VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 5 de dezembro de 2010

Charneca - 7 Almada - 0 Iniciados «B» (Análise e vídeos)

Um bom jogo de futebol num campo em mau estado e num dia especialmente ventoso.
Não há grandes análises a fazer. O Charneca é uma equipa muito superior (diria que quase todos, senão todos, os miúdos são de 2.º ano) e fez um excelente jogo de futebol. A trocar bem a bola, com rapidez, a jogar no espaço vazio. Gostei muito de ver!

De qualquer forma, não faria aqui nenhuma análise do jogo (para não melindrar os pais muito susceptíveis da Comunidade do Almada) mas posso falar da equipa do Charneca, até porque conheço alguns miúdos, que eram da antiga equipa do Mário.

Vou, no entanto, (prometi ao Rafa e ao pai) meter aqui alguns vídeos, dois deles são excelentes golos do Rafa (antigo parceiro do Mário a defesa central no tempo de escolinhas do Charneca...) ...curiosamente ambos eram centrais, ambos são hoje médios...

HOMENAGEM À EQUIPA DE ARBITRAGEM


Queria prestar aqui uma homenagem a toda a equipa de arbitragem que apitou este jogo. Estes sim, são uns senhores. Uma arbitragem exemplar. É verdade que as equipas ajudaram, porque os miúdos, tanto os do Almada como os do Charneca, são miúdos que jogam pelo futebol, sem maldade, e isso facilita muito o trabalho.

De qualquer forma, não podia deixar de assinalar aqui. Num jogo em que perdemos por 7-0, venho aqui elogiar a equipa de arbitragem, fabulosa. Pela forma como apita, sem indecisões, sem casos... a conversar com os miúdos quando entram um bocadinho mais rijo. Exemplar.
Disseram-me que esta equipa já não apita, estão reformados, mas foram chamados para este jogo porque não havia árbitros disponíveis.

O que me leva a uma questão:

Tantas e tantas vezes acabamos por falar aqui, nestes sites de futebol amador, das péssimas arbitragens que se fazem todas as semanas.  Algumas pessoas, sempre os mesmos, de má fé, gente sem princípios, vêm criticar as nossas análises, dizendo que criticamos porque perdemos. Não há crítica mais injusta!

Ora, não era preciso dizê-lo, porque quem tem seguido este blog, sabe que já fiz muitas críticas a arbitragens, mas felizmente também tenho feito grandes elogios. São menos, os elogios, é verdade, mas também são raras as boas arbitragens. E não tem nada a ver com o resultado. Como se prova neste jogo. Perder por 7-0...  Repito: GRANDE ARBITRAGEM: Alguém convença estes senhores a continuarem a apitar... o bom futebol fica a ganhar muito com a sua presença nestes escalões de jovens.

Porque será que alguns árbitros, de mais idade, apitam melhor?


Posso estar errado, mas acho que a experiência ajuda muito.

Apitar, arbitrar, é ser mediador entre dois elementos que se opõem.

É como ser juiz, num tribunal, encontrar a verdade entre acusação e defesa.
É como um gestor de recuros humanos. Procura o meio caminho entre a competência e as fragilidades dos trabalhadores. Para isso é preciso ter capacidades que são inatas, mas também se aprende com o tempo.


É preciso ter maturidade. É preciso ter capacidade de se abstrair dos interesses em causa. Colocar-se de fora da disputa. Ver o jogo sem a emoção dos intervenientes. Ter bom senso. Ser superior aos elementos em disputa. Procurar a verdade, ser honesto, não ceder às pressões, ter capacidade de ver os que fingem, os que infringem as regras, se infingem com intenção, se o fazem sem intenção. Perceber os jogadores com maldade, distingui-los dos que são muito empenhados mas não têm maldade. Para tudo isto é preciso ter maturidade.


Infelizmente, a maioria dos miúdos que apitam jogos não têm essa maturidade. São às vezes mais infantis que os miúdos. Ficam enervados por ouvirem bocas dos miúdos. Não têm a capacidade de se abstrair e entender que os miúdos estão em alta tensão. É tão simples, aproximar-se de um miúdo, e com tranquilidade, sizer-lhe: «Miúdo, tem calma... anda cá ao pé de mim. Olha, não deves fazer isso. Sabes quie fizeste mal? Sabes? Então não repitas ok? E vai lá pedir desculpa ao adversário! Vá... e esforça-te por jogar futebol...»




Mas só tem capacidade para ter esta atitude um árbitro maduro, que está acima da tensão e emoção natural em miúdos...   Há árbitros que são tão arrogantes que ainda enervam mais os miúdos.
Não percebem quais são os miúdos que jogam com maldade dos que só estão ali para jogar futebol. Ainda criam mais tensão com a sua arbitragem nervosa e arrogante. Tornam-se parte da disputa e claramente percebe-se que tomaram uma das partes. Fazem péssimas arbitragens...


É tão bom ver equipas de arbitragem como esta que vimos hoje...
Assim dá gozo ver futebol!




NOTA PARA ESTA EQUIPA DE ARBITRAGEM:   20  valores!













Felicidades a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário