VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

terça-feira, 1 de março de 2011

O Futuro, torneios e outras iniciativas

Julgo que nas próximas semanas saberemos se vai haver torneio de Páscoa, se vai haver algum torneio no fim da época (falou-se em dois, Lisboa Cup, e um em Madrid) ... se estão previstas outras iniciativas!

É que, digo eu, julgo não estar enganado, este ano de 2011 não é um ano como outro qualquer.

Muitos de nós sofreram cortes salariais, aumentos de impostos (IRS) a crise está ameaçadora, com previsão de aumento da taxa de juro (muitos de nós temos empréstimos bancários da habitação) o aumento contínuo do barril do petróleo, o aumento do custo dos bens essenciais, o fantasma do desemprego que se abate sobre tantas famílias...

Tudo isto é um bocadinho preocupante, e eu diria que não será com um aviso de um mês  ou pouco mais de antecedência que se conseguirá garantir a presença dos miúdos em torneios que envolvam custos... é que o tempo não está para gastos supérfluos!


PREPARAR O FUTURO.

Outro assunto que muitas vezes é abordado nas conversas entre pais e equipas técnicas dos clubes, se as equipas têm ambições de primeiros lugares ou não... se se deve ter esses objetivos como metas e que se deva trabalhar esse assunto, com cuidada análise das condições, dos recursos, dos calendários, etc etc...

Eu sinceramente não sou dos que mais se preocupa com isso. Ambições de subidas de divisão, etc... Mas isso sou eu. Obviamente gosto que os nossos miúdos tenham sucesso, até porque esse sucesso é também bom para os miúdos. Só acho que não se deve sacrificar outros valores mais elevados a essas ambições.

percebo que muitos clubes o façam... eu não levei o meu filho para o Almada com essa ambição. Se quisesse que o meu filho estivesse num clube que tenha como primeiro valor essa ambição de ganhar, ganhar, ganhar... certamente não o teria levado para o Almada. tentaria um Corroios, um Amora, um Barreirense, sei lá... clubes que têm sempre presente essa ambição: Ficar em 1.º lugar em tudo o que se metem!


Mas lá por não ter essa filosofia no meu pensamento não quer dizer que não compreenda e não aceite que outros pensem assim. pelo contrário. Percebo-os bem!

Por exemplo, tem-se falado nas bancadas do Almada, desse facto absurdo de termos duas equipas de Iniciados e termos apenas dois guarda-redes... Quando um se lesiona, ou é castigado... não há guarda-redes.
Obviamente, se alguma destas equipas tinha ambições... era preciso fazer um trabalho de captação. Alguém tinha de se esforçar em ir espreitar outros clubes e tentar cativar miúdos para o Almada.
Ninguém fez isso... como se não fosse nada importante.
Até ao dia em que o Ruben é castigado e o henrique está lesionado... e se chega à conlusão que há duas equipas e «ZERO» guarda-redes...

de um dia para o outro arranjou-se um guarda-redes. O André! Que se está a revelar um excelente guarda-redes...

Isto é normal? Não me parece... é absurdo!
Só nos lembramos das trancas à porta depois de termos sido roubados!

Tudo isto para dizer o quê?

Para dizer que o discurso feito no início da época, que existia uma equipa com ambições, a «A», e outra para rodar miúdos, a «B»...  pareceu-me ter pouca consist~encia no trabalho feito ao longo da época!

Estamos a entrar na fase final do campeonato...  percebemos que a equipa «A» podia ter ido um pouco mais longe... Se calhar podia mesmo ter lutado pela subida de divisão! Mas houve algum esforço de ir ver outros guarda-redes? De procurar mais um ou outro jogador mais competitivo?
Não me parece...
Enquanto isso vamos olhando para as outras equipas... todas elas a melhorarem semana para semana! Vê-se que nos outros clubes existe esse esforço!

Das duas uma... ou se assume que aquilo que temos ali é mesmo apenas formação... e para isso contamos com os que estão, e pronto!
Ou  então, se se pensa em objetivos... é preciso trabalhar mais.  Mas para atingir objetivos é preciso esforço de captação... ir buscar miudos mais competitivos, melhorar o grupo!

Julgo que esta incongruência não foi resolvida ao longo da época...

E parece-me que esta é uma questão que deve ser explicada aos pais quando se falar da próxima época...

Para que alguns não se sintam frustrados com aquilo que vêem...

Não se pode dizer que temos ambições de subida de divisão e depois não sabermos quantos sobem... não estudarmos os calendários, não gerirmos os recursos considerando a dificuldade dos jogos...  

Mas isto sou eu a falar... depois das conversas que oiço nas bancadas...

Ou então assumimos que não temos ambições... que apenas queremos formar equipas que joguem bem.
Não me choca...

Apenas que fique claro!

FELICIDADES A TODOS

Sem comentários:

Enviar um comentário