VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 19 de dezembro de 2010

Almada - 1 Quinta do Conde - 2 (Análise do jogo)

Depois das chuvadas, finalmente um dia frio mas sem chuva. O relvado do Pragal aceitável.

Almada a jogar de branco (mas com calção azul e meia preta... inovação)
Quinta do Conde a jogar de azul.

Desde logo, com as equipas a desfilarem, percebemos que o miúdo mais baixo da equipa de Quinta do Conde é mesmo assim mais alto que metade da nossa equipa. É obra. Trata-se de uma equipa com grande porte atlético. Mas infelizmente, é pouco mais que isso. Em termos de futebol jogado, equipa fraquérrima... pontapé prá frente, muita cacetada e pouco mais!

Equipa de Arbitragem: Gostei em termos gerais desta equipa. Este árbitro é daqueles que não gosta de ver jogo duro e apita sempre que vê um encosto maldoso, um pé em riste, um puxão de camisola... e isso agrada-me. Porque valoriza o bom futebol. Os caceteiros não conseguem jogar com este árbitro. E eu aprecio isso. A claque do Quinta do Conde não gostou e passou o jogo todo a insultar o árbitro... A meu ver, na minha humilde opinião, ganhavam mais em ensinar os seus filhos a jogar futebol... Porque aquele tipo de futebol é muito feio, pode dar vitórias... mas jamais sairá daquele grupo algum bom atleta... aquilo simplesmente não é futebol! E é uma pena... uma pena que haja equipas técnicas que ensinam isto aos miúdos... é pena para os próprios miúdos, que não evoluem... é uma pena para todos nós, que gostamos de ver miúdos a jogar futebol... os jogos com equipas destas são horríveis... é só cacetada e pontapé prá frente... Estão bons para fazerem carreira de futebolistas... no distrital!!!

Mas repito, tirando alguns erros, considero esta arbitragem globalmente positiva.
Daria uma nota de 15, de 0 a 20...






EQUIPA PRINCIPAL:


Ruben
Ilídio
Tiago Silva
Luís Branca
Tiago Pereira
Leo
Beto
Galego
Iuri
Miguel
Varandas


BANCO

Alex
João Neves
Gonçalo
Rui
Diogo



SUBSTITUIÇÔES

Sai Ilídio entra Rui (ao intervalo)
Sai Miguel entra Gonçalo (aos 15 minutos 2ª parte)
Sai Galego entra João Neves  (aos 20)
Sai Leo entra Diogo   (aos 25)


GOLO

Iuri, aos 10 minutos

BREVE ANÀLISE AO JOGO

Se houve uma equipa que tentou jogar bom futebol,  que fez as jogadas mais bonitas, que dominou grande parte do jogo, foi o Almada.

Gostei de ver a equipa, a trocar a bola muito bem no meio-campo, gostei das jogadas à linha na primeira parte, numa dessas jogadas saiu o golo do Almada, numa excelente entrada do Varandas à linha de fundo, um centro fantástico e o Iuri a empurrar para as malhas. Um golão, 95% do golo é mérito do Varandas...

Ainda houve mais duas ou 3 jogadas iguais a esta... numa delas, pela direita, foi o Iuri a passar por todos até à linha de fundo... mas infelizmente não optou como o Varandas... tinha 3 jogadores dentro da área... mas tentou a finta... perdeu-se a jogada.
No entanto, foram várias as entradas à linha... vi excelentes passes dos médios para as alas, grandes jogadas ao primeiro toque, de pé para pé... começa a ver-se equipa! E só por isso, gostei de ver este jogo... Tivemos equipa!

Só que este jogo tem duas histórias.  Ou melhor, 3: Uma da primeira parte, outra do início da  segunda parte, e outra depois da entrada do Gonçalo.

Se a primeira parte foi toda nossa - lembro-me de estar ao intervalo a falar com outros pais e a dizer, «esta equipa do Quinta do Conde é fraquíssima... só sabem dar cacetada e pontapé prá frente, mas não fazem uma única jogada com pés e cabeça»... - a verdade é que 2ª parte começou num tom totalmente diferente!


Mérito para a equipa técnica do Quinta do Conde.
Dentro daquele tipo de futebol feio e bruto, o treinador foi inteligente ao ponto de fazer as mudanças que precisava fazer.
Já tinha metido um dos jogadores mais rápidos da equipa na ala esquerda (a perceber que estava ali um buraco enorme...)  mas depois fez aquelas mudanças que alteraram todo o jogo. Mete um central, o n.º 3, um dos mais fortes da equipa, lá na frente, mete a altura e o corpo do meio campo para a frente...  e o jogo começou em tons de azul...

Eles a meterem toda a força em cima de nós... só que agora já não era na defesa... era ali mesmo em cima da nossa defesa... E o jogo tornou-se do Quinta do Conde. Mais ofensivos. A dominarem!


