VISITANTES DESDE 25OUT2008

Website counter

domingo, 13 de março de 2011

Leão Altivo - 1 Almada - 1 (Análise ao jogo)

Há muito para contar, mas hoje não tenho tempo, só amanhã.

Muito resumidamente: uma primeira parte excelente. Ambas as equipas a trocarem bem a bola... jogo no chão... assim é bonito de se ver. Diria que o Almada foi superior.  Marcámos um golo e uma bola à barra! Se esta bola tivesse entrado, o jogo podia ter sido outro. O Leão Altivo foi uma vez à nossa baliza e fez golo! o 1-1 ao intervalo era um resultado injusto para nós.

Na 2ª parte o Leão Altivo cresceu. Fomo-nos abaixo. Muitos passes mal feitos, perdemos o meio-campo, muito atabalhoados. Eles criaram 2 possibilidades de golo. Nós apenas uma.  O jogo tornou-se mais feio! O árbitro, que não pode ser criticado, foi apenas um senhor que se ofereceu para apitar...  foi muito fraco! Com medo de errar apitou muito pouco. E neste tipo de jogo do «deixa seguir» fomos penalizados. Como não me canso de dizer, os nossos miudos estão ali para jogar à bola, pouca maldade. os do Leão Altivo a dar muita cacetada, muito truquezinho... E beneficiaram muito com esta arbitragem.
Da nossa equipa só um jogador teve a intelig~encia de perceber o comportamento ideal para este árbitro, O Leo. A cada toque atirava-se para o chão aos gritos, e o senhor apitava...

Agora, o Mário, o Iuri e o Gonçalo, andaram o jogo todo a levar porrada e nada ... o senhor deixava seguir tudo!

O Didi, que marcava um miúdo com o dobro do tamanho, passou o jogo todo a ser empurrado por um calmeirão... puxava-lhe os ombros... empurrava-o... o jogo todo nisto!


Mas não vale a pena gastar mais palavras nisto! Filmei o jogo todo... e tratarei de retratar, em slow motion, toda essa maldade que se viu em jogo...

Bem sei que é chato para os miudos, mas é bom que eles se revejam, que vejam as figuras que fazem!

Diria que o empate acaba por ser justo! O Almada teve momentos muito bons na 1ª parte... mas adormeceu na 2ª.
deu-se também a coincidência de 3 ou 4 jogadores essenciais estarem em dia desinspirado... com passes mal feitos, azar nos ressaltos... fintas que não resultavam... tropeções na bola... Mário, Iuri, Varandas, Gonçalo...  mesmo assim o Gonçalo compensou esses azares com boas jogadas. Mais um jogador muito prejudicado com esta arbitragem. levou muita porrada... e nunca era falta...

Parece-me que é de realçar que este resultado é positivo para a equipa do Almada.
No fundo, o que temos? Uma equipa «B», miúdos nascidos em 1997, a «roubar» um empate fora a uma equipa com aspirações a subir de divisão, a uma equipa «A», com miúdos nascidos em 1996.

Há uma semana roubámos um empate a outra equipa com ambições, o Vale Milhaços.

Prá semana, a «mais difícil» das «difíceis», jogamos em casa com a equipa que ocupa o 1.º lugar, o Vinhense. Julgo que será um jogo ainda mais difícil que este!

Realço, no entanto, não tanto o resultado, mas o desempenho!
Mais uma vez voltámos a mostrar espírito de equipa! Tanto na defesa, como no meio campo, na frente!
Voltámos a mostrar bom futebol! Mesmo com dois fatores que não nos ajudaram: um dia de azar nos ressaltos e nos passes, e um árbitro que não marcava faltas, só marcava quando os miudos caíam para o chão e gritavam...
Eu bem sei que é triste ensinar truques aos miúdos, mas custa ver os miúdos coitados... a levarem pau á farta... e era sempre a seguir... No calor do momento, eu próprio disse para o campo, «tens de te atirar para o chão quando levas cacetada, senão ele não marca nada...»

Mas tenho de reconhecer: não se deve ensinar estes truques aos miúdos! Os miudos ficam desolados... mas é assim a vida! Têm de saber jogar com bons princípios! deixem essas manhas para os outros...

E isso é que me parece ser de realçar! Jogámos bem!


DESTAQUES:
Volto a destacar o Didi! Um jogo de encher o olho! Excelente, com grande garra, perspicácia, tanto a defender, como a ajudar a subir... temos ali um Máxi Pereira... eheheh!
A defesa esteve excelente. Não destaco nenhum deles, todos foram excelentes!
O garcia, que só entrou no final, esteve também em grande!O melhor jogo que o vi fazer! Assim é que é Garcia! Tás em grande!
Não esquecendo que o Leo também fez um grande jogo!
E, obviamente, há que salientar o Rafa! A jogar a defesa esquerdo, conseguiu coordenar-se com o Varandas de tal forma que chegou à área várias vezes, fez um golo e ia marcando outro, com uma bola à barra! Fantástico...



