VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ainda as transferências de clubes - Um atentado a miúdos (para reflexão)

Vou sabendo de histórias que me deixam, digamos, perplexo.

Vejam esta situação, não vou identificar o clube:

Há um grupo, de um determinado escalão, que, no final da época, fez as suas escolhas.
Tinha miúdos a mais, definira que só iria inscrever 22 no plantel, e decidiu dispensar os restantes.
A escolha estava feita, esses 22 miúdos acabaram os treinos da época 2010/11 tranquilos, iam de férias e sabiam que iam recomeçar a época fazendo parte do grupo dos escolhidos para a época seguinte.


Só que, por motivos vários, esse grupo acabou por receber miúdos extra, miúdos com muita qualidade, que por sua vez haviam sido dispensados de outros clubes.

Ora, aparentemente, esses novos miúdos seriam de qualidade superior a alguns dos tais 22 já seleccionados.

Que fizeram os responsáveis desse grupo?

Ligaram para um conjunto de miúdos e disseram, «meus amigos, recebemos novos jogadores de elevada qualidade, pedimos desculpa, mas vocês já não vão integrar o grupo dos 22».

Os miúdos, obviamente ficaram de rastos... não por terem sido dispensados, isso aceitariam. Ficaram tristíssimos por, duas semanas antes lhes terem dito que estavam garantidos na época seguinte, que faziam parte do grupo dos escolhidos e de repente tudo voltou atrás...

Ora, esses miúdos têm muita qualidade, alguns estavam no clube desde escolinhas... a tristeza foi grande. Muita decepção.

Os miúdos trataram de se mexer e alguns procuraram outros clubes.
Sei que um deles, julgo que um dos melhores, ficou tão desiludido com o que lhe fizeram que já tomou a decisão: Adeus ao futebol! Vai dedicar-se à natação, ou surf... já não sei bem! Sei que já nem quer ouvir falar de futebol, tão magoado que ficou!


Agora querem saber a melhor parte da história?

Alguns desses miúdos dispensados aproximaram-se de outros clubes, viram que iriam ter oportunidades nesses clubes, e decidiram pedir a carta ao clube que os dispensou.

A resposta... meus amigos... é de bradar aos céus.

Eu tenho pena que me tenham pedido para não identificar o clube nem as pessoas em causa, mas juro-vos que tinha muita vontade de dar os nomes, para envergonhar essas pessoas. O que estão a fazer aos miúdos é deplorável!  Se fosse comigo, juro-vos, infernizava a vida a essa gente sem princípios.


Então não é que quando os miúdos vão pedir a carta, lhes dizem que não dão???????


- "Então porquê?  Se fui dispensado, porque razão não me deixam jogar noutro clube?»

A resposta é algo que deve ficar na história dos péssimos exemplos do futebol de formação:

- «Ficas aqui esta época a ver os outros jogarem, se quiseres também podes treinar, porque na época seguinte já vamos precisar de ti!»



Já viram a tamanha barbaridade que isto é?

Impedir um miúdo de jogar uma época inteira... aos 15/16 anos???

Sei de um caso em que quase imploraram para lhe darem a carta... mas insistem que não dão!

Sabem qual vai ser o resultado?

Vários miúdos que vão deixar o futebol para sempre!

Sabem o que é que eu gostava?  É uma questão de mais algumas semanas, quando este processo se concluir (A conclusão é só uma: ou dão as cartas ou não dão! Se derem, tudo fica resolvido  - eu acho que vai ser esta a decisão. Se não derem, vários miúdos abandonam o futebol)  vou divulgar os nomes de todos os intervenientes neste vergonhoso processo! As pessoas que se dizem grandes defensores da formação de miúdos e fazem coisas destas, merecem ser denunciadas)


Continuo a dizer aquilo que sempre disse: Estamos a falar de miúdos, não vale tudo nestas idades. Antes dos clubes há que pensar nos miúdos. Há que pensar no que estamos a fazer às cabeças de miúdos. Destruir os seus sonhos. Destruir uma parte importante das suas vidas. Acabar com a sua auto-estima. Destruir todo o seu enquadramento emocional. É uma vergonha...


Vergonha maior quando falamos de clubes que se gabam de fazer grandes apostas na formação de miúdos!



PS1: Sinceramente, estou convencido que nos clubes há gente racional, gente sensata, que fará ver a quem decide a enormidade que estão a fazer aos miúdos. Estou convencido que acabarão por dar as cartas aos miúdos. Ou dar-lhes a oportunidade de integrarem o plantel. das duas uma. Dizerem-lhes que não prestam para jogar, mas que não podem sair... isso é um horror!!!!

Não gosto de vir para aqui falar de outros clubes...   mas isto que se está a passar é uma vergonha!!!!


(aguardo ansiosamente que me dêem autorização para denunciar os nomes dessas pessoas... destroem a vida de meia dúzia de miúdos, mas hão-de viver com a vergonha de terem cometido um acto bárbaro!)

PS2:
Eu, como pai, se soubesse que o Almada estava a fazer uma barbaridade destas... meus amigos, é que não esperava 1 minuto. Tratava de dizer na cara dessa gente o que penso, e retirava imediatamente o meu filho desse clube! Mas, pelos vistos, há muitos pais que mantêm os miudos nos clubes sem pensarem nos valores, na formação de cidadãos... aquilo o que interessa é ganhar, e sonharem que os filhos vão ser cristianos ronaldos...  depois sobra muita frustração... uma pena...

E de formação... há muito pouco! Tudo uma farsa...


Sem comentários:

Enviar um comentário