Conceito de Qualidade da FIFA
© FIFA.com
Conceito de Qualidade da FIFA para gramados sintéticosSinônimo de excelência e credibilidade, o Conceito de Qualidade da FIFA se tornou um padrão reconhecido no mundo inteiro. Com o compromisso de garantir uma grama artificial de alta qualidade nos campos de futebol, a FIFA atende à crescente demanda por partidas em terrenos sintéticos, principalmente em regiões onde o clima impossibilita que a grama natural seja mantida em boas condições durante o ano inteiro.
Lançado em fevereiro de 2001, o programa de certificação e licenciamento da FIFA criou o selo de qualidade FIFA RECOMMENDED para orientar os compradores de grama artificial. Esse carimbo representa uma garantia de alta qualidade, conforto para os jogadores e avaliações regulares da FIFA. A grama artificial existe há décadas, mas apenas recentemente os fabricantes começaram a desenvolver gramados adaptados exclusivamente às necesidades do futebol, viabilizando a realização de jogos sem prejuízo de qualidade.
Gramado sintético
A FIFA considera apropriado usar o termo "gramado sintético" para classificar os campos de grama artificial aprovados sob o Conceito de Qualidade da FIFA. Essa designação pode ser utilizada como sinônimo de excelência dos gramados certificados através do programa. As características dos gramados sintéticos refletem a qualidade dos campos de grama natural necessária à prática do futebol em seu mais alto nível.
Procedimentos de avaliação
O selo FIFA RECOMMENDED é concedido apenas aos gramados sintéticos que tenham sido submetidos a uma série de rigorosos testes de laboratório e de campo. A fim de garantir as melhores condições de jogo e aprimorar cada vez mais a qualidade campos artificiais, a FIFA utiliza a grama natural em condições ideais como referência para os seus critérios de avaliação.
Dessa forma, todo produto deve ser testado inicialmente em laboratório, onde será determinada a sua composição, durabilidade, resistência material e resistência climática, além de verificada a interação entre os jogadores e a superfície e entre a bola e a superfície. Uma vez superados esses procedimentos, estará cumprida a primeira etapa do processo de certificação.
A segunda fase consiste na realização de testes de campo no gramado já instalado. Primeiramente, um equipamento especializado mede as reações da bola em contato com a superfície: a maneira como ela rola, quica e como responde ao bater no gramado em determinado ângulo. Em seguida, o terreno deve ser testado de forma equivalente para identificar os impactos da movimentação dos jogadores, como absorção de choques, deformação da superfície, resistência a derrapagens e tração. Para o selo de qualidade FIFA RECOMMENDED 2 Star, de nível mais alto, será analisado ainda o efeito da grama sobre a pele dos atletas no que se refere à abrasão e ao atrito após estes terem deslizado sobre a superfície.
Se o gramado sintético for aprovado em todos os exames de laboratório e testes de campo, receberá um dos dois selos de qualidade FIFA RECOMMENDED. Os selos serão concedidos somente aos gramados já instalados, e não simplesmente ao tapete de grama. Isso porque a superfície de base é tão importante para as condições de jogo do campo quanto a grama propriamente dita.
Para mais detalhes, consulte o manual de requisitos e procedimentos de avaliação.
Níveis de qualidade do selo FIFA RECOMMENDED Com base em pesquisas com jogadores, estudos médicos e resultados de avaliações, assim como em informações fornecidas pela indústria, a FIFA acrescentou uma categoria ao selo padrão FIFA RECOMMENDED 1 STAR em meados de 2004. O FIFA RECOMMENDED 2 STAR foi criado para satisfazer às mais rígidas exigências do futebol profissional e para melhorar as condições de jogo e a segurança dos gramados sintéticos.
O selo FIFA RECOMMENDED 1 Star destina-se sobretudo a campos recreativos, comunitários e de uso público. No entanto, esse tipo de gramado também precisa ser aprovado em uma série de testes rigorosos para receber o respeitado certificado da FIFA. Dessa forma, existem apenas 50 campos no mundo com o carimbo da entidade.
O selo FIFA RECOMMENDED 2 Star para gramados sintéticos foi concebido especificamente para refletir as condições de jogo do futebol profissional. Ele consta nos regulamentos de todas as competições da FIFA e dos principais torneios da UEFA.
Competição
FIFA RECOMMENDED
Autorização
Competições da FIFA
2 Star
Regulamento de  competições da FIFA
Eliminatórias de competições da FIFA
1 Star/2 Star
Regulamento de competições da FIFA
Competições da UEFA (Liga dos Campeões e Liga Europa)
2 Star
Regulamento de competições da UEFA
Outras competições da UEFA
1 Star/2 Star
Regulamento de competições da UEFA
Benefícios do gramado sintético FIFA RECOMMENDED Com o gramado sintético FIFA RECOMMENDED, todos saem ganhando: os fabricantes, pela confiabilidade e credibilidade proporcionada por um selo de qualidade da FIFA; os jogadores e técnicos, pelas extraordinárias condições de jogo da grama artificial certificada pela entidade.
Dirigentes de clubes, federações e confederações têm a certeza de que os gramados sintéticos FIFA RECOMMENDED foram testados segundo os rígidos critérios da FIFA e, portanto, satisfazem aos mais elevados padrões de qualidade, visto que apenas os campos especificamente adaptados ao futebol profissional de alto nível são aprovados pela entidade.
Gramados sintéticos que atendem aos padrões de qualidade da FIFA combinam os benefícios da grama natural com o máximo de conforto e segurança para os jogadores. Além disso, os campos têm custos de manutenção mais baixos e maior durabilidade.
Condições de jogo iguais às da grama natural
Os critérios de avaliação da FIFA são baseados nas medições realizadas em campos de grama natural de boa qualidade. Isso significa que a nova geração de gramados sintéticos proporciona as mesmas condições de jogo dos gramados de verdade. O comportamento da bola na grama artificial e a interação entre o jogador e o campo simulam as características de uma partida disputada em grama natural.
Garantia de qualidade do gramado sintético FIFA RECOMMENDED O selo FIFA RECOMMENDED é concedido apenas aos campos de grama artificial que tenham sido submetidos a uma série de rigorosos testes de laboratório e de campo. Portanto, gramados sintéticos FIFA RECOMMENDED são sinônimo de alta qualidade.
Confiabilidade baseada em institutos de avaliação reconhecidos
Apenas institutos de avaliação certificados com o carimbo ISO 17025 e rigorosamente credenciados estão autorizados a realizar os testes do Conceito de Qualidade de FIFA. Isso garante a confiabilidade dos selos de qualidade FIFA RECOMMENDED.
Uso prolongado
A durabilidade e a resistência climática dos gramados sintéticos são testadas em laboratório. Portanto, todo campo certificado pela FIFA garante tempo de uso prolongado, o que aumenta o retorno sobre o investimento.
Decisão simplificada
Os selos FIFA RECOMMENDED são sinônimo de excelência e segurança. Isso facilita a tomada de decisão, já que clubes, federações, confederações e poder público podem ter a certeza de que apenas os campos especificamente adaptados ao futebol profissional de alto nível receberão o carimbo FIFA RECOMMENDED.
Registro e identificação no FIFA.com/Footballturf
O certificado da FIFA e o registro no site FIFA.com/Footballturf garantem a clara e fácil identificação dos gramados sintéticos FIFA RECOMMENDED. Jogadores e treinadores podem confiar na alta qualidade dos campos FIFA RECOMMENDED registrados.