Bastou ver os primeiros cinco minutos da 2ª parte para perceber que o Quinta do Conde ia acabar por marcar!
E impunha-se naquele momento fazer alguma coisa para mudar aquele tipo de fluxo ofensivo.
Tinha que ser rápido, urgente. Eles estavam a dominar e nós não tocávamos na bola! Era preciso actuar!
Lembro-me de me virar para trás e dizer a outro pai: «Isto assim vai dar golo... temos de mexer naquilo... » e o outro pai concordava: «Estou a ver isto muito mal... perdemos o meio-campo»...

Mas não actuámos...
De repente, enquanto éramos nós a dominar, o nosso meio campo tinha um desempenho brilhante... agora que era preciso o nosso meio campo ganhar bolas ao adversário, saltar com o adversário, incomodar a ofensiva do adversário... para essa missão o nosso meio-campo não funcionou... Andávamos ali perdidos!

Bem sei que é fácil falar para quem está cá fora... 

Eu não teria perdido tempo. Tinha metido imediatamente o Gonçalo e o João Neves... para voltar a agarrar a bola... para voltar a ter a bola nos pés...

Não o fizemos na hora certa... Foi uma questão de tempo, e lá entrou o golo deles!
Um remate de longe, de fora da área, forte, ao ângulo, o Ruben ainda lhe toca... mas não consegue afastá-la da baliza. É um bom golo, de boa execução tecnica... 

Estava-se mesmo a ver... como diz o povo... entrava pelos olhos adentro, que aquilo não estava a funcionar...

Depois, o Quinta do Conde acomodou-se com o empate, nós voltámos a tomar conta do jogo, mas de forma menos organizada.

Outro momento do jogo é quando entra o Gonçalo. Tudo mudou!
O que nos faz pensar, quando o vemos jogar aqueles 20 minutos da 2ª parte: «Que raio... porque razão estava este miúdo no banco???»


Pois, é verdade. O Gonçalo entra e tudo muda.  Voltámos a agarrar o meio campo, voltámos a roubar bolas ao adversário, voltámos a jogar para as linhas... a equipa é outra!

Tornámo-nos mais pressionantes, criámos várias oportunidades na área... voltámos a ser a equipa que dominava o jogo!

E esta é a história da 2ª parte, o antes da entrada do Gonçalo, e o pós-Gonçalo... !

Infelizmente, a história do segundo golo deles é mais uma a somar aos outros 12 golos que já sofremos... Mais uma oferta...

Mais uma daquelas... já o vimos tantas vezes... a bola passa por cima dos defesas... nem os defesas vão à bola, nem o guarda-redes sai... ficam todos a meio caminho... mas o avançado deles é que não desperdiça e faz o golo!

e é o 1-2





Um golo em contra-ciclo!

Mesmo na altura em que estamos a jogar melhor... damos uma fífia... mais uma! É um clássico desta equipa!

Faltam menos de 10 minutos para acabar o jogo...

E pronto, já se sabe, com equipas destas, que têm toda a ratice, toda a manha, nunca mais se consegue fazer nada... é bolas para fora, é queimar tempo, é miúdos a fingirem que estão aleijados... é bolas para fora... e sempre, cada vez mais, a cacetada!


Já nos minutos finais, a equipa de arbitragem comete vários erros graves. Primeiro, há duas jogadas em que os nossos jogadores conseguem fugir com a bola e são rasteirados pelas costas... jogadas para cartão vermelho!!! Os nossos treinadores ficam indignados e o senhor árbitro vai lá admoestá-los... julgo que até expulsou um deles. Uma vergonha... dois erros seguidos!

Depois os de Quinta do Conde atiram a bola para fora nas barbas do árbitro... e não faz nada... quando na 1ª parte aplicou um cartão amarelo ao Beto por ter feito aquilo uma vez... MAIS UMA FALHA GRAVE!

De qualquer forma, como as falhas não influenciaram o resultado, continuo a achar que, globalmente não foi uma má arbitragem!

Mas que aquela equipa de azul merecia um ou dois cartões vermelhos, merecia...


O jogo termina, com os de azul eufóricos, e não é para menos!
Em 70 minutos de jogo tiveram 7 ou 8 minutos de muita pressão sobre o Almada... fizeram um golo... e depois foi-lhes oferecido um golo a 10 minutos do fim... todo o tempo restante foi do Almada.

Daqueles jogos para esquecer. A sorte não esteve do nosso lado!



9 LESÔES

Hoje um pai dizia-me, e de facto, é só fazer as contas. 9 Lesionados:

Henrique (aleijou-se hoje no jogo da equipa «B»)
Garcia (aleijou-se hoje no jogo da equipa «B»)
Paulo Palmeirim
Didi
Marcos
Santana
Rafa (vai ser operado ao menisco em breve)
Mário (as mesmas contraturas nas costas... talvez para Janeiro)
Kardi  (problemas musculares)

Não sei se não me estou a esquecer de alguém...

Sem comentários:

Enviar um comentário