunda volta com menos derrotas. Se na 1ª volta terminarmos com 5 derrotas, apontar para 2 derrotas na 2ª volta seria muito positivo! E dar-nos-ia um lugar nos primeiros lugares.



O Mais certo é acabarmos por ficar ali num 4.º, 5.º ou 6.º lugar da tabela...

Agora isto faz-me  pensar em algo que ouvi no início da época.
Alguém dizia que esta nossa equipa de Iniciados ia longe, porque era bem melhor que a da época anterior, época em que ficou em 3.º lugar, com menos 1 ponto que o 2.º lugar.


Ora, eu sempre achei essa ideia um pouco estranha.

É que, se repararmos, os jogadores que subiram para juvenis faziam uma grande diferença.


O Valter era um central fabuloso. Aliás, basta ver que é o único ex-iniciado que teve lugar na equipa de juvenis. Todos os outros praticamente nem convocados são...

Outro miúdo que fazia a diferença era o Cristiano. Um avançado muito oportunista, muito forte, com uma corrida e uma capacidade de aguentar os empurrões dos defesas...  que marcava muitos golos. Também não temos nenhum jogador assim este ano.

Outro elemento muito decisivo nos jogos era o guarda-redes, muito seguro, alto, confiante nas suas capacidades, não era fácil marcar-lhe golos. Saía-se muito bem... remates de longe eram todos dele. Muito forte!


Depois havia o Horácio, um excelente médio, o Joãozinho, o Santana... outros bons jogadores!

Não desfazendo da nossa atual equipa, diria que estes miúdos que citei  eram daqueles que davam nas vistas nos jogos contra outras equipas. Atualmente não temos um único jogador que olhemos e dizemos prontamente: «épá, este miúdo é iniciado de 2.º ano, vê-se que é muito forte fisicamente, muito rápido»... não temos um único desse nível...  Temos bons jogadores, mas nenhum sobressai fisicamente. Ou seja, não faz a diferença. No ano passado tínhamos...

E temos adversários em que vemos vários miúdos desses. No Alcochetense havia uns 5 ou 6 miudos desses, no Quinta do Conde também vi uns 4 ou 5...  e nestes escalões faz a diferença.

Agora, tirando a parte física, eu diria que temos um conjunto muito interessante.
Com várias opções em várias posições.

Não sei é se essa variedade de opções não tem vindo a prejudicar a equipa, já que vão sendo testados vários miúdos, mas não se vêem os automatismos que era suposto acontecerem com uma equipa que já tem 4 meses de treinos.


Campeonato diferente.








Este campeonato também   é   diferente do do ano passado. Esta 2ª divisão é muito mais competitiva. Resulta das equipas que desceram da 1ª distrital, das que estiveram à beira de subir, e das que foram disputar uma liguilha para ver quem subia... Não há aqui equipas fraquérrimas...  Se jogássemos com esta equipa contra as equipas da 3ª Divisão... não tenham dúvidas que andávamos lá pelos 1.ºs lugares com grande facilidade...           



Mas é assim a vida.


EM termos motivacionais, sinto também que há menos espírito de grupo do que havia na época passada. E aí as razões são várias e  muito óbvias. No fundo misturaram-se dois grupos diferentes, (infantis e iniciados)  entrou uma equipa técnica nova e o mister Fernando afastou-se um pouco da vida dos miúdos...  Nota-se que há menos iniciativas (no ano passado tínhamos inúmeros jogos de treino, muitos até durante a semana...) e isso reflete-se no grupo.

Eu não posso falar muito do último mês, já que o meu filho tem estado lesionado e não tenho ido ao clube, mas sinto um ambiente muito diferente daquele que tínhamos no ano passado. Sem dúvida.

Mas se calhar tem de ser mesmo assim. Afinal, no ano passado eram infantis... agora são Iniciados!
E estas coisas requerem tempo!
Esse espírito constrói-se, semana a semana.


Eu sempre valorizei o futebol como formação... como uma aprendizagem que serve os miúdos para a sua vida futura... mas essa aprendizagem tem de contemplar regras... de amizade, de solidariedade, de entre-ajuda, de espírito de sacrifício...  e nem sempre tenho visto esse espírito no grupo!

Quando se sofre um golo o que se espera de uma equipa é ver os miúdos a apoiarem quem falhou... acontece a todos...  «da próxima vai ser melhor... força». Mas nem sempre vejo isso...  Atirar culpas ao colega do lado é muito feio e não ajuda nada...  Ter uma soma de bons jogadores e ter uma equipa... são coisas muito diferentes!

Mas a coisa vai lá...

Diria que é preciso mais espírito de grupo!
Desaparecerem coisas dos balneários não ajuda nada a fortalecer esse espírito...  gera desconfiança e mal-estar... Há coisas a melhorar neste grupo!


Condições de treino:


Todos sabemos que é difícil... mas aquele relva empapada e o campo de terra não são grandes incentivos a um bom treino para os miúdos. O Sintético continua a ser um sonho... mas de difícil realização... Há que trabalhar com as condições que existem.




As lesões não ajudaram...


Temos tido muito azar. Neste fim de semana que passou tínhamos 9 miúdos lesionados... Não é normal! Andamos com muito azar a esse nível também... Num grupo de 35 (para duas equipas) faltarem 9... é muita fruta...


A vida não é fácil!


Todos esperamos que 2011 seja melhor. Que seja melhor em resultados competitivos, mas também melhor em espírito de grupo, em trabalho em equipa, em condições de trabalho...
E vai ser, com toda a certeza!


UM BOM 2011 e Muitas Felicidades!

E, para os «lesionados» AS MELHORAS...

Sem comentários:

Enviar um comentário