Alcochetense - 5 Almada A- 3 (ao intervalo ganhávamos 2-1)
Almada B - 0 C. Piedade - 3 (ao intervalo 0-0)
É o futebol...
Não vi o jogo, mas já ouvi relatos de várias fontes, vou tentar descrever o que se terá passado em campo.
A equipa «A» foi a Alcochete, jogar com a única equipa invencível neste campeonato.
Como eu dizia há uns dias, a derrota era garantida. Se conseguíssemos algo mais, era excelente!
A 5 minutos do intervalo ganhávamos 2-0. E, pelo que me dizem, podia estar 3 ou 4-0!
Depois, a equipa adversária veio para campo do intervalo com a lição estudada. Tática simples, jogo psicológico: Amedrontar os nossos. Jogar cada vez mais duro e insultar os nossos miúdos. Enervá-los!
E foi facílimo. Os nossos caíram na armadilha que nem uns patinhos.
O Alcochete faz 3 golos em poucos minutos... aos 15 minutos da 2ª parte já estamos a perder 4-2...
Impressionante não é?
Ainda fizemos o 4-3. E nesta fase estávamos todos abalançados no meio campo adversário, o 4-4 estava iminente. Até que a estratégia do treinador adversário dá os seus resultados: Temos 2 jogadores expulsos... Sofremos um penalti e eles fazem o 5-3... acabamos a jogar com 9 em campo!
Ora, que mais me contaram?
Que a primeira parte foi fabulosa. Fizemos grandes jogadas, viu-se a equipa a funcionar, a trocar bem a bola. O Almada a dominar. Havia uma equipa a jogar à bola, e outra a distribuir fruta, só jogar com o corpo e pontapé para a frente.
Aliás alguns pais diziam-me que custa aceitar que uma equipa daquelas vá subir de divisão... aquilo não é nada. De futebol sabem muito pouco. É uma equipa só a distribuir pancada!
Os golos que nos marcaram é só bolas paradas despejadas na pequena área...
A 2.ª parte revelou uma equipa que perdeu a cabeça e outra que se tornou ainda mais musculada, e com técnicas baixas de desmoralizar os adversários...
Depois de fazerem o 4-2, tranquilizaram um pouco, e o Almada voltou a crescer no terreno, fez o 4-3, e esteve prestes a fazer o 4-4... foi então que se dão os episódios das expulsões.
Prá semana não temos nem guarda-redes nem Beto... (bonito...)
Também me disseram que se impunha ter mexido na equipa no início da 1.ª parte. Estávamos a perder o controlo da bola... era preciso fazer qualquer coisa... e não fizemos!
Só se fez a 1ª substituição já perto dos 20 minutos da 2ª parte... já perdiamos 4-2...
Para alguns houve incapacidade de ler o jogo, era preciso mudar qualquer coisa quando eles começaram a crescer ... e não mudámos, assistimos serenamente à viragem do resultado... É uma opinião polémica que ouvi, entre várias.
A verdade é que chegámos ao fim do jogo com amargo de boca. Um jogo que podíamos ter ganho. Um jogo em que mostrámos que temos capacidade para disputar o resultado à equipa que lidera o campeonato. Mas não fomos capazes de controlar os acontecimentos... Subimos quando eles deixaram, sofremos golos quando eles meteram mais pressão... perdemos a cabeça quando eles quiseram desorientar-nos!
Há 2 leituras possíveis: Uma, que fizemos o que estava ao nosso alcance. Mostrámos bom futebol, que é o que queremos fazer . Mas não fomos capazes de aguentar tanta pressão física. Não havia nada a fazer! Eles foram superiores.
A segunda, que mostrámos o nosso futebol, estivemos a ganhar por 2-0, deviamos ter mudado a nossa estratégia de jogo a partir desse momento, impedir que eles crescessem no terreno, fazer bem as marcações, conseguir posse de bola, conseguir ganhar faltas... mudar alguma coisa na equipa. Não o fizemos... demos a eles o controlo do jogo. Perdemos! Não temos do que nos queixar!