PORMENORES:

Os miúdos tropeçavam na bola, os passes saíam sempre mal, não ganhavam nenhum ressalto... Coisa esquisita. Sabemos que são miudos bons tecnicamente e neste jogo parece que todos eram muito trapalhões. Numa das vezes o Iuri deu uma cambalhota, nem sei se não se aleijou...  Estranhei aquela coincidência... é que não era um miudo que estava em dia não... eram vários... e perguntei aos miudos. Respostas deles: «Não sei, era esquisito, parece que a bola prendia... ». Mas que raio, choveu durante a noite, o sintético é novo... Coisa esquisita. Seriam as bolas? Que estavam vazias? Mistério...

INCIDENTES:

Os incidentes que aconteceram no final, na bancada, entre pais, começou com um episódio vergonhoso dentro de campo: E esse episódio ainda o vi! Foi aí que abandonei o campo e já não assisti ao resto.
Eis o que vi. O jogo termina, apito final...  Os miúdos viram-se uns para os outros para se cumprimentarem e o Leo está ao pé de um miudo do Leão Altivo, que me dizem é conhecido por «Americano», há uma troca de palavras e o miudo do Leão Altivo dá um grande empurrão ao Leo, atirando-o para o chão!

O árbitro está ali ao lado e vê. Se fosse um árbitro a sério, tinha que aplicar cartão vermelho ao miudo! Sem a menor dúvida...
Mas, enfim... foi um voluntário, não vale a pena criticar o homem! Quem quisesse fazer melhor que se oferecesse!
Mas é na sequência deste incidente que se dá uma troca de palavras amargas na bancada e eis que surge um doido qualquer que se atira em pontapé de Karaté para a cabeça de um pai de um miudo do Almada. Depois dá-se a confusão, uns a quererem separar e a levar porrada também, enfim! Episódio lamentável. Para esquecer!

LIVRES DE LONGE
Ainda não consegui compreender porque razão a equipa faz barreiras com 2 e 3 miudos em livres de bolas muito longe da área... Não percebo sinceramente. É tão simples de perceber! O que é que vai sair dali?

Bem, das duas uma, ou o jogador adversário tenta meter a bola num colega ao lado, ou tenta meter a bola na área. Nem o Eusébio marcava golos dali, junto ao meio campo, vai ser um jogador de Iniciados da 3ª divisão que vai ter força para disparar um tiro tal, a bola certeira à baliza???
É absurdo! Mas não é só absurdo, é errado e fragiliza a equipa. Esses 3 jogadores que estão ali na barreira fazem falta na área... onde deveriam estar a marcar adversários!
Porque se põe o guarda-redes a pedir à barreira para desviar para a esquerda, para a direita... que coisa tão ridícula!!!

Como é que o jogador adversário mete a bola na área? Só há uma maneira, levantar a bola bem alto! Ou seja, quando a bola passa na zona da barreira já vai a uns 3, 4 ou 5 metros de altura... a barreira está no chão, com 1,70 de altura, sem qualquer utilidade, a desperdiçar jogadores que faziam falta.

O que estranho é que estes livres tenham acontecido umas 3 ou 4 vezes neste jogo... e sempre com a mesma barreira, absurda... ninguém corrige?




ALMADA versus LEÃO ALTIVO  na época 2011/2012

O curioso é que, se repararem, nós conseguimos um empate com uma equipa que provavelmente vai subir de divisão. Ou seja, a nossa equipa, esta mesma equipa, vai disputar na próxima época o Campeonato da 2ª Divisão. E se o Leão Altivo conseguir subir de divisão, estará no nosso campeonato. Ou seja, seria uma equipa com que nos bateriamos de igual para igual. Mas não...
É que a nossa equipa de Iniciados do ano que vem será precisamente esta (com mais ou menos jogadores que entrem ou saiam) enquanto estes miúdos do Leão Altivo com que jogámos hoje para o ano que vem estarão na equipa de Juvenis! Ou seja, o Leão Altivo do ano que vem será constituído por miúdos que este ano competem no campeonato de infantis, mais alguns que entrem...






PS:  Estas coisas, os desacatos, acontecem... com o calor da emoção... mas não deviam acontecer! Parece-me que não é bom dar muita importância a estes episódios menos felizes! Pra esquecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário