A Escola Pedro Eanes Lobato (PEL), situada na freguesia da Amora, concelho do Seixal, tem-se distinguido, nos últimos anos, entre outras áreas, ao nível do Desporto Escolar. É uma escola que, ano após ano, conquistou vários títulos distritais e regionais, marcando presença de forma assídua nos Campeonatos Nacionais onde obteve, por 5 vezes, o título de vice-campeã nacional em modalidades como o Voleibol, Xadrez e Ténis de Mesa.
A partir de 2008, e no seguimento da nossa participação nos Jogos do Futuro, em representação do nosso concelho, na modalidade de Futebol de 7, iniciou-se um novo projecto – Lobatos Foot, fruto do facto de a nossa escola ter sido apetrechada, entretanto, com um relvado sintético com as dimensões de um campo de futebol de sete.
No primeiro ano, participámos em três torneios e obtivemos excelentes resultados a nível desportivo; no segundo ganhámos todos os jogos e torneios e fizemos um campo de férias desportivas de dez dias no norte do país, o qual foi um sucesso.
Assim, estavam criadas as bases para no ano de 2011 tentarmos um projecto mais arrojado e aí começou a surgir a ideia de participarmos num grande torneio a nível internacional. Após muitas horas de trabalho durante mais de doze meses de preparação, surgiu a hipótese de participação na Gothia Cup de 2011. Estávamos em Setembro deste ano e os primeiros contactos eram feitos com a Suécia. Os preços eram quase proibitivos e quase que deitavam por terra o nosso sonho. Sim, tratava-se de um sonho, poucos acreditavam que o projecto iria ter sucesso, não é por acaso que Portugal apenas esteve representado por 6 equipas em 4 das 35 edições da Gothia Cup ,segundo os dados da própria organização.
Em Outubro, tínhamos um preço final. Em reunião com os pais, todos foram unânimes na aprovação da ideia. Vinha agora o mais difícil, marcação dos voos! Foi uma autêntica odisseia. Tivemos preços que iam até aos 400 euros apenas para a viagem, e não havia garantia de lugar a menos que se pagasse de forma imediata. Foram semanas de grande ansiedade e stress até conseguir, finalmente, os voos todos marcados, quer para a comitiva quer para os pais e familiares que irão acompanhar os Lobatos.
Neste momento, Dezembro de 2010, temos a inscrição da equipa paga, voos pagos e bilhetes na mão, para todos os atletas, equipa técnica e acompanhantes e reservas de Hotel feitas para todos.
A segunda fase está concluída. Neste momento, apesar da época natalícia, o trabalho não pára e sucedem-se contactos com autarquias, empresas, firmas, marcas desportivas, órgãos de comunicação social, IDP, DGIDC, etc, no sentido de se tentarem apoios financeiros que possam minimizar as nossas despesas. No entanto, que fique claro, o projecto apenas se desenvolveu porque todos os intervenientes asseguraram o auto-financiamento do mesmo. Não dependemos de ninguém, nem iniciámos esta “cruzada” à espera de um subsídio ou patrocínio, não enjeitando obviamente essa possibilidade.
Os Lobatos Foot que irão participar na Gothia Cup são alunos de várias escolas dos concelhos de Almada e Seixal, sendo maioritariamente alunos da PEL, no entanto, o projecto, pela sua abrangência, não se confina apenas ao nosso espaço e são muitos aqueles que falam com regularidade connosco e que gostariam de o integrar. Não é fácil dizer que não, mas também não consigo dar resposta a todos.
A Gothia Cup é apenas o maior torneio de Futebol jovem a nível mundial. Participam de forma regular mais de 1400 equipas em representação de mais de 70 países. A prova desenrola-se na cidade de Gotemburgo para rapazes e raparigas dos 11 aos 18 anos, que ficam alojados em escolas ou unidades hoteleiras da cidade. Os jogos são todos realizados em mais de 100 relvados!
A participação de qualquer equipa num evento desta dimensão tem que ser encarada como algo de extraordinário. A cerimónia de abertura, por exemplo, é realizada no maior estádio sueco e tem, ano após ano, a sua lotação, de cerca de 52.000 lugares, esgotada muitos dias antes da data da sua realização.
O torneio tem uma vertente social muito grande e o convívio e confraternização com jovens dos cincos continentes num evento destes é, sem dúvida, um momento marcante para cada um dos cerca de 32.000 atletas e técnicos envolvidos.
Por último, a todos quantos têm ajudado na realização deste projecto o meu bem hajam.
Armando Lopes
(Professor Responsável Lobatos Foot)
Sem comentários:
Enviar um comentário