No final havia miúdos a chorar... E isso é que me entristece! É suposto o futebol ser para se divertirem... Há que apoiar os miúdos nestas situações. Não era suposto chorar-se por perder um jogo! A gente chora quando algo muito grave nos acontece... A equipa técnica deve acompanhar estes casos, perceber porque choram os miúdos, dar-lhes respostas, dar-lhes caminhos...
Eu consigo perceber o desespero de ter um jogo ganho, e em meia parte dar tudo a perder... é de facto desesperante! Mas não deixa de ser apenas um jogo!
Prá semana há mais!
E é outro jogo difícil, contra o Barreirense, em casa! Sem guarda-redes (nem sequer temos guarda-redes suplente... Vai ter de se arranjar solução imaginativa... Um infantil? Um jogador de campo?)
Equipa:
Ruben
Tiago Paneira
Tiago Silva
Luís Branca
Iuri
Leo
Galego
Beto
Varandas
João Neves
Paulinho
BANCO
Rui
Alex
Miguel
Diogo
Mário
SUBSTITUIÇÕES:
Sai Galego, entra Mário (perto dos 20 min 2ª parte)
Sai Tiago Pereira, entra Ilídio
Sai Varandas entra Diogo
GOLOS:
Varandas (dizem que foi um golão)
Paulinho (TB um bom golo)
Leo (um golo estranhíssimo, cabeçada de fora da área a fazer balão ao g-redes)
ARBITRAGEM:
Dizem-me que não das piores. A senhora árbitra só pecou por não ter assinalado mais a brutidão dos de Alcochete. Aqui também é muita ingenuidade dos nossos miúdos. Levam porrada mas tentam aguentar-se... se fizessem teatro, se atirassem para o chão aos gritos... como tantos miudos fazem... Mas os nossos miudos não têm manha e perdemos com isso. Aplicou vermelho ao Ruben quando ele reage a uma boca do adversário... Os árbitros não deviam atuar também quanto aos jogadores que insultam?
Marcou faltas ao Almada em jogadas limpinhas.
No geral, apitou bem!
ALCOCHETE:
Instalações fabulosas. O Campo é pequeno.
QUANTO AO JOGO DOS INICIADOS B
Disseram-me que a primeira parte foi muito boa, jogo muito disputado, mas sem grandes oportunidades de nenhuma das equipas. Um bom jogo.
Depois na 2ª parte, começaram a fazer-se algumas substituições, a equipa já revelava algum cansaço, e o Piedade começou a crescer no terreno. E ganhou preponderância.
depois, a jogar com um guarda-redes infantil, numa baliza enorme, também não era fácil...
O Piedade lá conseguiu concretizar 3 golos.
Mas como me diziam, tem sido uma constante nesta equipa B. Com um plantel muito curto, recorrendo a Infantis, alguns até muito bons jogadores, mas miúdos muito mais pequenos, cansados, pois jogaram no seu escalão na véspera... não se faz milagres!
Melhor era difícil!
Notaram-me que o Piedade tem agora uma equipa bem mais forte do que aquela que vencemos na 1ª volta. Com miudos mais encorpados, a jogar bom futebol. Uma equipa que evoluiu ao longo da época.
O que se nota nos últimos resultados obtidos!
A nossa equipa «B» paga a estratégia seguida. A de ser uma equipa descaracterizada com as sobras dos que não vão à equipa «A».
De notar que temos 4 ou 5 miudos de 1.º ano a jogarem na equipa «A».
Não tenho dúvidas de que a equipa «B» com todos os miúdos de 1.º ano seria uma equipa para se bater pelos primeiros lugares deste campeonato da 3ª divisão.
Assim... é difícil. E é até injusto que se peça mais aos miúdos. O que têm conseguido já é um grande feito... Não sei se haverá muitas mais equipas a fazer jogos com 6, 7 às vezes mais infantis... Ou seja, miudos com menos 2 anos do que os seus adversários!
FELICIDADES A TODOS
Sem comentários:
Enviar um comentário